Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Turquia pressiona Alemanha para se tornar membro da União Europeia


A observação de um comissário europeu, para quem um dia Alemanha e França se arrastarão "de joelhos" e implorarão à Turquia para que se torne membro União Europeia (EU), irritou Berlim e fez Ancara vibrar. Agora que a chanceler alemã Angela Merkel se prepara para visitar a Turquia, o país está pressionando por mais concessões.

A imprensa turca certamente não deixou o tema passar em branco. O comentário, feito pelo Comissário Europeu da Energia, Günther Oettinger, um alemão, estampou quase todas as primeiras páginas dos jornais do país. "Eu aposto que, um dia durante a próxima década, um chanceler alemão e seu homólogo francês terão que se arrastar até Ancara de joelhos e implorar aos turcos: ‘amigos, venham a nós’", teria dito Oettinger na segunda-feira passada durante um discurso no escritório de Bruxelas da fundação Konrad Adenauer Stiftung.

Esse tipo de gesto de humildade encanta os turcos, que sentem que há anos têm sido mantidos à distância em relação a sua adesão à União Europeia. Mas, embora Oettinger esteja sendo elogiado por sua previsão sobre a Turquia, seus comentários, publicados pelo tabloide alemão Bild, consternaram seus concidadãos europeus.

O ministro para Assuntos Europeus da Turquia, Egemin Bagis, disse não ter certeza se um dia os europeus "virão rastejando ou cairão de joelhos" para pedir à Turquia que entre na UE, informaram os meios de comunicação turcos na quinta-feira passada. "Mas uma coisa eu sei com certeza", acrescentou ele, "eles certamente vão ceder".

A chanceler alemã Angela Merkel tem se mostrado menos suscetível a se impressionar com as declarações de Oettinger, que é membro de seu partido, o conservador União Democrata Cristã (CDU). As relações com Ancara têm estado tensas antes da visita de dois dias da chanceler à Turquia, agendada para começar no próximo domingo – e as palavras de Oettinger não vão facilitar a tarefa de Merkel para justificar o ritmo arrastado com que tem avançado o fortalecimento dos laços entre Turquia e UE.

Os turcos provavelmente confrontarão Merkel com a declaração de Oettinger para aumentar a pressão sobre a Alemanha. Bagis disse quinta-feira passada que esperava que a declaração tivesse efeito benéfico sobre a política da UE em relação à Turquia. As negociações para a entrada da Turquia no bloco de 27 países estão paralisadas há mais de dois anos. Desde o início dos esforços para a sua adesão, em 2005, a Turquia cumpriu apenas um dos 34 capítulos do acervo comunitário necessário para sua entrada na UE – e esse capítulo que se concentrou em ciência e pesquisa.

A França exige um novo capítulo
Mas, recentemente, observou-se uma movimentação em outro lugar. A França – que ao lado da Alemanha dificultou o processo de adesão da Turquia durante o governo do ex-presidente Nicolas Sarkozy – sinalizou, há duas semanas, que poderia levantar o bloqueio á Turquia. Em um gesto de boa vontade, o novo governo do presidente socialista François Hollande está pronto a abrir outro capítulo do processo de adesão turco. Bagis, o ministro dos Assuntos Europeus da Turquia, viajou a Paris na quinta-feira passada para se reunir com Bernard Cazeneuve, seu homólogo francês, e discutir os próximos passos.

A tentativa de reconciliação ocorreu depois de o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan ter alertado, durante visita a Praga no início de fevereiro – da mesma forma que fez no outono de 2012, em Berlim –, que sua paciência com a UE estava se esgotando. "Depois de 50 anos às portas da UE, agora a comunidade europeia deve finalmente decidir (sobre a entrada da Turquia no bloco)", disse ele. Como alternativa, o primeiro-ministro turco sugeriu que seu país também pode entrar para a Organização de Cooperação de Xangai, que inclui países asiáticos em desenvolvimento, além de Rússia e China. "As potências econômicas do mundo estão se deslocando do Ocidente para o Oriente, e a Turquia é uma dessas economias em crescimento", disse Erdogan.

Esse cenário pode ter motivado a observação de Oettinger – e Merkel terá que enfrentá-lo quando for a Ancara para negociações políticas na segunda-feira, após visitar as tropas alemãs estacionadas ao longo da fronteira da Turquia com a Síria. Mas isso não significa que as autoridades turcas esperam que a chanceler promova uma reviravolta nessa questão, principalmente porque 2013 é ano eleitoral na Alemanha. "Mas esperamos que a França entre em sincronia com os alemães", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Turquia.

Questões delicadas
Do ponto de vista de Ancara, o teste decisivo para a atitude de Berlim em relação à Turquia é a questão de como são tratados os vistos concedidos pela UE aos cidadãos turcos. "É uma vergonha a forma como a Turquia, na posição de país candidato à adesão, é tratada pela UE em relação à questão dos vistos", reclamou recentemente o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. "Nossa população não consegue entender isso".

Durante anos, a Turquia tem solicitado que as restrições aos vistos concedidos a cidadãos turcos em viagem aos países da Zona de Schengen, da UE, sejam relaxadas. Durante suas visitas à Turquia, Merkel tem ouvido repetidamente que até mesmo os empresários turcos que pretendem investir na Alemanha têm dificuldades para obter um visto. Mas pouca coisa foi feita para mudar isso.

Agora, Ancara recebeu uma proposta da Comissão Europeia para que a Turquia assine um acordo segundo o qual o país será obrigado a receber de volta os imigrantes ilegais que cruzarem sua fronteira com a Grécia. Em troca, as negociações para a eliminação do visto de entrada na UE para cidadãos turcos seriam retomadas.

O governo turco tem adiado a assinatura desse acordo porque quer uma garantia de que a eliminação gradual da exigência de visto para os turcos está realmente sendo planejada. Depois que o ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich, rejeitou categoricamente a eliminação dos vistos de entrada na Alemanha, durante visita à Turquia ocorrida há 10 dias, os turcos estão aguardando ansiosamente qualquer coisa que Merkel tenha a dizer sobre o assunto.

Mas existe outra questão que estará na mente das autoridades em Ancara, onde elas certamente perceberão que o debate sobre a dupla cidadania esquentou mais uma vez na Alemanha, país que abriga uma grande diáspora turca, de cerca de 3 milhões de pessoas. Em carta aberta endereçada a Erdogan e Merkel, a Comunidade Turca da Alemanha (TGD) pediu que as atuais barreiras à concessão da dupla nacionalidade fossem levantadas. Esse é um pedido que provavelmente será bem recebido pelo primeiro-ministro turco.

19 comentários:

  1. Se a Turquia entrar na UE a Alemanha principalmente ira ser "imundada" por turcos.
    Todo mundo sabe que isso vai acontecer, a Turquia não é exemplo de uma sociedade bem estruturada em aspectos de infraestrutura, e a cultura de seu povo não bate que a cultura europeia.
    Os turcos vão ver isso como uma oportunidade de conseguir uma vida melhor. Podem me chamar de racista, ou o que for, mas os Turcos quando moram na Alemanha não respeitam a cultura do lugar, e toda hora vejo um camarada meu reclamando da má educação e boa vontade dos turcos em relação a boa civilidade em conjunto.
    E o Oettinger é uma desgraça para a nação, dizer que minha pátria ira ir de joelhos pedindo algo? Precisam ensinar história pra esse camarada, e mostrar pra ele que a Alemanha jamais foi de joelhos pra ninguém, embora com um passado negro recente, serve pra ilustrar a força de vontade Alemã, a 60 anos atras dividida e "dominada", hoje, "leva a UE nas costas...".

    Desculpas caso meu comentário foi radical demais, mas é que sinto um desprezo enorme por isso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, os turcos têm a sua maneira de ser muito especial e que não agrada a nenhum europeu, o próprio país tem de se reorganizar a nível de infraestruturas, rodovias e muitos outros... e também aplicar leis mais severas aos seus cidadãos, que muitos de certa forma estragam/sujam os locais onde vivem e em redores. Mas por outro lado são um aliado indispensável, e iria aumentar o poder da U.E muito consideravelmente a nível militar principalmente, e poder nos dias que correm não é de se deitar fora, quanto mais melhor. Neste momento não temos problemas com o oriente mas no futuro nunca se sabe, e a Turquia encontra-se num local estratégico face ao oriente.
      Temos de nos afirmar perante o mundo.

      Excluir
    2. A minha opinião, como conhecedor da Alemanha que sou, é que os turcos são descriminados na Alemanha ao passado que são importantíssimos àquele país.

      Em tempo, hoje, a Turquia pode sim entrar na UE e deve. Sobre a infraestrutura, não posso acreditar que a Turquia esteja tão mal a ponto disso ser um empecilho.

      Excluir
  2. Até quando esses turcos vão ficar mendigando pra UE? Eles não se dão conta que só servem de massa de manobra, bucha de canhão mesmo...lamentável

    ResponderExcluir
  3. Falou e disse Erinaldo, os Turcos tem de cair na real, ñ são aceitos na UE...só servem como buchas nas guerras dos mesmos. Trágico, + verdadeiro.Sds.

    ResponderExcluir
  4. Fico triste em ler o que meu colegas de blog escrevem, eu sou sim preconceituoso contra muçulmanos (não suporto suas atrocidades contra as mulheres e contra as pessoas não muçulmanas, além dos homens bombas), mais tenho que reconhecer os turcos em sua maioria ajudam com sua mão de obra e produtos a Europa e a Otan a nivel militar, apesar dos pesares, por ser de origem muçulmana a turquia faz forte influência sobre os povos Arabes e assim sempre acaba ajudando a Europa, além do que a turquia possuem recursos minerais e agua, bens que ajudam a Europa, sou brasileiro, com cidadania espanhola e portuguesa e tenho tios e primos franceses, ingleses e alemaês, outra coisa tambem não acredito que a alemanha se ajoelhe
    RJ1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é preconceituoso? Cuidado com o que escreve aqui que eu irei te denunciar.

      Sua visão dos muçulmanos, Oriente Médio e terrorismo é muito limitada para que iniciemos uma discussão. Só uma pergunta: Sabe que levou o terrorismo para o Oriente Médio?

      A Turquia não tem origem muçulmana, quem disso isso? Religião não origem, é tão somente religião.

      Excluir
    2. MM, ou eu me expressei mal ou vc não entendeu o que escrevi, eu reconheço que minha visão é limitada sim, minha visão se baseia nos jornais e noticias da internet, como escrevi minha visão é preconceituosa por tudo que li , mais como vc pode ler no meu 1º texto acho sim que a entrada da turquia seria benefica a união europeia, não tenho nada contra turcos , arabes ou qualquer povo ou religião, só fui honesto com vc e expus meu pensamento por tudo que leio (acredito que talvez muito do que leio não seja toda a verdade), gosto muito da cultura dos povos, outra coisa não sei quem levou o terrorismo ao oriente medio. A guardo sua resposta RJ1

      Excluir
    3. Eu compreendi tudo o que você quis dizer.

      Não há justificativa para o preconceito.

      Em tempo, quem levou o terrorismo para o Oriente Médio foram os judeus. E um dos maiores terroristas judeus, Moshe Dayan, se tornou um ícone para os israelenses e uma falácia para o mundo ocidental.

      Excluir
  5. que coisa ridicula, turcos sao arabes de lingua turca, mas uma elite que so pensa em si fica humilhando a Turquia ao insistir na ideia absurda de a Turquia entrar na UE, oque a Turquia tem de Europa ? NADA, os turcos nao sao de origem europeia, nao sao cristaos, estao na Asia (Oriente Medio), sua cultura e religiao e a mesma dos arabes (so a lingua que e diferente), a pequena porcao de territorio que a Turquia possui na Europa e resquicio do Impeio Otomano, que no passado invadiu os Balcas e levou o terror aos europeus da regiao (massacres de cristaos, escravizacao de mulheres brancas no Oriente Medio, etc), enquanto o povo turco aceitar essa ideia irao apenas ser humilhados mundialmente, esse povo nao tem auto-estima nao ? qualquer um sabe que os europeus jamais aceitarao um pais de mulcumanos e pessoas nao-brancas (arabes) como membros da UE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Turquia fica na Eurásia, mas pode ser considerado um país europeu sem problemas.

      A Turquia não é um país árabe, quem lhe disse isso?

      A Turquia não tem uma cultura semelhante a árabe não.

      A Europa será muçulmana em longo prazo, não se preocupe com a Turquia.

      http://www.youtube.com/watch?v=T1xTmUYYVFQ

      Excluir
    2. INFELIZMENTE será muçulmana.

      Excluir
    3. Felizmente para a felicidade daqueles que esperam o cumprimento das profecias!

      Excluir
    4. Contanto que não sejam conservadores a ponto de apedrejar uma menina que teve relações sexuais antes do casamento ou de ver glória em se explodir... Sei que a maioria são pessoas boas, mas eu não vejo evangélicos, católicos, espíritas, budistas ou ateus fazendo isso.

      Excluir
    5. Michel, diga oque e a tal Eurasia que vc se refere, pq a Turquia fica na Asia, e no Oriente Medio, basta ver um mapa, ser considerada um pais europeu ? em que ponto a Turquia converge com os europeus ? sou neto e bisneto de pessoas de etnia turca que vieram pro Brasil, e lhe digo o obvio que vc nao enxerga, turcos tem uma cultura arabe, uma religiao arabe(mulcumana) e sao de modo geral de pele morena e caracteristicas fisicas arabes, so pra sua informacao tenho parentes na Turquia e no Libano, e ja visitei a Turquia tres vezes.

      Excluir
    6. Você não sabe o que é Eurásia?

      A maior parte do território turco fica em território asiático, assim como a Rússia e todos nós sabemos que a Rússia é um país europeu.

      Os turcos nunca foram árabes. Pesquisa na internet.

      Se você é de origem turca, fico espantado com o seu desconhecimento.

      Excluir
  6. ocê não lê agora por que não está na pauta que não consegue cobrir tudo, mas a cada duas horas uma mulher morre por um dos diversos crime de honra no Brasil.

    Na Índia é minutos. Filipinas que é um país católico está cheio de casos que o pai mata a filha por que transou com alguém ou é expulsa de casa.

    A questão dos países árabes seja quem seja no poder apoiam a discriminação da mulher e investem pouco em qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  7. ''A Europa será muçulmana em longo prazo, não se preocupe com a Turquia.''
    ''A Turquia fica na Eurásia, mas pode ser considerado um país europeu sem problemas.''


    hmm interessante..

    ResponderExcluir