Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Militares russos pedem ao Ministério da Defesa para que compre tanques T-90A em detrimento da modernização do T-72 para a versão "B-3"



Os comandantes do Distrito Militar do Oeste da Rússia pediram para que o Ministério da Defesa do país aposto no novo tanque de batalha T-90A, ao invés de comprar o modelo T-72B-3, uma versão modernizada dos tanques T-90, informou uma fonte do Distrito Militar do Oeste ao jornal russo Izvestia.

Um relatório que analisa a atuação dos T-72B-3 nos exercícios e na rotina diária sugere renunciar esse modelo que, segundo uma fonte, teria condições de fazer frente a um taque do começo da década de 1990, mas seria destroçado por blindados modernos, em particular, a versão T-72 SIM-1 que os israelenses desenvolveram para o Exército Georgiano.

"Esperamos que o Ministério tome medidas e se interesse pelo novo T-90A", disse o oficial.

Ele reconheceu que o T-72B-3 apresenta algumas melhorias como a mira bielorrussa Sosna-U e os modernos sistemas digitais de comunicação, mas o restante dos sistemas ainda são do modelo base de quase 30 anos.

Assim, o T-72B-3 não tem receptor GLONASS/GPS para posicionamento por satélite, não o sistema de rastreamento automático de alvos. O motor é uma versão atualizado o V-84 de 840 CV; o sistema de proteção reativa não é o moderno Relikt , mas sim o velho Kontakt-5 que não protege contra cargas em paralelo, isto é, aqueles com duas ou mais fases de detonação.

A versão T-72M1 fornecida ao Exército Argelino custa o mesmo preço, mas para surpresa dos militares russos, incorpora um sistema de rastreamento automático de alvos, sensores digitais de correção e condições meteorológicas  sistema antiaéreo de controle remoto e ar-condicional. Enquanto isso, os modelos para o Exército Russo estão equipados com equipamentos do século passado.

Um porta-voz da fabricante de blindados Uralvagonzavod, comentou que os militares se mostram descontentes agora com a versão que eles mesmos haviam escolhido.

"Temos mais de 15 opções de modernização, podemos modificar quase tudo, da carroceria ao armamento e proteção", disse o porta-voz da Uralvagonzavod.

Os antigos mandatários do Ministério da Defesa, segundo o porta-voz da Uralvagonzavod, creram que o Т-72B-3 era a versão com melhor custo beneficio. A versão Т-72B-3 custa cerca de US$ 1,71 milhão, dois qual US$ 996 mil é destinado a reparação capital do tanque e o restante é para modernização e instalação de novos equipamentos e sistemas escolhidos pelo cliente.

O T-72 modernizado pode igualar ou superar algumas características do T-90, mas o custo de tal modernização resulta equiparável ao do novo carro de combate, cuja a vida operacional e potencial de modernização são obviamente maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário