Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Folha de SP: China põe em atividade seu 1º porta-aviões

Acima o porta-aviões chinês Liaoning, antigo Varyag

Em meio à crise com o Japão, a China colocou seu primeiro porta-aviões em atividade ontem. A cerimônia realizada no porto de Dalian contou com a participação da cúpula do governo, incluindo seu líder máximo.

A embarcação, de fabricação russa, foi comprada em 1998 e totalmente reformada na China. Ainda sem capacidade bélica, será usada inicialmente apenas para treinamento.

O Ministério da Defesa afirmou que o porta-aviões "aumentará a força operacional da Marinha".

Analistas militares vêm minimizando a importância do porta-aviões em comparação ao poderio naval americano na Ásia.

"Para o futuro previsível, as capacidades do porta-aviões serão simplesmente modestas demais para desafiar a projeção do poder americano no Leste da Ásia", escreveram, em artigo recente, os analistas Andrew Erickson e Gabe Collins, na publicação "The Diplomat".

"Mas a embarcação pode lançar uma sombra imediata no mar do Sul da China, onde rivais com menos capacidade militar já se sentem ameaçados pelas crescentes capacidades do seu vizinho gigante."

Além do Japão, a China entrou em confronto diplomático com Filipinas e Vietnã por causa de territórios marítimos em disputa.

3 comentários:

  1. Informante gostaria de saber como anda a modernização dos A-4, A-12 e dos aviões que a marinha teria comprado para operar como aviões radar, reabastecimento e transporte. E tambem a previsão de quando todos estarão operando. grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A modernização dos A-4 Skyhawk está acontecendo e está dentro do cronograma. O porta-aviões São Paulo está passando por reparos, mas não está fazendo falta alguma. O resto de suas questões não saberei responder.

      Excluir
  2. Segundo li em outro meios, os chineses levarão algum anos para terminar de modernizar este porta e se prepararem para as suas capacitações de operabilidade, do jeito que estas raçãs, chineses e japoneses são determinados.... duvido que levem tanto!
    Agora melhor do que este aí é o nosso! Pois o peste dá mais dor-de-cabeça do quê utilidade, eixo enpenado, manutenção cara... Ainda não entendo porquê nós temos que comprar latas obsoletas dos outros se temos pessoas inteligentes e dinheiro para fazermos nossos próprios armamentos etc.

    ResponderExcluir