Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Compra de ilhas pelo Japão é farsa, afirma provável futuro líder chinês


Declaração de Xi Jinping foi feita em encontro com secretário dos EUA

Xi Jinping
No segundo evento público depois de um sumiço de duas semanas, não explicado, o provável futuro líder máximo chinês, Xi Jinping, chamou de "farsa" a recente nacionalização por parte do Japão de um arquipélago em disputa entre os dois países.

"O Japão deveria controlar o seu comportamento e parar quaisquer palavras e atos que atentem contra a soberania e a integridade territorial da China", disse Xi durante um encontro na capital, Pequim, com Leon Panetta, secretário de Defesa dos EUA -maior aliado militar de Tóquio.

Foram as primeiras declarações de Xi, vice-presidente chinês, sobre a disputa. Na semana passada, Tóquio anunciou a compra das ilhas Senkaku (Diaoyu para os chineses) de um grupo privado japonês, gerando protestos e críticas em toda a China.

Com a ação, o governo japonês evitou a aquisição da área pelo prefeito ultranacionalista de Tóquio, Shintaro Ishihara. Ele promovia uma campanha para comprar e desenvolver o arquipélago, hoje desabitado e sob administração japonesa.

Após quatro dias seguidos em que a Embaixada japonesa em Pequim foi atacada principalmente com ovos e garrafas de água, com a complacência da polícia, ontem não houve protestos. As manifestações também perderam força em outras cidades.

Por outro lado, um grupo pequeno de manifestantes cercou e atacou o carro do embaixador americano, Gary Locke, em Pequim. O veículo foi alvo de garrafas com água e sofreu um golpe no capô. A polícia chinesa agiu e fez um cordão em torno do carro. Locke saiu ileso.

A onda antijaponesa é tamanha que Jin Baisong, membro de uma instituição acadêmica ligada ao Ministério do Comércio, sugeriu que a China usasse títulos da dívida japonesa para retaliar o país. Pequim é o maior credor de Tóquio, com US$ 230 bilhões em títulos.

6 comentários:

  1. O sr. Patetta precisa avisar ao Japão que além de ser um país AINDA OCUPADO (desde 1945), o guarda chuva atômico dos EUA só será utilizado em caso de guerra isso se o Japão for ocupado para que não se use seu parque industrial contra os EUA. Segundo: Nenhum soldadinho dos EUA vão lutar para defenderem o Japão contra a China, ou seja se vira cara pálida. O Japão, sua valentia acabou em 1945 quando vcs além de se renderem militarmente, viraram as costas ao oriente (se americanizaram) e agora pagam o preço de serem estrangeiros no continente asiático. E por fim cuidado em cutucar leão com vara curta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! O pior que que as ilhas eram da China! Eu não sei no que o Japão está se confiando, ou eles possuem armamento pesado e não divulgam, ou se confiam nos americanos mesmo! Em 2009 ou 2010, não me lembro com precisão, na confusão do barco pesqueiro que o Japão predeu da China, no caso do comandante, deixaram na enbaixada chinesa uma bala numa carta anônima, a China pôs uma pedra no assunto, mas penso que será bem diferente agora!

    ResponderExcluir
  3. Ontem eu comentei que as ilhas eram da China, segundo eu li hoje no defesanet,o governo japonês divigou documentos, que segundo, um deles prova que em 1920, o imperador chinês assinou um documento que entregaria as ilhas como forma de gratidão pelo resgate de pescadores chineses perdidos nas proximidades! Sendo assim... (caso haja verdades).

    ResponderExcluir
  4. Sr. Anonymous21 de setembro de 2012 12:56

    O senhor está corretíssimo em seu 1ºcomentário (Anonymous21 de setembro de 2012 01:29), pois essas ILHAS deveriam ser devolvidas a China juntas com a Ilha Rebelde de TAIWAN logo após a 2ªWW. Essas ilhas fazem parte do acordo de devolução de terras aos verdadeiros donos, do DERROTADO Japão. Olha um país q leva 2 (duas) bombas A dos EUA, mesmo os EUA já sabendo q iriam se render e ainda por falta de coragem de aguentarem os ERROS cometidos contra todos os VIZINHOS, ainda correram para debaixo da saia dos EUA, no ver são COVARDES. Merecem ser achincalhados até o dia em que restituirem sua soberania e responderem aos vizinhos de forma como homens, sem EUA pelas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Eu particularmente possuo mágua de Portugal! Imagina no caso deles!

      Excluir
  5. Nossa quanta gente nervosa, pra quem não sabe o Japão tem a terceira maior frota do mundo (só fica atras dos EUA e A Russia),tem um dos "exércitos" (tá são forças de auto defesa)mais bem equipados do mundo. Ele não seria um alvo fácil para a China, pelo contrario sem o uso de armas nucleares e sem a intervenção dos seus padrinhos (Rússia e EUA). O Japão só não tem forças armadas no modelo existente nos outros países por que ainda não mudaram a sua constituição. E a China não essa brastemp toda, ela é ainda muito depende da Rússia no quesito tecnologia.

    ResponderExcluir