Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

China nega que está construindo um 2º porta-aviões


Acima o porta-aviões chinês Liaoning, antigo Varyag
A China não estão construindo um segundo porta-aviões, afirmou nesta quinta-feira  Yang Yujun, porta-voz do Ministério da Defesa da China.

Reportagens da mídia ocidental dão conta que a China está construindo um segundo porta-aviões Xangai e que o mesmo seria lançado ainda esse ano.

“Tais relatos são imprecisos”, disse Yang.

O primeiro porta-aviões chinês foi entregue e comissionado pela Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA) na última terça-feira.

O porta-aviões, batizado de Liaoning, é o ex-porta-aviões soviético “Varyag”, o qual não tivera seu processo de construção finalizado. Com o fim da URSS, o Varyag “caiu” em mãos ucranianas que tentou vender sem sucesso o porta-aviões inacabado para os governos da Rússia, China e Índia. Em 1998, a Rússia na condição de intermediário, conseguiu vender o Varyag para a Chong Lot Travel Agency. Essa empresa queria transformar o porta-aviões em um casino flutuante, mas no final das contas, a empresa chinesa acordou repassar o porta-aviões ao governo chinês, quebrando assim o contrato previamente assinado com a Ucrânia, contrato que deixava implícito que o porta-aviões não poderia ser usado para fins militares.

Originalmente o Varyag, agora Liaoning, foi concebido para deslocar entre 53 a 67 mil toneladas. O mesmo tem 304 metros de cumprimento e pode abrigar 26 aeronaves de asas fixas e 24 helicópteros. A propulsão do Liaoning é convencional, ou seja, ele não é movido a energia nuclear.

Leia também: Folha de SP: China põe em atividade seu 1º porta-aviões

4 comentários:

  1. É provável. A China tem ainda esperiência insuficiente para fazer um porta-aviões. São estruturas complexas, nao é assim fácil, mesmo tendo arrecadado 1 porta-aviões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu sei a China está realmente construindo porta-aviões totalmente nacionais. O Informante em 09/06/2011 trouxe a informação de que a China realmente estava construindo um porta-aviões, que não o Liaoning. Veja:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/06/general-chines-assume-que-seu-pais-esta.html

      Excluir
  2. Aqueles canos na lateral são canhões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é uma maneira de escoar a água da chuva ou do próprio mar.

      Excluir