Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Rússia, lar dos bravos - Anatoly Vyacheslavovich Lebed


Anatoly Vyacheslavovich Lebed
Hoje eu estou inaugurando a coluna “Rússia, lar dos bravos”, coluna essa que terá a finalidade de mostrar as mais notáveis façanhas militares de homens que de certa forma parecem ocultos para nós ocidentais. Quase sempre irei me dedicar a contar a história de homens ou mulheres que ganharam a Ordem de Herói da URSS ou Herói da Federação Russa, a mais alta honraria da URSS e Rússia posteriormente.

Como post inaugural, eu irei contar a história de um veterano da Guerra do Afeganistão e das Guerra da Chechênia. Conheça a seguir a história de Anatoly Vyacheslavovich Lebed:

Anatoly Vyacheslavovich Lebed, ganhador da Ordem da Federação Russa, Ordem de Alexander Nevsky, Ordem de São George de 4ª classe, Ordem da Coragem (3x), Ordem da Estrela Vermelha (3x), Ordem de Serviço à Pátria nas Forças Armadas da URSS de 3ª classe, Medalha de Distinto Serviço Militar de 1ª e 2ª classe, Medalha por “Impecável Serviço” de 3ª classe e Medalha de Agradecimento do Povo Afegão, nasceu em 10 de maio de 1963 na cidade de Valga, Estônia. Depois de terminar o ensino médio, ele entrou na escola vocacional em Kohtla-Jarve e posteriormente na escolha de paraquedistas DOSAAF.

Lebed adentrou nas Forças Armadas Soviéticas em 1981 e começou seu serviço militar no Serviço de Emergência das Tropas Aerotransportadas da URSS. Ele foi adestrando na 44º Divisão Aerotransportada, em Gaižiūnai, na República Socialista Soviética da Lituânia e depois passou a servir na 57ª Brigada de Assalto Aéreo Independente, em Taldykorgan, República Socialista Soviética do Cazaquistão. Em 1986, ele optou por uma mudança em sua carreira, foi ai que ele entrou na Escola Técnica de Aviação Militar de Lomonosov e se graduou em engenheira de voo.

Entre 1986 e 1987, em um contingente limitado de tropas soviéticas envolvido no conflito na República Democrática do Afeganistão, Lebed serviu em um regimento de helicópteros.

Depois de retornar do Afeganistão, ele no Grupo da Força Aérea Soviética na Alemanha, em Trans-Baikal e nos distritos militares da Sibéria no 329º Regimento de Helicóteros de Combate e Transporte.

Não há referências detalhas sobre o serviço de Lebed durante a URSS. O que é sabido é que durante seu serviço militar, ele ganhou a Ordem de Serviço à Pátria nas Forças Armadas da URSS de 3ª classe e a Ordem da Estrela Vermelha. Já falando dos tempos de Federação Russa, Lebed entrou para reserva em 1994 e passou a trabalhar em uma associação de auxilio aos veteranos da Guerra do Afeganistão.

Em 26 de agosto de 1999, a Federação Russa lança um ataque contra os chechenos e mercenários internacionais em resposta a invasão do Daguestão. Por sua conta e risco, Lebed comprou todo equipamento militar que precisava e voou para Makhachkala, onde passou a tomar parte das operações militares ao lado das forças de segurança do Daguestão. Quando ele se deslocou para a Chechênia, em outubro de 1999, ele foi para Moscou e se realistou e assinou um contrato com o Ministério da Defesa da Federação Russa e imediatamente retornou ao Teatro de Operações para participar das operações antiterrorismo. Ele serviu no 45ª Regimento de Reconhecimento Independente das Tropas Aerotransportadas. Entre 1999 a 2007, ele participou de mais de 10 operações na Chechênia, participando de operações aeromóveis em Gudermes e Argun, bem como no subúrbio de Grozny e na região de Vedeno.

No versão russo de 2003, durante uma operação nas montanhas próximo ao vilarejo de Ulus-Kert, ele pisou em uma mina antipessoal e com resultado, teve o pé amputado. Ele se recusou a abandonar as Forças Armadas, o seu vigor físico lhe permitiu continuar o seu serviço. Depois desse trágico acidente, ele ainda realizou 840 e prosseguiu os treinamentos de artes marciais com uma prótese.

Em janeiro de 2005, sua patrulha foi emboscada por grupo muito superior de rebeldes. Lebed não queria se render ao inimigo e nem fugiu deixando seus amigos feridos a própria sorte, ele, sozinho, combateu os rebeldes e matou 3 deles. A atitude de Lebed salvo a vida de seus subordinados.

Em uma subsequente batalha em 24 de janeiro de 2005, ele foi ferido por múltiplos fragmentos nas costas ao proteger seus homens de uma granada autopropelida. Mesmo ferido, ele pessoalmente matou o operador do lançador de granadas, matou o operador de metralhadora e conduziu seus homens até a base de Shamil Basayev, a qual foi destruída.

Por Decreto Presidencial de 6 de abril de 2005, Lebed por sua coragem e heroísmo no cumprimento do dever militar na região do Cáucaso Norte foi agraciado com o título de Herói da Federação Russa, a mais alta condecoração daquele país. A “Estrela Vermelha” de número 847 é dele! Na ocasião ele ascendeu a patente de capitão.

Em agosto de 2008, Lebed tomou parte de operações especiais na Ossétia do Sul. Nesse conflito ele foi honrado por valentia e bravura com a Ordem de São George de 4ª classe, o terceiro até então. Em cerimônia de realizada em 1º de outubro de 2008, o então presidente Dmitry Medvevd disse as seguintes palavras: “Entre nós há um oficial das Forças Especiais, um herói da Federação Russa, Anatoly Vyacheslavovich Lebed”. Ele também recebeu a Ordem de Alexander Nevsky.

Depois da Guerra da Ossétia, Lebed continuou seu serviço nas Forças Armadas Russas. Não se sabe se ele participou de outras operações militares. O que se sabe é que ele vivia em Moscou até o dia de sua morte em 27 de abril de 2012.

Lebed morreu aos 48 anos de idade devido a um acidente de trânsito.

13 comentários:

  1. Excelente post.
    Aguardando o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Não é este chamado de "rambo russo"? E belo post. muot bom.

    ResponderExcluir
  3. -
    -
    morreu aos 49 anos sob que circunstancias ???
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
  4. verdadeiro herói o verdeiro rambo pena que morreu tão cedo.

    PS: Seu blog é muito show de bola

    ass:Thiago

    ResponderExcluir
  5. O XTREME não lê nem o texto hahaha, o texto cita pouco antes do vídeo, que Lebed morreu aos 48 anos de idade devido a um acidente de trânsito,

    ResponderExcluir
  6. O Xtreme deve adorar os textos do voz da Rússia, são tão pequenos que só de abrir a página já leu tudo kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende se forem noticias podem ser pequenos, mas opiniões e artigos costuman ser grandes.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Um combatente herói de várias guerras morrer num acidente de trânsito: que ironia terrível. Excelente post. Aguardamos o próximo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir