Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 31 de julho de 2012

Projetista-chefe do AK-12 fala um pouco do novo fuzil

Acima o primeiro protótipo do AK-12
Quem acompanha o blog já algum tempo sabe que a Izhmash está a desenvolver um novo fuzil de assalto, o AK-12.  Pois bem, recentemente Vladimir Zlobin, projetista chefe do projeto AK-12, concedeu em uma entrevista a “TV Expert” para falar um pouco mais do AK-12. Segundo Zlobin, o AK-12 começou a ser desenvolvido em meados de 2011 e já no final do mesmo eles já tinham um protótipo pronto. Os protótipos do AK-12 estão em constante evolução e novas versões do novo rifle serão desenvolvidas em breve para pré-testes da Izhmash. Zlobin disse que o novo fuzil tem um novo mecanismo de gatilho e o design do mesmo é modular.

O layout do AK-12, como descrito por Zlobin, continuará ser clássico. O manejo do AK-12 continuará a ser tão simples como nas versões anteriores dos fuzis Kalashnikov. Ao mesmo tempo, o AK-12 irá ser bastante diferente dos seus antecessores no que tange a forma e ergonomia.

O novo fuzil tem um novo sistema de freio de boca, o qual permite a redução do récuo do fuzil. Esse sistema também impede que o fuzil ‘suba na linha de tiro’ de modo significativo em modo automático.  Nesse sentido, o AK-12 conseguir melhor em 20% a precisão de disparo com relação a família Kalashnikov anterior, a família AK-100.

Devido a redução de peças móveis, a Izhmash conseguiu aumentar a precisão com o AK-12. De acordo com Zlobin, o AK-12 tem desempenho muito parecido com o AK-107 em termos de tecnologia. Mas melhorar a precisão do AK-107 seria muito custoso, mais do que desenvolver um novo fuzil e isso poderia reduzir a confiabilidade do fuzil.

O AK-12 terá 3 modos de tiro: único, brust de 3 tiros e automático. A recarga do fuzil pode ser feita em tempo recorde e o AK-12 pode ser manuseado tanto por destros, como canhotos. O novo fuzil terá um novo tipo de coronha e poderá ter o cano mudado em um regime modular. O novo fuzil aceitará uma vasta gama de acessórios, uma vez que terá três trilhos Picatinny para a instalação de acessórios.

Tal como acontece nas versões anteriores do Kalashnikov, o AK-12 também poderá receber baionetas . O AK-12 terá carregadores com capacidade para 30, 60 e 100 projéteis, mas será vendido para os civis com carregadores com capacidade para 20 projéteis.

Nos bastidores da “TV Expert”, Zobin disse que os militares russos estão insatisfeitos com os atuais calibres 5,45mm, 5,56mm e 7,62mm e que no futuro o AK-12 poderá ter um novo calibre “intermediário”.

Zobin revelou que ao criar o AK-12, ele colocou em prática conceitos apreendidos com seus mestres Yakovlevich Stechkin, Nikolai M. Afanasyev e German A. Korobov, com os quais trabalhou na Tulsky Oruzheiny Zavod (Fábrica de Arma de Tula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário