Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bomba americana anti-bunker "MOP" está pronta para o combate

Um bombardeiro Boeing B-52 Stratofortress lança uma MOP em testes em 2007
A Força Aérea dos EUA tem prontas para entrar comabte, bombas de quase 14 toneladas do tipo MOP, bombas essas que são capazes de destruir instalações subterrâneas, “varar” rochas, aço e concreto antes de explodir, disse o secretário da Força Aérea dos EUA, Michael Donley.

De acordo com declarações ao site Defense News, o aperfeiçonamento e testes de alcance das MOP ainda estão sendo realizados, mas esses artefatos, chamados de "Ordnance Penetrator Massive" (MOP por sua sigla em Inglês) estão totalmente prontos para uso em combater.

No final de janeiro de 2012, a USAF anunciou que estava trabalhando para aumentar a capacidade destrutiva da MOP, em particular, para destruir bunkers, porque o Pentágono concluiu que o poder dessas bombas não era suficiente para destruir instalações as subterrâneas reforçados do Irã.

A MOP pesa 13,6 toneladas, com a designação de GBU-57, foram especificamente concebidas para destruir fortificações subterrâneas do Irã e da Coréia do Norte, que são usados como laboratórios para o desenvolvimento de armas nucleares.

Em janeiro de 2012, a USAF, pediu apoio adicional de US$ 80 milhões para melhorar a bomba.

Leia também: MOP: A bomba destinada a “furar” literalmente as defesas iranianas

2 comentários:

  1. essa bomba é aquela que atinge 65 metros no subterrâneo? se não for qual o alcance dessa bomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Massive Ordnance Penetrator (MOP) GBU-57A/B pode penetrar até 61 metros, segundos seus projetistas. Não é alcance, é poder de penetração.

      Excluir