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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caça chinês entra no espaço aéreo taiwanês

Caça chinês Su-27UBK
Um caça de combate chinês, do tipo Su-27, adentrou no espaço aéreo taiwanês em 29 de junho, após cruzar a linha mediana do Estreito de Taiwan, revelou o Ministério da Defesa de Taiwan aos meios noticiosos daquele país.

O caça Su-27 adentrou no espaço aéreo taiwanês após perseguir uma aeronave americana de reconhecimento do tipo U-2S, assim informou o jornal taiwanês United Daily News. Ademais, conta o jornal United Daily News, que o caça chinês abortou a perseguição e retornou ao seu país ao encontrar dois caças F-16 de Taiwan.

Há relatos que o caça chinês estava tendo problemas ao perseguir o U-2S, uma vez que aeronave americana foi projetada para operar em um teto de serviço de cerca de 21.300 metros, enquanto o caça chinês tem teto máximo de serviço de 17.300 metros.

O Ministério da Defesa de Taiwan, garantiu hoje que esse incidente se tratou de um ato isolado, não provocativo e que a situação sempre esteve sob controle. Esse foi a primeira vez, desde 2008, quando na ocasião Ma Ying-jeou assumiu a presidência de Taiwan, que caças chineses adentram em espaço aéreo taiwanês.

Os militares taiwaneses aproveitaram a ocasião e disseram que o país mantém estrita vigilância com relação a aviação chineses no Estreito de Taiwan.

Segundo o também jornal taiwanês Lienhe, o avião de reconhecimento U-2S pertencia ao 5º Esquadrão de Reconhecimento da USAF lotado na base aérea de sul-coreana de Osan. No entanto, a aeronave alçou vou do aeródromo Kadena que fica na ilha japonesa de Okinawa.

16 comentários:

  1. s for msm verdade, ainda fico espantado, sinceramente, como os U-2 continuam em serviço efetivo. abraços informante.

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  2. Se for verdade o que? A notícia? A notícia é oficial, não é especulação.

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  3. ah meu bom informante, alem de estarmos na internet, num mundo globalizado, ainda duvido muito q um u-2 funcione...coisa minha. engraçado é saber, q pelo sei, nenhum aviao do arsenal chines [su-30, su-27, j-7, j-10a e b, j-8] tem tal capacidade de atingi-lo. oq me fez lembrar o novo j-20.
    e sim, pq acreditar em tudo oq s v? pq simplesmente a china nao invadiu o espaço aereo taiwanes somente para 'ver melhor'? abraços.

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  4. O Lockheed U-2 "Dragon Lady" não perdeu o seu valor, isso fica explicíto quando vemos a maior Força Aérea, aquela que não poupa recursos como a nossa para economizar, usa tal aeronave.

    No teto de serviço que o U-2S operava, o caça chinês não tinha de alvejá-lo.

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  5. informante, deu no hangar do vinna [http://moraisvinna.blogspot.com/2011/08/china-pede-o-fim-dos-voos-de.html] depois de um olhada.
    sim, voce estava certo.
    mas sera q os usa vao parar d voar no territorio chines?...agora, duvido muito q um u-2 voe na russia, com seus mig-31 à espreita...isso m faz pensar, o mig-31 pode interceptar um dragonlady, e caso possa, este sem duvida é o motivo pelo qual a russia ainda invista neste caça q deve dizer, sou fã.
    grande mig-31 foxhound. abraços!

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  6. Os EUA não entram em espaço aéreo chinês, logo é um erro falar o que você falou. Caças americanos já sobrevoaram o território soviético e muito. Os EUA não têm esse medo todo como você diz.

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  7. incrivel como agente sepmpre discorda.
    entrar no espaço aereo na area costeria ja é alguma coisa para os amigos chineses. e sim, os voos dos sr-71 blackbird pararam depois dos mig-25 e posteriormente do mig-31 nao a toa.
    nao falo aq d medo, mas de poder dissuatorio, visto q a urss ja derrubaram um u-2 antes do blackbird entrar em serviço.
    bom, se o amigo nao sabe o teto de serviço do mig-31, como eu, era so dizer.

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  8. Você tem que se expressar melhor, meu caro. Você usou o termo 'território chinês', logo, cometeu um erro, uma vez que Taiwan até o momento é um território alheio aos interesses da China.

    Eu conheço o teto de serviço do MiG-31, sim. Mas o que isso vem ao caço. Existe uma diferença entre a Rússia ter um interceptador imponente como o MiG-31 e os EUA não terem medo dele.

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  9. nossa, isso q eu chamo de repetição de falacias.
    se o amigo sabe o teto de serviço, entao m diga s o mig-31 é capaz ou nao de derrubar um u-2, oq por si so ja impediria os usa d invadir o espaço aereo russo. falo isso porq sou um fã deste interceptador, q hoje é o caça ativo mais veloz em serviço. e o primeiro a utilizar radar aesa.

    e como assim taiwan é um territorio alheio? a china se os usa vacilarem, vao sim invadir taiwan, q hoje ja possuem ate um caça fabricado la msm [F-CK-1 Ching Kuo] construido com apoio americano.

    e grande amigo, erro de informação, de digitação nao é nada comparado com o conteudo q se visa passar.

    d qlqr jeito, vossa senhoria sabe, q o seu blog é um dos melhores em informação de defesa, e um dos q mais visito. portanto, parabens ao belo trabalho.

    oq nao vai m impedir de ser contrario à suas opinioes e argumentações. abraços!

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  10. Onde há falácias aqui, cidadão? Até o presente momento ninguém entrou em uma discussão. Eu apenas corrigi o que você disse sobre os aviões americanos sobrevoarem o território chinês, coisa que não existe.

    Segundo a Mikoyan, o teto de serviço do MiG-31 é de 20.600 metros. Já o teto do U-2 é mais de 21.300 metros. Há uma discrepância de no mínimo 700 metros. Agora me responda qual míssil russo é capaz de transpor essa diferença?

    Assim como você, eu sou fã dos caças russos, em especifico do MiG-31. O que você disse sobre ele não é verdade diante dos números. O MiG-31 pode sim derrubar o U-2, mas dependendo das circunstâncias.

    Como assim é o primeiro caça a utilizar-se de um radar AESA? O MiG-31 nunca teve um radar AESA. Até mesmo porque a URSS nunca fabricou um radar desse tipo. Só agora em tempos de Rússia, o país foi capaz de desenvolver um radar AESA. E isso foi no final do século passado. O radar padrão do MiG-31 é o Zaslon, um radar PESA.

    Hoje Taiwan é um território soberano, alheio aos interesses da China. Portanto, a Taiwan pode permitir o vôo de quem quer que seja em seu espaço aéreo, querendo a China ou não. Errado é você dizer que Taiwan é território chinês, como disse em duas oportunidades.

    No mais, no pedi para você dizer amém para o que eu digo. Você pode me corrigir hora que quiser. Se eu não achar que eu estou errado, irei fazer a réplica, como sempre fiz. Mas antes de falar as coisas, pensa duas vezes, pois o censo critico aqui é muito grande.

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  11. Só um adendo sobre o U-2 e o MiG-31:

    Vamos supor que ambas as aeronaves estejam seus respectivos teto máximo de operação, o melhor míssil do MiG-31, o Vympel R-37, tem desempenho fraco acima de 21.000 metros de altura.

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  12. ola meu bom amigo informante, veja bem este artigo e talvez vossa senhoria mude de ideia com relação ao radar do mig-31 [http://aircombatcb.blogspot.com/2008/09/mikoyan-gurevich-mig-31-foxhound-o.html]
    eu recomendo.

    vou citar um pequeno trecho do excelente artigo, e caso esteja eu errado, peço sinceramente q simplesmente m corrija
    "...através do desenvolvimento de uma antena de varredura eletrônica..."
    o nome do caça, foxhoud [otan] nao é atoa.

    sobre o alcance do caça e do seu respectivo missel, agora sim, estamos falando de um debate serio e conciso, onde voce me mostra dados precisos dos quais nao tenho nem mesmo porque discordar.

    refiro-me a falacias, no ponto em q vc nao se importando com minha argumentação, simplesmente se baseia nos erros os quais em nada conferem discrepancia conforme ao q eu disse.

    por exemplo, o fato da china considerar agressivo ao seu territorio de voo -- desculpe, nao conheço bem o vacabulario academico de defesa -- e pedir aos usa que parem de voar por la.

    outra incoerencia de sua parte, em nenhum momento falei de medo por parte dos usa de voar no territorio da urss naquelas epocas, mesmo porq, é reconhecivel q o sr-71 o fez demasiadas vezes ate correr o risco de ser abatido pelo mig-25 e 31. entao, aonde há medo dos usa nestas informações meu amigo informante?

    diga-se novamente, em nenhum momento referi-me a medo, mas simplesmente demonstrei duas partes, dois dados, seguida da retirada do serviço do carissimo sr-71 [tanto o preço, como creio eu, a falta de oportunidade de usa-lo num espaço aereo de guerra fria, favoreceram para tirar o incrivel aparelho do uso].

    outra incoerencia de sua parte -- le-se, falacia -- foi o fato de q à china nada importa o territorio tiwanes, visto o que eu aferi no comentario anterior.

    e pela madrugada, aonde eu disse q taiwan é territorio chines? de forma alguma! a china comunista o considera um foco de resistencia ocidental bem debaixo de suas barbas -- tal como foi cuba contra os usa na guerra fria -- e portanto para o goc comunista chines, é devido o desenvolvimento dos misses ora expostos no seu blog, q alias reitero, gosto muito de visitar.

    so um adendo, falacia nao s refere somente ao falar mal de um, ou de outro participante do debate, mas sim dos erros propositais ou nao nas argumentações de um, ou d todos os participantes.

    e so para finalizar, sobre um 'factual' encontro do dragonlady e do mig-31. nestas circuntancias, a russia poderia usar seus s400 em vez de mandar o caça. sem contar, q no mundo de hoje, dificilmente vc verá um abate nestas circunstancias.

    e por fim, sinceramente, nao discordando do amigo, caso um cenario como este realmente se dê, discordo sem razoes fortes porem, de dizer q o mig-31 errará o alvo, pela velocidade
    q ele alcança, q creio eu talvez erradamente, potencialize o poder de fogo do missel.

    mais uma vez, abraços meu bom amigo, e espero sinceramente, q seu alto nivel de critica com relação a cada noticia q vc le, esteja sempre desperto, principalmente se a noticia s referir a usa, china, russia, brasil, coreias...
    [isso foi uma falacia.]

    abraços!

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  13. O artigo não fala nada que eu não saiba do radar. Atente para o fato de que eu não falei muita coisa do radar, apenas corrigi sua informação de que o MiG-31 utiliza-se de um radar AESA, o que não procede. Insisto: O radar do MiG-31 é do tipo PESA e não está a altura dos modernos radares AESA da atualidade.

    Eu não vou me delongar nesse assunto, pois acho que já ficou provado quem é o falacioso.

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  14. mais uma vez, provado aonde? este todo é o problema, simplesmente delegar posições mas sem argumentar.

    abraços bom amigo
    ps:continuo discordando do radar, mas enfim.

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  15. Pela última vez: Você disse que os EUA fazem vôos sobre o território chinês, falácia!

    Você disse que o MiG-31 tem um radar AESA quando tem um PESA, falácia!

    Você disse que eu sou falácioso, quando na verdade você é o falacioso!

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  16. PESA: Passive Electronically Scanned Array

    AESA: Active Electronically Scanned Array

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