Cerimônia de comissionamento do submarino B-261 Novorossiisk em agosto de 2014 |
O submarino permanece atualmente no estaleiro Admiralty, em São Petersburgo, e seguirá para o porto do Mar Negro de Novorossiisk depois de concluir os testes finais com a Frota do Norte.
O Ministério da Defesa da Rússia encomendou um total de 6 submarinos da classe Varshavyanka, os quais são apelidados de "buracos negros no oceano" pela Marinha dos EUA, uma vez são quase indetectáveis quando submerso.
O submarino Novorossiisk teve sua construção iniciada em 20 de agosto de 2010. Em agosto de 2014, o comandante da Marinha Russa, o almirante Viktor Chirkov, confirmou que dois primeiros submarinos convencionais do Projeto 636,3, o Novorossiysk e o Rostov-on-Don, se juntariam à Frota do Mar Negro até o final de do ano. A construção de todos os 6 submarinos deve ser concluída até 2016.
Os submarinos são concebidos principalmente para missões anti-navio e anti-submarinas em águas relativamente rasas. Eles serão tripulados por 52 submarinistas, têm uma velocidade de 20 nós submergidos e têm uma autonomia de 400 milhas náuticas com a capacidade de patrulhar por 45 dias.
Esplendido !
ResponderExcluirPena que o ranço ideológico dos milicos brasileiros aleijaram nossas defesas