Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 12 de junho de 2012

O Irã iniciou o desenvolvimento de um submarino nuclear

Submarino convencional iraniano da classe Kilo participa de manobras navais no Golfo e no Mar de Omã 
O Irã iniciou a fase preliminar para o desenvolvimento de seu primeiro submarino movido a energia nuclear, informaram as autoridades da República Islâmica.

Segundo contra-almirante Abas Zamini, citado pela agência de notícias iraniana FARS, para a fabricação do submarino, os engenheiros iranianos utilizarão os conhecimentos adquiridos durante a construção da central nuclear no país e a utilização de tecnologia nucleares na agricultura e medicina.

Zamini assegurou que o desenvolvimento do submarino nuclear não viola as normas sobre o uso civil das tecnologias atômicas, mas não deu maiores detalhes sobre as características técnicas da unidade.

Na atualidade, somente cinco países conta com submarinos nucleares em suas respectivas frotas, são eles: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França, China. A Índia está a ponto de colocar em serviço seu primeiro submarino nuclear, o Arihant. Nunca é demais lembrar que o Brasil também seu próprio submarino nuclear. O reator do submarino brasileiro segundo fontes já está finalizado. O projeto não avançou muito nos últimos anos devido a falta de recursos, o que parece que foi sanado.

9 comentários:

  1. qual seria a vantagem de um submarino movido por energia nuclear por um não movido por energia nuclear? me refiro a eficiência para o combate michael medeiros, teria grandes vantagens??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em águas rasas o o submarino convencional será sempre melhor. Mas o submarino nuclear tem algumas vantagens considerável: Os períodos de suas missões podem ser maiores, como é movido a energia nuclear ele não precisa reabastecer, nem recarregar as baterias, coisa que o submarino convencional precisa. Não subindo à margem o submarino fica menos vulnerável. O submarino nuclear é mais veloz, porém tem um assinatura acústica maior, diferente do que falou o Augusto, que os submarinos nucleares são mais "furtivos". São mais furtivos porque não tem que se expor menos, só por isso.

      Excluir
  2. Em entrevista na Band o físico nuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva afirmou que a nossa marinha que não quis continuar com o programa do nosso sub nuclear, o que faltou como tudo em nosso país, foi interesse em dar continuidade ao projeto e não falta de recurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós nunca paremos o desenvolvimento do nosso submarino nuclear.

      Excluir
  3. Dani, a vantagem é que um submarino nuclear tem uma autonomia muito maior que um não-nuclear, podendo ficar meses no mar sem reabastecer.

    ResponderExcluir
  4. Aposto que esse submarino nuclear iraniano ficará pronto muito antes que o brasileiro. Lá no Iran as coisas são levadas a sério.

    ResponderExcluir
  5. Eu ia falar o mesmo, vai ficar pronto antes do nosso, cara assistindo entrevista dos nossos governantes, a fala é sempre a mesma, nós estamos tomando todas as providencias para no futuro tudo se resolva.

    ResponderExcluir
  6. São basicamente duas as vantagens: velocidade muito maior e tempo de permanência submerso (autonomia) muito maior. As vantagens que decorrem desses dois pontos são inúmeras, como maior furtividade, menor tempo de permanência próximo do inimigo após lançamento de torpedos, maior área de atuação, etc, etc, etc...

    ResponderExcluir