Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 13 de junho de 2012

China nega ter enviado à Coréia do Norte plataformas móveis de lançamento de mísseis

Pequim negou nessa quarta-feira (13) as reportagens de que uma companhia chinesa alegadamente forneceu à Coréia do Norte quatro lançadores de mísseis balísticos no ano passado, atitude que supostamente feriria as sanções da ONU contra o regimento norte-coreano.

A imprensa japonesa reportou que satélites espiões americanos, japoneses e sul-coreanos detectaram a entrega de lançadores móveis de mísseis para Coréia do Norte pelo mar.

“As companhias chinesas não forneceram à Coréia do Norte equipamento proibido pelas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU”, disse Liu Weimin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O porta-voz disse que a China “mantem um dialogo constante com todos os lados sobre a não-proliferação nuclear da Coréia do Norte e cumpre rigorosamente as leis e os regulamentos da ONU.”

Em abril, Washington acusou a empresa chinesa Hubei Sanjiang de vender componentes utilizados na construção de lançadores de mísseis norte-coreanos.

As acusações vieram depois que analistas militares ocidentais viram o que o parecia ser um plataforma de lançamento de mísseis chinesa em um desfile militar norte-coreano que marcou o centenário do nascimento do falecido fundador do país, Kim Il-sung.

O jornal japoneses Asahi Shimbun revelou hoje os veículos foram transportados para a Coréia do Norte por um navio cambojano de nome Harmony Wish em 4 de agosto de 2011. Funcionários da guarda costeira japonesa inspecionaram os veículos e encontraram um documento detalhando a exportação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário