Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Especialistas russos desmentem a acusação americana de que a Rosoboronexport repassou tecnologias para mísseis iranianos

Analistas russos rechaçaram hoje de forma categórica a acusação formulada pelo Conselho Nacional de Inteligência dos EUA, de que a Rosoboronexport, empresa estatal russa que gere as exportações de material bélico, repassou ao Irã tecnologias para a fabricação de mísseis balísticos. Segundo o Conselho Nacional de Inteligência dos EUA, a Rosoboronexport repassou tecnologias escondidas da ONU e do governo russo sob o pretexto de estar vendendo equipamentos para satélites comerciais.

Segundo Konstantin Makiyenko, subdiretor do Centro de Análises de Estratégia e Tecnologias a “Rússia mantem uma cooperação técnica-militar com o Irã exclusivamente nos itens que não contradizem com as sensações da ONU” de modo que a “Rosoboronexport exporta nenhuma tecnologia de mísseis para este país”.

“As informações de que a empresa atua escondida do governo são irrisórias e evidenciam total incompreensão do sistema russo de cooperação técnico-militar, que é uma engrenagem burocrática que o Estado controla através de uma vértice rígida”, disse Makiyenko.

Andrei Frolov, diretor da revista russa “Eksport Vooruzheniy” (Exportação de Armas), comentou que para “Rússia simplesmente não convém fornecer tecnologias criticas de mísseis, pois, diferentemente dos EUA, está próxima do Irã e não quer por nada que o programa iraniano de mísseis provoquem uma evolução negativa na região”.

O coronel-general reformado Leonid Ivashov, importante militar no passado e hoje em dia presidente da Academia de Ciências Políticas, afirmou que o “mecanismo que toma as decisões no sistema russo de cooperação técnico-militar sempre prioriza as normas do direito internacional”.

Porta-vozes da Rosoboronexport não comentaram até agora as acusações do Conselho de Inteligência dos EUA. Entretanto, membros do Comitê de Defesa do Senado dos EUA já exigiram que o Pentágono introduza sanções contra a empresa russa.

3 comentários:

  1. Vai começar a Paranóia dos EUA. Agora que culpar a Russia por tudo. Se aplicarem sanções contra a empresa russo, com certeza a russia vai revidar.

    EUA vendem armas adoida para a Arábia Saudita e Israel e não querem que o Irã desenvolve mísseis para sua defesa.

    ResponderExcluir
  2. Medeiros de que maneira o pentágono poderia aplicar sanções à rosoboronexport?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente impedindo que o Governo Americano faça negócios com a empresa russa e precisando seus sócios a fazer o mesmo.

      Excluir