Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rússia planeja efetuar um lançamento do míssil Bulava a partir do submarino K-550 Alexander Nevskiy


A Rússia planeja efetuar um lançamento do míssil balístico intercontinental Bulava pela primeira vez desde do submarino K-550 Alexander Nevskiy, segundo portador regulamentar desta arma, declarou hoje o comandante da Armada Russa, o almirante Vladimir Vysotskiy.

“Em 2011 planejamos efetuar um lançamento de teste com o Bulava pela primeira vez desde o submarino nuclear K-550 Alexander Nevskiy. No total, queremos realizar quatro lançamentos até o final do ano”, disse o comandante da Marinha Russa à RIA Novosti.

Até pouco tempo, todos os lançamentos do Bulava tinham sido efetuados pelo submarino TK-208 Dmitry Donskoy. O submarino pertence a classe Akula (Typhoon na classificação OTAN), o que significa que os testes foram realizados por um submarino experimental, uma vez que essa classe não é a portadora regulamentar desses mísseis. Na terça-feira passada, foi realizado pela primeira vez um lançamento com o Bulava a partir de um submarino da classe portadora regulamentar do míssil. O submarino em questão fora o K-535 Yuriy Dolgorukiy.

Com o lançamento, a Rússia efetuara já 15 lançamentos de testes, alcançando a marca de 8 testes bem-sucedidos.

“Não demoraremos para realizar lançamento múltiplos, que consistem em disparar simultaneamente dois ou mais mísseis a partir de um submarino”, disse o comandante de Armada Russa.

O míssil intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação OTAN), é um foguete de três fases instalados em submarinos e de propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira etapa). É lançado de um tubo na vertical.

O míssil tem alcance de 8.000 km e pode portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônica independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário