A Aviação da Marinha Russa (Aviatsiya Voenno-morskogo Flota
Rossii em russo transliterado) reforçará significativamente seu poder de
patrulha marítima com a adoção de uma avançada variante do Ilyushin Il-38
“May”, avião de patrulha marítima (MPA por sua sigla em inglês) e guerra antisubmarina (ASW por sua sigla em inglês).
Segundo o jornal russo Izvestia, o comando da Marinha Russa
ordenou a aquisição do Il-38N “Novella”, aeronave essa que muito provavelmente
entrará em operação ano que vem.
A primeira aeronave de testes, registrada na Frota Russa do
Norte, voo pela primeira vez no final de 2011 e sua transferência oficial para
a Marinha Russa aconteceu em março de 2012.
A Marinha Russa demorou para emplacar o projeto Il-38N
“Novella” por conta da falta de recursos e problemas com a aeronave de testes.
O do Il-38N “Novella” foi desenvolvido às bases da versão de
exportação Il-38SD, versão essa que é dotada a
avançada suíte de aviônicos “Sea Dragon”. A suíte Sea Dragon foi concebida para modernizar
os Il-38N indianos. O projeto começou em 1980 e a Índia foi o único comprador
estrangeiro do Il-38. Agora a Marinha Indiana opera 6 Il-38, dois quais 5 já
receberam a nova suíte de equipamentos Sea Dragon.
O poder de detecção do Il-38N “Novella” é um mistério, o que
sabemos é que o mesmo pode detectar um submarino a 320 km de distância mesmo
esse submarino estando submergido abaixo de uma grande camada de gelo. A
detecção subglacial permanece classificada.
O Il-38N “Novella” tem uma unidade de inteligência
eletrônica (ELINT) que controla a radiação de radar,
sistema de navegação e sistema de comunicação e determinar com precisão a
precisão do meio emissor. Algumas fontes afirmam que o Il-38SD possui a
capacidade de ELINT, mas um oficial da Marinha Russa afirma que essa
variante não possui tal capacidade. Segundo uma fonte da Marinha Russa, o
complexo “Novella” não é pior que “Sea Dragon”, mas é superior em muitos
aspectos.
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