Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Brasil e a bacia do Atlântico


País, graças a contatos culturais e ao comércio, tem posição privilegiada na ponte com a África

Uma nova expressão começa a ganhar curso nos círculos de estudos internacionais -o novo Atlântico. Trata-se do reconhecimento, ainda por vezes incipiente, de que o Atlântico Sul passa por notável transformação, com o processo de integração na América do Sul e o surgimento de novos laços com a África.

Vai-se tornando claro que já não mais faz sentido pensar-se isoladamente no Atlântico Norte como sendo a principal área do oceano. Por demasiado tempo, a ideia de Atlântico tem sido identificada com os vínculos estratégicos entre os Estados Unidos e a Europa, como a chamada Aliança Atlântica e sua expressão mais forte, a Otan, a aliança militar entre os EUA e a maior parte dos países da Europa.

Um dado novo é o de que, com maior estabilidade e dinamismo econômicos e com os avanços em seu processo de integração -que vai sendo levado a cabo não só por forca de ações governamentais, mas também graças a crescentes fluxos de investimentos diretos entre diversos países-, a América do Sul conta hoje com maior grau de projeção política e econômica.

Isso se deve a instituições como o Mercosul e a Unasul, entre outras. A região, em outras palavras, conta com maior densidade e personalidade própria, o que lhe confere mais credibilidade do que no passado (descontados os casos de regimes autoritários como o da Venezuela e alguns de seus seguidores).

Devido a sua centralidade e capacidade de iniciativa, tem o Brasil ocupado, claro está, papel-chave nos avanços registrados pela região.

Mas tem também o Brasil, de outra parte, atuado como a ponta de lança numa inédita aproximação com a África. Basta citar a IBSA, o mecanismo de cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul que tem, entre outros, o objetivo de apoiar países africanos mais pobres.

Ocupa o Brasil, graças a seus fluxos de comércio, investimentos, cooperação técnica e contatos culturais, posição privilegiada de ponte entre os dois continentes.

O ex-presidente Lula terá talvez exagerado ao dizer que América do Sul e África estão separados só por um rio. Mas não há duvida de que o Atlântico Sul se vai estreitando.

Nisso tudo, ocupa o Brasil posição privilegiada como principal parceiro dos EUA e da Europa na América do Sul. Temos hoje uma relação de maior mutualidade e equilíbrio com os EUA e contamos com parcerias estratégicas com a União Europeia como tal e com os principais países europeus individualmente.

Tem o Brasil, assim, papel significativo como ponte entre a América do Sul, de um lado, e os EUA, a Europa e agora a África, de outro. Cumpre, nessas circunstâncias, procurarmos enfatizar e valorizar o mais possível a ideia de uma bacia do Atlântico como espaço geopolítico que merece ser reconhecido como não menos importante do que a tão falada bacia do Pacífico.


Um comentário:

  1. Eu queria crer que tudo que a imprensa tem dito de bom sobre o Brasil fosse real na prática,essa estória de Brasil potência,5ª economia do mundo até o momento não teve nenhum beneficio prático para a maioria da população!
    Digo isso porque o país não tem meios de transporte eficientes,a saúde esta sucateada,o ensino idem, a violência cavalga a solta com a certeza da impunidade,a corrupção engorda com os altos impostos que a população pobre paga,o pré sal não irá fazer o preço da gasolina baixar e a Petrobras continuará a nos cobrar uma das gasolinas mais caras do mundo, e a Vale continuará vendendo matéria prima gerando postos de trabalho de primeira linha em outros países!
    Infelizmente tudo que eu disse é verdade,e não há nada,nenhum projeto que gere resultado concretos para mudar essa realidade!
    Não serão palavras que irão mudar o país, e sim atitudes práticas e planejadas com competência e respeito pelo povo!

    ResponderExcluir