Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 22 de março de 2012

Golpe militar na China ou mais um erro da inteligência americana?


As agências de inteligência americanas estão em alerta já a alguns dias porque alguns sites chineses circulam informações sobre um golpe militar no país.

Segundo o jornal americano The Washington Times, apesar do rigoroso controle do governo chinês na rede, vários usuários conseguiram publicar na noite de 19 de março em vários sites da Web imagens onde tanques e outros veículos militares estão entrando em Pequim.

No entanto, segundo destaca a inteligência americana, vários chineses expressaram sua preocupação pelo considerável aumento da policias na cidade e asseguravam terem ouvido disparos de armas de fogo nas ruas da cidade. Alguns inclusive disseram que “um acontecimento político de grande magnitude havia ocorrido em Pequim”, enquanto outros asseguravam que  houve uma “reunião secreta” convocada pela Comissão Militar Central, o órgão do Partido Comunista que supervisiona as Forças Armadas da China.


Medidas imediatas
Devido a estes rumores, muitos sites chineses aturam de imediato: bloquearam nos buscadores a palavra “golpe de estado”, “disparos” e “bala”, para que assim os internautas não pudessem acessar as informações.

A inteligência americana vincula estas informações sobre um suposto golpe militar com a situação política do país e ressalta que os rumores começaram depois da queda de Bo Xilai, um alto funcionário do Partido Comunista Chinês e quem aspirava dirigir o mesmo partido. Porém Bo Xilai foi envolvido em vários escândalos e tem uma relação estreita com os militares.

Por enquanto, Pequim não negou a informação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário