Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 22 de março de 2012

Gorbachev planeja retomar a vida política e refundar o seu partido


“O pai da Perestroika”, primiê e último presidente da União Soviética, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, planeja reconstruir o Partido Socialdemocrata, que já lidera há alguns anos, assim informou nesta quinta-feira o porta-voz da Fundação Gorbachev, Vladimir Polyakov.

O ex-presidente afirmou que “não vai estar à frente do novo partido, mas está disposto a participar ativamente de sua criação”.

Segundo Polyakov, ainda é cedo para falar sobre quem pode e entrar no partido e lidera-lo, mas Gorbachev já pediu aos partidários sociais-democratas que se envolvam no processo de renovação do partido.

Mikhail Gorbachev é uma das figuradas mais destacadas do mundo, ao mesmo tempo que é uma das figuras que desperta opiniões conflitantes com relação a geopolítica do século XX.

O Partido Socialdemocrata da Rússia (Sotsial-demokraticheskaya partiya Rossii) foi criado em 2001 depois da fusão do Partido Unido Socialdemocrata da Federação Russa, de Gorbachev, com o Partido Socialdemocrata Russo, de Konstantin Titov.

Três anos depois do Gorbachev renunciou o cargo de líder do partido após um desentendimento com Titov. Em 2007, a Supre Corte da Federação Russa decidiu eliminar o partido, alguns partidários desse partido passaram a formar parte do Rússia Justa.

2 comentários:

  1. Esse traidor quer voltar novamente à política? Resolveu sair do limbo,que contribuição esse traidor pode dar ao povo russo? A maioria dos russos o culpam pela derrocada prematura da URSS,tanto que depois que houve o desmembramento do país ele tratou logo de abandonar o barco e foi morar na europa. É mais um dinossauro da política russa,que acha que ainda pode ganhar algo em troca da venda do estado,mais isso é coisa do passado.

    ResponderExcluir
  2. Quem chama Gorbachev de traidor não deve conhecer a sua história, tampouco a história da URSS. Chamam ele de traidor porque a URSS deixou de existir no mandato dele, mas isso era questão de tempo. A URSS naquele momento tinha se tornado uma utopia, que não vingou pela corrupção.

    ResponderExcluir