Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 23 de março de 2012

Caça russo de quinta geração terá canopy dourado

Finas camadas de outro, estanho e índio protegerão contra a radiação solar a cabine do caça de quinta geração russo, o Sukhoi PAK-FA T-50, e isso também fará seus equipamentos de bordo menos visíveis aos radares inimigos, escreveu hoje o jornal russo Izvestia.

Vladimir Vikulin, designer chefe da empresa JSC CVTs Tecnologia, empresa essa que também participa do desenvolvimento do T-50, disse que a cobertura cobrirá o cockpit com várias camadas com cerca de 20 nanômetros. Este revestimentos, cerca de 90 nanômetros no total, reduzirá em 250 vezes a visibilidade do equipamento de bordo do T-50 aos radares inimigos.

Essa camada também protegerá a cabine contra os raios infravermelhos e ultravioletas, cujo o impacto aumenta a fragilidade dos materiais em polímero, usados no interior do caça.

O revestimento no canopy é levado a cabo sob váculo com a ajuda de um magnetron especial. O criador desse método, Oleg Prosovoski, já recebeu do governo russo um prêmio pela inovação.

Duas ou três gramas de ouro serão suficientes para o tratamento, o qual também usará o estanho e o índio. O análogo americano do T-50, o F-22 Raptor, também faz uso de um revestimento de ouro em seu canopy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário