Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Relembremos a memória dos “Homens de Panfilov”



Há 70 anos atrás, a Batalha de Dubosekovo foi travada perto de Moscou e foi incluída em todos os livros didáticos soviéticos e posteriormente russos.

Soldados da 316ª Divisão de Rifle, sob o comando de Ivan Vasilyevich Panfilov param os tanques alemães com suas respectivas que vidas, que tinham como destino Moscou.

A Batalha de Dubosekovo tornou-se um símbolo da invencibilidade dos soldados soviéticos.

A memória do heroísmo de Panfilov permanece viva na cidade de Dubosekovo, Bishkek, capital do Quirguistão, e Almaty, capital do Kazaquistão.

A Divisão de Panfilov também ficou conhecida como "A Divisão de Vinte e Oito Guardas de Panfilov" (em russo Двадцать восемь гвардейцев дивизии Панфилова), também referida de uma forma simplificada de "Homens de Panfilov" (Панфиловцы - "Panfilovtsy"), foi um grupo de soldados que durante a Grande Guerra Patriota tiveram um papel ímpar na defesa de Moscou.

De acordo com a história soviética, todos os soldados morreram em combate, em 16 de novembro de 1941, incluindo Ivan Panfilov, depois de destruírem 18 tanques alemães. Os 28 soldados foram agraciados coletivamente com medalha póstuma de "Herói da União Soviética", ordem mais elevada da militaria soviética à época.

Em 30 de setembro de 1941, a Wehrmacht começou sua ofensiva contra Moscou. Em meados de novembro, as unidades alemãs estavam apenas 100 km da capital da URSS. A 316ª Divisão de Rifle, uma formação que consistia principalmente de recrutas do Cazaquistão e Quirguistão, comandas pelo general Ivan Panfilov, assumiram posições defensivas nas imediações do vilarejo de Dubosekovo Nelidovo. A unidade formava parte do 16º Exército, comandado pelo general Konstantin Rokossovsky. Até então, o grupo nunca tinha entrado em combate, mas mesmo assim a divisão foi "condenada" a defender uma faixa de 41 km e cortar o avanço das tropas alemães pelas estrada de  Volokolamskoe.

Na manhã de 16 de novembro de 1941, as posições do Regimento da 1075ª da Divisão, próximo a vilarejo de Dubosekovo Nelidovo, foram atacadas pelas forças alemãs da 11ª Divisão Panzer.

Foi daí então que as façanhas de do general Panfilov entraram para história e mesmo em desvantagem numérica, o Exército Vermelho conseguiu infligir pesadas perdas ao inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário