Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Irã desenvolve avançado sistema de defesa de mísseis

A República Islâmica do Irã pode estar recebendo ajuda da Coréia do Norte na criação de uma complexa barreira para proteger suas instalações nucleares

O Irã poderia estar recebendo ajuda estrangeira no desenvolvimento do seu próprio sistema de defesa anti-míssil, especulou ontem um especialistas israelense em mísseis ao jornal Jerusalem Post.

Uzi Rubin, um dos arquitetos do programa israelense de defesa anti-mísseis, respondia a relatos iranianos vangloriando-se de um novo sistema de defesa nacional de mísseis, chamado de “Bavar 373”, sistema esse que Teerã qualificou de “substituto do S-300 russo.”

O S-300 é uma plataforma de defesa anti-aérea, que fora negada à República Islâmica do Irã em 2010, mesmo as partes terem assinado um contrato de compra e venda. Os sistemas seriam destinados a defender as instalações nucleares iranianas de ataques de caças estrangeiros.

“Intuitivamente, é difícil imaginar que o sistema iraniano é tão bom quanto o S-300”,  disse Rubin.

“Fazer o míssil é a parte mais simples. O problema é a criação de uma complexa estação radar e outros componentes. A eficácia depende dos radares. Os iranianos tem algumas habilidade nisso, mas mais anos de experiência são necessários. É difícil de acreditar que isso possa ser feito na primeira geração”, disse Rubin.

No entanto, “há indícios de que eles não estão trabalhando sozinhos”, acrescentou Rubin, dizendo que os engenheiros em armas norte-coreanos podem estar fornecendo assistência.

“Eles podem estar a caminho de chamar a essa capacidade”, disse Rubin.

No inicio deste mês, a agência de notícia sul-coreana, Yonhap, citou uma fonte diplomática, que dizia que “centenas de norte-coreanos e especialistas em mísseis têm vindo colaborar com os seus homólogos iranianos em mais de 10 locais em todo o Irã, inclusive nas instalações nucleares de Natanz e Qom”.

Mais sobre o sistema Bavar 373
Ontem o comandante da base aérea de Khatam ol-Anbia, o brigadeiro-general Farzad Esmayeeli, disse que a fase de concepção da versão iraniana do S-300, o Bavar 373, foi terminada e que o sistema será entregue em breve à rede integrada de defesa aérea do país.

“A concepção do sistema foi realizado por especialistas renomados locais”, disse ontem Esmayeeli a repórteres na cidade sagrada de Mashad.

“O sistema foi projetado pelo Comando de Defesa Aérea da base aérea de Khatam ol-Anbia, industrias iranianas e centros acadêmicos e vai se juntar a rede nacional de defesa aérea em um futuro próximo”, disse Esmayeeli.

Esmayeeli disse ainda que o sistema de mísseis anti-aéreos iraniano é mais poderoso e mais avançado que o famosíssimo S-300 russo.

“Como esse poderoso sistema em nossas mãos, nós não pensamos mais no S-300”, disse Esmayeeli.

“O Bavar 373 é uma importante conquista nacional, que pode vir a se tornar um poderoso rival para o S-300”, disse o comandante.

9 comentários:

  1. Irã avançando e cuidando da sua soberania. Enquanto isso, os políticos brasileiros ficam disputando quem roubando mais e atrasando o desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  2. Yanks amao isso nao e negocio o Brasil crescer

    ResponderExcluir
  3. O Irã tem necessidade para ontem. Nem preciso falar que o Irã fica entre duas regiões muito perigosas, né?

    ResponderExcluir
  4. atualmente vc acredita que israel irá atacar o irã?

    ResponderExcluir
  5. Já disse várias vezes que Israel é incapaz de atacar o Irã.

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer enquanto o Brasil não for ameaçado continuará dormindo em relação a defesa?? Caso for ameaçado por outros países conseguirá reagir em curto prazo? Tem tecnologia para reagir em curto prazo?

    Brasil é uma piada mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez você complica o diálogo. Já debatemos sobre esse assunto. O fato do Brasil não estar pressionado por ninguém, diferentemente do Irã, da ao nosso país melhor calma para idealizar o futuro da defesa.

    ResponderExcluir
  8. Mais essa calma que o Brasil tem você não acha D+ não?? É muita Hora pra essa Calma. kkkkkkkkk Eu não quero Calma não eu quero que ande isso Logo, já tem Calma D+ na Educação,Saúde, Segurança das fronteiras(Mesmo isso esta mudando),Programa Espacial, eu acho que já chega de tanta Calma.

    ResponderExcluir
  9. O que você chama de calma, eu chamo de prudência. Pra que comprometer a economia agora comprando armas? Com exceção da Rússia, China, Austrália, não vejo nenhum outro país que levou seu programa de modernização das Forças Armadas sem atrasos. Veja que o Canadá anunciou um plano audacioso de modernização antes do Brasil e até agora não fez nada, já o Brasil comprou submarinos, tanques, armas antiaéreas, desenvolveu mais um fuzil, desenvolveu uma torre remota, óculos de visão noturna, armas antitanque, radares, helicópteros, aeronaves de transporte, aeronaves de patrulha marítima... Olha com calma. A única que coisa que está atrasado de fato, há muito tempo, é a renovação da frota de caças da FAB.

    ResponderExcluir