Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

EUA suspende parte da cooperação com a Rússia em face do CFE

A parte azul representa os países da OTAN e a vermelha os países do Pacto de Varsóvia 

Os Estados Unidos anunciaram ontem que suspenderam parte de sua cooperação com a Rússia em relação ao Tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa (Treaty on Conventional Armed Forces in Europe - CFE), trato esse que a Rússia impôs uma moratória unilateral em 2007.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, atribuiu essa decisão a necessidade de “aplicar certas contras a respeito da Rússia”, com a esperança de que a medida americana contribuía com a reabertura das negociações sobre o CFE.

Nuland recordou que os EUA e seus aliados da OTAN “estão tentando nos últimos anos encontrar uma solução diplomática”, mas a Rússia “rechaçou inspeções e deixou de proporcionar informações sobre suas tropas aos demais signatários do CFE”.

Os EUA deixará de informar a Rússia sobre suas forças convencionais no Velho Continente, mas isso não significa a renuncia do tratado, tampouco é uma negativa a oportunidade de preservar e renovar o tratado, disse Nuland.

Segundo a imprensa ocidental, a atitude americana contra a Rússia é meramente simbólica, uma vez que os EUA seguirá fornecendo informação sobre as forças convencionais na Europa e a outros países signatário do CFE, incluindo Bielorrússia, que é uma aliada de Moscou e poderia repassar as informações.

O Tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa foi assinado pelos países membros da OTAN e do Pacto de Varsóvia em 1990 e entrou em vigor em 1992. O documento estabelecia que ambas as alianças militares se submetessem a restrições iguais em matéria de tanques, veículos blindados, sistemas de artilharia com mais de 100 mm, helicópteros de assalto e aviões de combate posicionados a oeste dos Montes Urais.

A queda URSS e a mudança geopolítica no leste europeu mostraram a necessidade de atualizar o tratado, mas os membros da OTAN recusaram ratificar sua nova versão, com data de 1999, até que a Rússia retirasse por completo suas tropas da Geórgia e Transnistria.

Um comentário:

  1. Falando em Transnistria eu achei isso espero que possa interessar:

    http://www.voltairenet.org/article182852.html Em 1992, os Estados Unidos tentaram esmagar militarmente a Transnístria

    ResponderExcluir