Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rússia pretende vender caças furtivos para a Coréia do Sul

A Coréia do Sul está prestes a abrir mais uma licitação para o fornecimento de novos caças para a sua Força Aérea. Quatro caças já foram escolhidos para a contenda (PAK-FA T-50, F-15 Silent Eagle, Eurofighter Typhoon e o F-35 Lightning II). No entando, o número de concorrentes pode ser maior.

Com a escolha do caça russo de quinta geração, a Rússia já visumbra ganhar um dos seus maiores contratos de exportação de material bélico de sua história, uma vez que o caça russo, segundo os próprios russos, não possui análogos a altura do Sukhoi PAK-FA T-50.

Se não houver falcatruas como em outras competições sul-coreanas passadas, o PAK-FA T-50 terá apenas um competidor a altura, o F-35 Lightning II americano, isso porque os demais concorrentes, o também americano F-15 Silent Eagle e o europeu Eurofighter Typhoon são caças de 4.5ª geração, ou seja, tem uma capacidade furtiva limitada se comparado com os caças de quinta geração. Ademais, o caça russo leva vantagem sobre o F-35 Lightning II, vide se tratar de um projeto controverso que outrora fora colocado em xeque pelos próprios americanos. O curioso é que Son Hyeong-yeong, porta-voz da Administração de Programas de Aquisição para a Defesa, já sinalizou uma vantagem para o caça russo e para o caça europeu quando disse que ambos têm chances de ganhar a concorrência, mas em seguida lançou mistério sobre a mesma quando disse que a aliança com os americanos não poderia ser esquecida.

Os sul-coreanos dizem que EADS, fabricante do Typhoon, na licitação de 2008 fez a melhor proposta, desbancando a sua concorrente americana Boeing, mas perdeu o contrato devido às decisões políticas.

A EADS anunciou recentemente que vai oferecer a Coréia do Sul a chance de montar e fabricar, em parte, os Typhoons na Coréia em uma aparente tentativa de não perder mais uma concorrência.

“Os 10 primeiros seriam montados na Europa e com componentes europeus, enquanto os próximos 24 caças seriam construído com componentes fabricados na Coréia”, disse Erwin Obermeier, um conselheiro sênior de projetos de exportação da EADS, acrescentando que o restante seria montado no país asiático.

Ele também minimizou as preocupações com relação a compatibilidade de seu caça, dizendo que todos os caças coreanos e Eurofighters são construídos para operarem sob as normas da OTAN.

A Coréia do Sul planeja comprar entre 40 a 60 caças modernos e multifuncionais pela bagatela de US$ 9 bilhões, disse Son Hyeong-yeong.

Enquanto isso, a Administração de Programas de Aquisição para a Defesa anunciou que a Coréia do Sul cerca de US$ 180 milhões para comprar de 36 helicópteros de ataque no exterior. O vencedor sairá de uma concorrência entre os americanos AH-1W SuperCobra da Bell e o AH-64D Block III da Boeing, o EC-665 Tiger da francesa Eurocopter e oT-129 da Turquia.

Os vencedores tanto da licitação dos caças, como dos helicópteros serão anunciados em outubro do ano que vem.

26 comentários:

  1. apesar d torcer pelo su-50, acho improvavel q a venda ocorra. talvez seja essa uma tentativa de abaixar o preço do caro f-35.

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa nomenclatura "Su-50" é errônea para falar do caça de quinta geração russo Sukhoi T-50.

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta ao informante sobre guerra em geral, como tem vários topicos aq que vi sobre equipamentos militares vi que tem muitos falando da Russia, a pergunta é hoje em qual posição mais ou menos a Russia estaria em forças armadas? Por ex se fosse fazer um top 10 de forças armadas do planeta quais seriam elas? E uma curiosidade porque vi muitos topicos falando sobre a Russia, e gostaria de saber comparada as outras forças militares como ás 10 mais fortes

    ResponderExcluir
  4. Pra mim as Forças Armadas Russas são as mais poderosas depois das Americanas. Eu creio que a diferença entre americanos e russos seja pouca, por exemplo, hoje em dia os americanos têm mais facilidade em projetar poder, por outro lado a Rússia tem mais armas que desiquilibra. A Marinha American tem os melhores meios de superfíce que a Armada Russa, porém a Armada Russa tem os país potentes mísseis navais do mundo, isso sem falar dos submarinos. O Exército Russo é bem mais poderoso que o Exército Americano, isso pelo número de veículos blindados e pelas armas de infantaria. Eu poderia mencionar várias virtudes das Forças Armadas Russas frente as Forças Armadas Americanas, mas acho que já respondia sua pergunta. Novamente: A Rússia têm as Forças Armadas mais poderosas depois dos EUA.

    ResponderExcluir
  5. isso ate 2020,depois a china tomara o lugar da russia que caira para terceiro lugar.

    a verdade e:a russia tem poder mesmo,nao so militar o tamanho do territorio russo,suas imensas riquesas naturais(na minha opiniao a russia so perde para o brasil em recursos naturais) o unico problema realmente grave e a diminuicao da populacao russa.

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que a China vai passar a Rússia militarmente falando?

    O dia que a China estiver perto de fazer mísseis, submarinos, caças, SAMs, sistema de artilharia e outras armas semelhantes ou melhores que as analogas russas, quem sabe a China passe os russos.

    A arma mais leta do arsenal chinês, aquele ASBM na verdade, agora sabemos que foi embasado em tecnologia americano. Tecnologia que os americanos jogaram fora literalmente no começo da década de 90.

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho a Russia mais forte que a China, até me surpreendeu a China estar na frente da Russia em um ranking que vi das 15 melhores forças armadas do you tube, ja vi varios relatos de compras da China de equipamentos militares da Russia então a Russia ainda constroe mais equipamentos de qualidade que a China
    o vídeo do you tube vou por abaixo

    ResponderExcluir
  8. Esse é o vídeo o que acham desse ranking das 15 maiores forças armadas postado no you tube? O Brasil nem entre ás 15 entrou hahaha ta boa a coisa pro Brasil em rsrs
    http://www.youtube.com/watch?v=MoyZGwdLQMk&feature=related

    ResponderExcluir
  9. E o Irã e a Coreia do Norte teriam condições de resistir a um ataque americano? Teriam pelo menos um nível proximo a França e Reino Unido não em qualidade de armas mais em efetividade de forças, pela quantidade, prepararo etc...?

    ResponderExcluir
  10. Vocês levam a sério esses rakings de YOUTUBE?

    Tanto o Irã quanto a Coréia do Norte podem fazer frente aos EUA em um primeiro momento ou depois desse primeiro momento, ou seja, em uma guerra de desgate. Mas nós sabemos que os nunca vão à guerra sozinhos.

    ResponderExcluir
  11. Não é questão de levar ou não a sério um simples ranking de youtube, quem postou esse vídeo fez pesquisas para por os números lá sejam verdadeiros ou falsos, coloquei porque vi uma lista de 15 paises em ordem algumas posições achei baixas como França em 12, Israel em 13 e Reino Unido em 14, a China mesmo como eu disse achei errado acima da Russia, mais é a opiniãoi de quem criou o vídeo que não é nenhum leigo total pq pelo menos tentou ezpor os números que ele considera verdadeiros, ja vi inumeros rankings em outros assuntos de you tube como esportes onde não existe números de nada

    ResponderExcluir
  12. A questão é que os EUA nunca vão invadir a Córeia do Norte o Dani pelo seguinte tem dois motivos: a Coreia do Norte é muito bem armada pro tamanho da nação deles, falam no wikipedia em mais de um milhão de soldados no efeitivo e mais 3 milhões de para-militares na reserva, para defender pouco mais de 100 mil km², é um pais com vastas regiões montanhosas o que imnpoem obstaculos ao invasor, montanhas historicamente trazem problemas, ve a resistencia da Chechenia, Afeganistão, Curdos e tantos outros que souberam usar das montanhas, Yugoslávia na 2a guerra e por ae vai, além do fato que EUA invadem paises sempre de grandes riquesas ou que pelo menos tenham como produzir heroina e opio que nem no Afeganistão

    ResponderExcluir
  13. A Coreia do Norte também tem uma artilharia enorme q dizem li que teriam mais de 8 mil peças de artilharia só com alcanse do território da Coreia do Sul, artilharia faz muita diferença, foguetes podem ter o mesmo impacto de terror e intimidação do que misseis, que se diga a guerra do Hezbollah contra Israel em 2006... já o Irã esse os EUA vão invadir, na nova lista da Opep, o Irã aparece como a 3a maior reserva de petroleo do mundo atras so de Venezuela e Arabia que foi divulgado a esses dias

    ResponderExcluir
  14. P.S Eu cometi um erro quando disse 3 milhões de para-militares na reserva são no efeitivo da milicia mesmo da Coreia do Norte fora alguns milhões de soldados na reserva

    ResponderExcluir
  15. Dani, o raking que você apresentou foi feito por um leigo, sim! Nem amador podemos chamar uma pessoa que fez um raking como esse. Eu juro pra você que nem perdi meu tempo para ver esse vídeo. Confiei apenas no que você disse. A primeira coisa que tem que ser levado em conta na hora de criar um ranking como esse, é fazer um balanço do arsenal estratégico e todos nós sabemos que EUA, Rússia, França, Inglaterra tem um arsenal estratégico superior as demais nações, inclusive a China. Depois devemos analisar a projeção de poder e todos os países que eu mencionei levam vantagem sobre a China nada data de hoje. Levar em contar o número de soldados e armas apenas é errado.

    ResponderExcluir
  16. E quem quem tem peito de usar o tal "Arsenal Estratégico" só serve para intimidar, hoje não tem efeito pratico.

    ResponderExcluir
  17. Para o outro anônimo depende cara, os EUA na guerra do golfo devastou um excercito grande que era o do Iraque na época, em cima de sua tecnologia, quando eu citei ontém sobre os números da Coreia do Norte foi pq eles possuem uma capacidade de bombardear com foguetes em imensas quabtidades a Coreia do Sul muito grande, isso poderia intimidar os EUA, além de armas quimicas, nucleares tenho dúvidas se os norte coreanos possuem, além de que uma guerra em montanhas de guerrilha diminuiria a eficiencia da tecnologia pq não seria uma guerra tão aberta qwuanto foi a do golfo em 91

    ResponderExcluir
  18. Mais se a Coreia do Norte fosse pra guerra aberta seria devastada pelos EUA, a Libia só esta resistindo pq as tropas do Gaddafi estão usando taticas de guerrilha isso ta ferrando a OTAN, elças estão escondidas nas cidades, pelo que venho lendo

    ResponderExcluir
  19. segundo um livro chamado "as previsoes da cia para 2020" a china ira ultrapassar a russia ate 2025 em todas as areas,em uma delas a "defesa espacial" a china ja ultrapassou a russia e segundo os proprios institutos de pesquisa dos eua,a china tera mais satelites e mais capacidade espacial do que os eua ate 2020.

    e lembrando que em uma guerra,nao e somente a tecnologia que faz a diferenca,a coragem individual do soldado da infantaria,e a quantidade de soldados e equipamentos tambem fazem muita diferenca,e alguem duvida que a china consegue formar o maior exercito do mundo?eles ja tem o maior exercito,mas se quiserem sao capazes de armar 50 milhoes de chineses facil.

    e no que se refere a equipamentos,a china tera as suas copias de sistemas russos e americanos operacionais ate 2020,e ate 2030 os chineses nao terao apenas tecnologia de ponta mas tambem uma imensa quantidade de material que eles sao capazes de fabricar com a maior industria civil e futuramente militar do mundo.

    pessoalmente acredito que a china tera mais capacidade militar que os eua no maximo ate 2035.

    ResponderExcluir
  20. Bom enquanto a economia dos EUA só cae a da China só cresce, o preço do império privado que os EUA possue é o que ás empresas americanas adoram investir grana na China, pq tem mão de obra bem mais barato, pode ser que a China supere os EUA antes do esperado mesmo, é um pais que so cresce com governo controlando tudo e outro que só cae com governo mais preocupado com quem sera o proximo presidente do que com crescimento, nos republicanos ate o Trump foi cotado haha, daq a pouco vão chamar o Stallone heheh

    ResponderExcluir
  21. Previsões, previsões, previsões... Quandos profecias e previsões já vimos que não se cumpriram? A China não ultrapassou a Rússia em nada até o presente momento. Pode ter áreas que os chineses são pioneiros, mas é só. Para a China ultrapassar a Rússia em algo, primeiro a China terá que desenvolver uma matriz energética digna. A China passará os EUA, porque esse último também não possui uma matriz energética digna.

    ResponderExcluir
  22. as "previsoes"(da cia e do governo brasileiro por exemplo) indicavam que o brasil iria ultrapassar a italia e se transformar na setima maior em 2011,e em julho de 2011 o pib brasileiro ja e maior que o italiano,e ate 2020 a economia brasileira sera maior do que a de todos os paises da europa,inclusive a alemanha.

    ResponderExcluir
  23. pessoalmente eu acredito que o brasil ira se tornar a quinta maior economia do mundo ate 2016.

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não abri um debate sobre economia. Falar de economia é mais fácil do que falar das complexidades de uma guerra ou do poderio desse ou daquele país. A guerra não é uma ciência exata como a economia.

    ResponderExcluir
  25. tem toda razao informante,se economia forte por si so ganhasse uma guerra,a coreia do sul nao teria tanto medo da coreia do norte.

    um pais mais forte economica e industrial do que outro sempre tera grandes vantagens em uma guerra prolongada,porem,se esse mesmo pais for derrotado militarmente muito rapido,nao sera capaz sequer de mobilizar sua infraestrutura economica e industrial para tentar vencer a guerra.

    ResponderExcluir