Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 3 de março de 2011

MSBS-5,56: O moderno fuzil de assalto polonês

Acima as duas versões do MSBS-5,56; O primeiro fuzil está na sua configuração bullpup, o segundo esta na versão 'tradicional'
Navegando pela internet, me deparei com mais um fuzil que está sendo desenvolvido.

A finalidade desse post é para mais uma vez chamar a atenção para a incapacidade da IMBEL em projetar um fuzil moderno.

A Polônia na década de 90 projetou um fuzil em menos de um ano. De 95 a 96 a Polônia desenvolveu um bom fuzil, o Kbs wz. 1996 Beryl, que entrou em serviço no Exército daquele país no ano seguinte, ou seja, em 97. Menos de 10 que o fuzil estava em serviço, a Polônia modernizou esse fuzil, colocou Picatinny rail, guarda-mão, um novo carregador... Depois da modernização o fuzil passou a suportar uma vasta gama de acessórios. Depois da modernização, o ‘novo Beryl’ passou a receber a nomenclatura Wz.2004 Beryl.

As novas versões desse novo Beryl não deixam a desejar os mais modernos fuzis ocidentais existentes no mundo de hoje. Sua única ‘deficiência’ é não ser modular.

Não sabe o que é modularidade para um fuzil? É um fuzil que pode ter seu calibre mudado rapidamente em campo de batalha de acordo com as necessidades.

O fuzil que me chamou a atenção ainda é um protótipo que está sendo testado na Polônia, trata-se do MSBS-5,56. O fuzil destaca-se por ter duas versões: Uma versão ‘comum’ e a outra bullpup, que poderia ser muito útil para forças especiais que atuam em ambientes confinados.

A versão ‘comum’ chama a atenção por lembrar um pouco aquele fuzil que reza a lenda esta sendo desenvolvido pela IMBEL. Seria o novo fuzil da IMBEL inspirado nesse novo fuzil polonês? Sempre lembrando que o Brasil tem uma parceria técnico-militar em vigor com a Polônia.


6 comentários:

  1. Excelente post e de fato há semelhanças.

    Mas, por outro lado, externamente quase todos os fuzis são bastante parecidos. Enfim, não acho que seja "plágio", embora concorde com a trágica incapacidade atávica da IMBEL.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A premissa que os fuzis pouco mudara em mais de 60 anos é verdadeira. Más, ainda sim, podemos ver fuzis únicos e podemos dizer que o fuzil exibido nesse post é um fuzil único.

    ResponderExcluir
  3. Não gostaram do FAL IA2?

    ResponderExcluir
  4. As informações começaram a brotar. Agora estou passando a gostar. Mas tenho ressalvas ainda.

    ResponderExcluir
  5. Ah, essa nomenclatura "FAL IA2" não existe!

    ResponderExcluir
  6. O desenho da coronha do fuzil acima na versão "tradicional, parece com o desenho do fuzil Taurus

    ResponderExcluir