Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 17 de março de 2011

Criador do SLBM Bulava questiona o desenvolvimento de mísseis pesados de propelente líquido

Yury Solomonov
O projetista russo de mísseis, Yury Solomonov, idealizador do míssil lançado por submarino Bulava, questionou hoje os planos do Ministério da Defesa de impulsionar o desenvolvimento de mísseis balísticos pesados que se utilizarão de propelente líquido.

“Se desenrolarmos na Rússia um míssil pesado, tropeçaremos na mesma pedra de 1983.”

Yury Solomonov se recorda do período que a URSS atribuía enormes somas para combater a chamada Iniciativa de Defesa Estratégica dos EUA, programa de longo prazo, cujo objetivo era criar um escudo de mísseis contra armas espaciais hipotéticas. “Na realidade, os americanos só conduziam estudos, enquanto nós anulamos por completo todos os novos desenvolvimentos em matéria de mísseis para criar unicamente o foguete pesado R-36M-2 Voevoda”, disse Solomonov, projetista chefe do Instituto de Termo-tecnologia de Moscou.

O vice-ministro da Defesa da Rússia, Vladimir Popovkin, disse no final de fevereiro que seu país tinha a necessidade criar um novo ICBM pesado de propelente líquido. Na ocasião ele alegava que com esse tipo de propelente, o novo míssil seria capaz de transportar um número maior de ogivas se comparado com o ICBM Topol (míssil de três estágios que usa propelente sólido). Popovkin também disse que mísseis que se utilizam de propelente líquido também possui uma vida operacional maior, cerca de 35 anos ao invés de 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário