Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 8 de março de 2011

Caça furtivo japonês deverá voar em 2014

Protótipo do programa Mitsubishi ATD-X
Um alto oficial da JASDF (Japan Air Self-Defense) disse que o Japão esta em tempo de testar um caça furtivo (stealth) doméstico no período de três anos.

O tenente-coronel Hideyuki Yoshioka disse que o protótipo do caça furtivo provavelmente será testado em 2014.

Yoshioka é o diretor de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos do Ministério da Defesa do Japão.

O governo japonês injetou 39 bilhões de Yenes (US$ 473 milhões) no projeto desde 2009. Essa atitude do Japão veio após o Congresso Americano ter se recusado a vender o caça mais moderno do país, o F-22 Raptor.

"Estamos há dois anos no projeto, e estamos dentro do cronograma", disse Yoshioka. 

Pés no chão

Yoshioka salientou que um vôo de teste bem-sucedido do protótipo, chamado de "Shinshin", ou "Espírito", não significa que o Japão irá imediatamente começar a produzir os caças invisíveis.

O protótipo está sendo desenvolvido para testar tecnologias avançadas, e se for bem-sucedido o governo japonês decidirá, em 2016, como procederá o projeto.

Batalha pela supremacia áerea na Ásia

O Japão é muito dependente da ajuda militar dos EUA, mas isso deverá mudar nos próximos anos, uma vez que China e Rússia estão conduzindo ousados programas militares.

Nunca é demais lembrar que Rússia e China estão com seus respectivos programas de caças furtivos bem encaminhados.

"Se os países vizinhos do Japão têm capacidades furtivas, o Japão terá de se desenvolver essa capacidade para garantir a nossa própria defesa", disse o coronel Yoshikazu Takizawa, Técnico do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário