Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 19 de setembro de 2010

Navios americanos no Golfo Pérsico estão ao alcance do Irã, diz militar

General Yahya Safav
O general Yahya Safavi, assessor militar do líder supremo iraniano, afirmou nesta sexta que os navios de guerra dos Estados Unidos no Golfo Pérsico estão ao alcance dos mísseis iranianos.

Segundo a agência iraniana "Fars", Safavi fez esta declaração durante o discurso prévio ao sermão oficial de sexta-feira de Teerã.

"Temos dois mil quilômetros de praia no Golfo Pérsico e no mar de Omã, portanto qualquer embarcação de guerra americana estará ao alcance dos mísseis terra-mar do Irã", afirmou Safavi.

O ex-comandante do corpo elite de Guardiães Revolucionários do Irã disse ainda que seu país é uma grande potência regional que os americanos não devem desprezar.

"Os inimigos não têm outro remédio a não ser se submeter ao Irã e aceitar as reivindicações do povo iraniano", acrescentou.

O assessor militar do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, acrescentou que o "Irã triunfará diante das ameaças e das sanções dos inimigos".

A República Islâmica do Irã está em disputa com a comunidade internacional por se negar a suspender sua atividade de enriquecimento de urânio, material de uso militar e civil.

O Irã conta aparentemente com urânio suficiente para fabricar duas bombas atômicas, o que preocupa os países ocidentais.

O Ocidente, especialmente a União Europeia (UE) e EUA, veem com preocupação o programa nuclear iraniano, e suspeitam que sob a cobertura deste programa, aparentemente civil, Teerã tente conseguir armas nucleares, o que o Irã rejeita.

A rejeição de Teerã de suspender suas atividades nucleares custou até agora ao país a aprovação de quatro resoluções punitivas pelo Conselho de Segurança da ONU.

EUA, UE e Israel ameaçaram em algumas ocasiões optar por uma solução militar caso fracassem as vias diplomáticas e pressões políticas no caso nuclear iraniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário