Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 26 de setembro de 2010

Coreia do Norte prepara desfile militar sem precedentes

A Coreia do Norte prepara o desfile militar mais importante de sua história, com milhares de soldados, tanques e lança-mísseis, a dois dias de uma reunião do partido no poder, que poderá preparar a sucessão de Kim Jong-Il, noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

Dez mil soldados foram mobilizados desde julho na base aérea de Mirim, próxima à capital, Pyongyang, onde ensaiam para "uma cerimônia nacional de envergadura", destacou este domingo a agência sul-coreana Yonhap, citando fontes anônimas norte-coreanas.

As fontes não informaram a data do desfile que, aparentemente, ocorrerá em Pyongyang.

"As armas deslocadas para o desfile incluem veículos equipados com lança-mísseis de curto e médio alcances, bem como lança-foguetes, artilharia e tanques", informou a fonte norte-coreana à Yonhap.

Provavelmente será o "maior desfile militar" da história da Coreia do Norte, acrescentou outra fonte.

O ministério da Defesa sul-coreano informou, em agosto, ter detectado um deslocamento "maciço" de tropas na Coreia do Norte, perto da capital.

Com 1,19 milhão de efetivos, o exército norte-coreano é um dos maiores do mundo, e seus soldados celebram regularmente aniversários políticos com desfiles multitudinários.

Na terça-feira começa em Pyongyang uma reunião do partido no poder, a primeira em 30 anos, que, segundo analistas, poderia preparar a sucessão do líder Kim Jong-Il, que nomearia seu filho caçula para substituí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário