Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Militares do 19º Batalhão se preparam para missão no Haiti

Estudo do idioma Creole, instruções teóricas e treinamento físico são algumas etapas pelas quais os militares do 19.º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) estão passando desde o início do mês, com o objetivo de se preparar para integrar a Missão de Paz ao Haiti. Cerca de 200 homens devem embarcar em fevereiro de 2011 para mais uma missão naquele país. Esse será o 14.º contigente a ser enviado, conforme o capitão Jefferson Della Valentina, que estará no comando do grupamento.

"Nossa função será de manter o ambiente seguro e estável no país haitiano. Faremos patrulhamento a pé e motorizado, entrega de mantimentos e segurança de autoridades. Ontem à tarde, os militares ouviram as experiências do major Flademir Alecrim da Silva Naje sobre a primeira estada do 19.º Batalhão no Haiti, em 2004. "Procuro alertar que para ajudar é preciso não interferir na cultura local e saber o mínimo do idioma deles, por exemplo, disse Naje.

Atual situação

O 1º sargento Vilso Franco chegou há um mês do Haiti. Ele conta que o país está um pouco melhor no momento. "Chegamos lá logo depois do terremoto. Estava tudo em ruínas. Agora já não há corpos espalhados e os escombros que estavam no meio das ruas já foram removidos também. Mas, calcula-se que existam um milhão de desabrigados. E estes foram levados para praças e campos de futebol. Cedido para a tropa de paraquedistas do Rio de Janeiro, Franco ajudou como intérprete na sua última missão. Falando francês, ele auxiliava nas escolas, nas reuniões com ONGs e na remoção de feridos. "O contingente que irá agora terá muito trabalho, disse Franco, que era integrante do Pelotão de Fuzileiros, no primeiro grupamento enviado pelo 19º Batalhão no ano de 2004.

Capitão irá conhecer o local

No próximo dia 16 de outubro, o capitão Jefferson Della Valentina embarca para o Haiti para fazer um reconhecimento do local onde sua tropa irá trabalhar por, pelo menos, seis meses. Para o militar, a ida ao país é uma nova experiência. "É a primeira vez que vou. A expectativa é grande para saber como vai ser o trabalho por lá, pois sabemos da pobreza extrema que vive a população. E os haitianos têm o Exército Brasileiro como uma ajuda que cai do céu. Nos admiram bastante. Além disso, penso na família que fica, relatou o capitão.

Força do Exército

O tenente-coronel Israel Guimarães de Sousa Martins, comandante do 19.º BIMtz, diz que a força do Exército é conhecido no país e no mundo por meio dessas missões. Na quinta, às 19 horas, será feita uma confraternização entre famílias dos militares que participarão da missão no Haiti. Será um momento musical com a temática Paz no Mundo, que contará com a apresentação da banda de música do 19.º BIMtz e da banda MobiPraise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário