Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Le Monde" acusa Sarkozy de espionagem

Jornal diz que serviço secreto violou lei de imprensa ao expor suposta fonte de reportagens; presidente nega

Chefe de Estado francês está sendo acusado de receber doações ilegais da L'Oreal, gigante do setor dos cosméticos
Nicolas Sarkozy
O jornal francês "Le Monde" acusou ontem o presidente Nicolas Sarkozy de ter violado a lei sobre liberdade de imprensa no país ao ordenar que o serviço secreto descobrisse a identidade de uma fonte cujas revelações reforçaram suspeitas de corrupção envolvendo o governo.

A Presidência nega as acusações, mas o chefe da polícia, Frédéric Péchenard, confirmou ter pedido à agência de espionagem DCRI que investigasse, por supostas razões de segurança nacional, "o vazamento de informações por parte de um alto funcionário do governo".

Em sua edição de ontem, o "Monde", de centro-esquerda, diz que o telefone de um assessor penal do Ministério da Justiça identificado como David Sénat foi ilegal e secretamente inspecionado por agentes da DCRI.

A perícia no aparelho teria revelado que Sénat conversou várias vezes com o repórter do "Monde" encarregado de cobrir o escândalo, atualmente em trâmite judiciário.

O direitista Sarkozy é acusado de receber doações ilegais da bilionária família Bettencourt, dona da multinacional de cosméticos e produtos de higiene L'Oreal.

O governo francês suspeita que Sénat tenha fornecido ao "Monde" o conteúdo das investigações que apontam para o envolvimento direto do ministro do Trabalho, Eric Woerth, no escândalo.

Após a publicação da reportagem, em julho, Sénat foi transferido de Paris para um posto administrativo em Caiena, na Guiana Francesa.

O "Monde", que não confirma a identidade da fonte de sua reportagem, disse ontem em editorial publicado em sua primeira página que Sarkozy feriu o direito de sigilo das fontes.

Ironicamente, a lei que protege a identidade das fontes da imprensa foi reforçada em janeiro sob chancela do próprio Sarkozy.

O jornal planeja iniciar um processo jurídico pela violação e obteve o apoio imediato de outros veículos de comunicação, de partidos de oposição e de sindicatos.

Adversários do presidente francês falam em "Sarkogate", uma alusão ao escândalo do Watergate, que levou à renúncia o presidente americano Richard Nixon em 1974 por escutas telefônicas ilegais de adversários.

As denúncias contra Sarkozy aumentam a pressão sobre o governo, que sofre crescente rejeição popular por diversas iniciativas controversas, como a expulsão de ciganos, o endurecimento das políticas de segurança e a liberalização da Previdência.

Precedente

Violações já haviam acontecido em governos anteriores. O socialista François Mitterrand (1981-1995) comandava uma ampla rede de escutas telefônicas ilegais.

E Jacques Chirac (1995-2007) é acusado de ter permitido que a Inteligência forjasse dossiês contra Sarkozy, seu feroz rival embora integrasse o mesmo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário