Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ministro da Defesa do Brasil admite a possibilidade do país entrar no programa de desenvolvimento do caça russo de 5ª geração

O ministro Celso Amorim (Defesa) admitiu hoje a possibilidade de o Brasil entrar no projeto do caça de quinta geração da Rússia, o Sukhoi T-50.


Ele tinha acabado de se reunir com seu colega russo, Sergei Shoigu, que visitou Brasília para fechar a venda de US$ 1 bilhão em baterias antiaéreas --o contrato deverá ser assinado em meados do ano que vem.

Shoigu não fez oferta direta de caças para a Força Aérea Brasileira, mas Amorim fez o comentário separando a licitação em curso hoje (o F-X2) e eventuais projetos futuros.

O F-X2, processo que vem do governo Lula, prevê a compra de 36 aviões de combate para servir de base para a FAB. Disputam três modelos de quarta geração, ou seja, que incorporam integração digital de sistemas e têm capacidade de combate "além da linha do horizonte" com mísseis: o F-18 americano, o Rafale francês e o Gripen sueco.

A Rússia foi eliminada, com seu Sukhoi-35, desse processo. O ministro brasileiro foi enfático em dizer que o processo atual está valendo e deve acabar brevemente.

Agora, Amorim pela primeira vez falou em cooperação na próxima geração de caças, a quinta, que usa computadorização ainda mais intensiva e tecnologias para voo furtivo, próximo do invisível aos radares.

Só os EUA têm um caça de quinta geração em operação, o F-22. A Rússia já tem cinco protótipos voando de seu modelo, o Sukhoi T-50, que terá uma versão de exportação desenvolvida em conjunto com a Índia. O avião poderá estar operacional por volta de 2016.

Além da compra de três baterias antiaéreas Pantsir-S1, altamente eficazes, e de duas baterias com mísseis portáteis Igla-S para complementar o estoque brasileiro do material, a Rússia formou com o Brasil um grupo de trabalho para segurança cibernética.

A iniciativa vem na esteira das denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos. A presidente Dilma Rousseff cancelou sua visita de Estado a Washington devido à revelação de que suas comunicações foram monitoradas. E a Rússia abriga temporariamente o delator do caso, Edward Snowden.

*As informações são do jornal paulista "Folha de São Paulo"

10 comentários:

  1. OU isso é verdade, OU isso será usado para os Americaninhos virem nos presentear com uma proposta mais interessante em um pacote de jatos, talvez com um valor pouco mais em conta, e talvez um %zinho maior de transferência.

    Faz parte do jogo deste tipo de negociação, infelizmente.

    Mas seria muito bom se esta proposta fosse séria, e se houvesse aceitação do Brasil. Aí sim os BRICS estariam bem alinhados, pois entre eles estamos comendo moscas faz tempo, tecnologicamente falando.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns grande patriota Min. Celso Amorim !

    ResponderExcluir
  3. Seria bom demais para acreditar não é? Mas como sonho é de graça, literalmente não custa nada ter esperança.

    ResponderExcluir
  4. Sonhar ainda ñ custa nada....ñ acredito. Só vendo..Sds.

    ResponderExcluir
  5. Creio que e mais fácil a FAB voar um X-Wing do que vermos nossos Jaguares a bordo de um T-50, infelizmente não há no Brasil um programa de estado, mas sim um programa de partido, falta ao Brasil um estadista de verdade comprometido com os interesses nacionais e desta população tão sofrida.

    ResponderExcluir
  6. Desta vez vai da certo, vamos ter Sukhoi-35 por enquanto e mais tarde o T -50

    ResponderExcluir
  7. Ministro Celso Amorim patriota ? parem de falar besteiras. Esse sujeito nunca deveria exercer o cargo atual por incompetência e ideologias retrógradas de regimes socialistas. Minha opinião foi que este país deveria estar a muito tempo usando equipamentos militares russos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amorim, quando era chanceler, provou o quão ama seu país. Sua ideologia nada tem a ver com seu carater.

      Excluir
  8. Amigos, ideologia socialista ñ tem nada a ver com investimento em defesa, a exemplo estar os venezuelanos. Não é o ministro quem decide nada e sim o(a) presidente.

    ResponderExcluir
  9. Piorou então...Com esses presidentes das últimas décadas sucateando nossas forças armadas...Que fique bem claro aos cegos de plantão : O atual governo não está investindo nas forças armadas...Está apenas repondo o básico do essencial para manter as aparências. Quem já foi ou é militar das FAS e não curioso,sabe muito bem o que eu digo. E não digam asneiras,pois o Chaves era um militar. Nossos governantes atuais nunca foram e existem sim o revanchismo contra as FAS e os militares no Brasil,vide a comissão da desverdade atuando livremente !

    ResponderExcluir