Washington está preparado para oferecer à Índia seu mais recente caça de combate furtivo, F-35 Lightning II, também conhecido como Joint Strike Fighter, assim afirma a agência de notícias indiana IANS, depois de as empresas americanas perderam a concorrência vigente na Força Aérea Indiana para o fornecimento de 126 caças.
Se a Índia está interessada no JSF, os Estados Unidos estão preparados para fornecer informações sobre o caça como parte do processo de vendas, assim descreve um relatório do Pentágono sobre a cooperação com a Índia apresentado ao Congresso Americano.
“Se a Índia mostrar interesse no JSF, os EUA estariam dispostos a fornecer informações sobre ele, incluindo suas características técnicas e outras informações para atender as solicitações indianas”, disse a agência IANS citando o relatório.
O F-35 ainda está em testes, mas o mesmo já tem uma baixa taxa de produção. O caça será fabricado em série por volta de 2016, de acordo com a revista Aviation Week. Só os Estados Unidos querem comprar cerca de 2,500 F-35.
A Índia está atualmente em outro programa de compra para aquisição do caça furtivo russo Sukhoi T-50, também conhecido como PAK-FA. Dois protótipos do T-50 estão passando por testes de voo em Moscou, um terceiro protótipo está em fase final de montagem em Komsomolsk-on-Amur. A produção em série do caça de quinta geração russo está prevista para 2014 ou 2015, já a variante indiana, conhecida pela nomenclatura Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) está pronto em 2020.
A agência indiana afirma que os EUA estão dispostos a oferecer o JSF como um alternativa ao T-50.
Desenvolvido pela Lockheed Martin, o F-35 é um caça multifuncional de quinta geração. A aeronave vem para substituir a imensa frota de caças F-16 e A-10 dos EUA, bem como outras dos aliados americanos na OTAN.
No inicio deste ano, as empresas americanas se lançaram na concorrência indiana MMRCA para o fornecimento de 126 caças à IAF (Força Aérea Indiana). A Boeing ofereceu o caça F/A-18E/F Super Hornet, já Lockheed Martin ofereceu F-16IN Super Viper, enquanto a russa MiG ofereceu o caça MiG-35, a sueca SAAB ofereceu o Gripen NG, a francesa Dassault ofereceu o Rafale e por último o consórcio europeu Eurofighter oferecera o Typhoon.
Fontes militares indianas, citadas por várias agências de notícias índias, afirmam que só o Rafale e o Typhoon atendem as agências da Força Aérea Indiana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário