Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“A Guerra mais Fria começou e Putin está na liderança”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está desbancando os EUA de status de superpotência e para isso, o mesmo não usa nem bombas, nem tanques de guerra, asseguram destacados especialistas americanos em energia estratégica.

Marin Katusa, em seu livro “The Colder War: How the Global Energy Trade Slipped from America's Grasp” descreve que o êxito de Putin se deve a implementação de um engenhoso plano  destinado a diversificar o mercado do comércio energético mundial.

No entanto, esse plano é devastador para os EUA devido que seu poderio e prosperidade se baseia justamente no controle do comércio enérgico mundial, além de que esse setor é a maior fonte de demanda de dólares, argumenta Katusa, que é um dos investidores mais bem-sucedido e gestor de fundos de exploração de recursos energéticos.

“A arma de Putin são as vastas riquezas de seu país. A Rússia é o segundo maior exportador de petróleo, inclusive se prepara para superar a Arábia Saudita. É o maior exportador de urânio do mundo, que proporciona energia a 10% dos lares americanos. É o país com as maiores reserva de gás natural”, resume o autor em seu livro.

O recém acordo energético alcançado entre Rússia e China e o lançamento do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS são uma ameaça direita ao atual sistema, que se baseia nos petrodólares, diz Katusa.

Por outro lado, a professora de história da Universidade de Zurique, Nada Boskovska, em um artigo para o jornal suíço Der Bund, sugeriu que as potências ocidentais respeitem os interesses políticos de Moscou.

Segundo Boskovska, na década de 1990, a política russa era débil e gozava de simpatia por parte do Ocidente. Mas com a chegada de Putin ao poder, o país começou a retomar seu status de superpotência, provando severas criticas das nações ocidentais e agora a Rússia é joga no rol importante do cenário mundial.


12 comentários:

  1. Excelente artigo. A Rússia não vai ficar de mão cruzada não. Isolar um país grande como Rússia é quase impossível. Rússia produzir quase tudo que precisa.

    ResponderExcluir
  2. sou brasileiro,nao sou comunista e nem simpatizante . Sou um grande fã do presidente Putin. O homem é um patriota invejável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Putin não é comunista, ele é de centro.

      Excluir
    2. ele pode ser de centro,mais q ele sente uma grande nostalgia da era Soviética ele sente, pena q pra ele o tempo não volta!

      Excluir
    3. Não, não... Ele é um grande defensor do Império russo.

      Excluir
    4. não tenho duvida do amor e da dedicação q ele tem pela RUSSIA, mais q ele tem saudade dos velhos tempo ele tem é fato, ficou famosa uma frase q o mesmo disse q o pior desastre geopolítico do seculo XX foi o colapso das URSS, fora q ele foi um ex agente da KGB!

      Excluir
  3. Patriota, esse é o termo correto. Putin é patriota, coisa invejável, pois aqui o que predomina é o apátrida, o entreguista, o sem vergonha lambedor de ovos americanos. E quando aparece um político mais ou menos nacionalista, morre num desastre de avião ou de outro tipo qualquer. Será ,que os Russos não aceitariam uma troca? A gente mandaria pra lá A Dilma, o Aécio, o FHC, o Lula e eles nos mandariam o Putin. Como brinde poderíamos mandar todo o Congresso nacional e de japa todo o judiciário. Que tal? Quem aceita digite amém. kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. A Arábia Saudita, totalmente subserviente aos EUA, participa agora de um plano dos americanos para levar a Rússia, totalmente dependente das receitas com a venda do petróleo, à falência. Simplesmente a Arábia Saudita vai elevar, aos poucos, sem alarde, sua produção a níveis inauditos, forçando uma substancial queda no preço do petróleo de tal monta que a Rússia simplesmente não suportará. Quanto à Arábia Saudita, ela terá uma aporte financeiro americano, correspondente a uma fração do seu orçamento militar anual, que será mais do que o suficiente para sair ilesa desta situação. Assim, com a Rússia falida, o Sr. Putin pode dar adeus aos seus sonhos de superpotência.

    ResponderExcluir
  5. A Russia está a fazer o msm ,elevando sua produção de petróleo.
    hj ja é segunda em exploração em breve será primeira.

    Cristiano Martins

    ResponderExcluir
  6. Isso não é tão simples assim não. A Rússia não vive só de petróleo como a Arábia Saudita. A Rússia tem sua econômica diversificada.
    Além disso, a Russía não é boba de pegar de supresa. Putin é um jogador de xadrez de primeira categoria.

    HJ

    ResponderExcluir
  7. A União Soviética, infinitamente mais poderosa do que a solitária Rússia (que tem um PIB menor do que o do Brasil) perdeu fragorosamente a chamada Guerra Fria e isto sob o comando de nomes como Lênin, Stalin, Khrushov, Brejnev, que fazem Putin parecer um amador. Assim, nem nos mais loucos sonhos há como a Rússia derrotar os EUA em qualquer campo que seja!

    ResponderExcluir