Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 14 de junho de 2014

Soldados iraquianos impedem estrangeiros de entrarem em Mosul

8 comentários:

  1. MICHAEL na minha opinião o Iraque só vai ter jeito se não existir mais o Iraque, e sim q o pais se desintegrasse assim como aconteceu na ex-Iugoslávia ,se tornando em 2 nações. uma pros curdos e xiitas, e outra pro sunitas, porque essa guerra é sectária e existe bem antes da invasão americana, controlada apenas pela mão de ferro do ex-ditador Saddam Hussein!

    ResponderExcluir
  2. A situação no Iraque está péssima. Um grupo radical denominado ISIS, que nem a Al Qaeda quis como sua integrante, está tomando as cidades e aterrorizando a população. A cidade de Mosul foi tomada. O exército fugiu. Pra se ter uma idéias da situação Irã e EUA estão cogitando se unirem em operações militares contra esse grupo. No youtube tem vídeos terríveis.

    ResponderExcluir
  3. Unknown, antes de criar teoria tem que estudar a geografia de um país, os curdos e xiitas não tem como formarem o mesmo país, porque entre o território deles tem toda região sunita como Falluja, Tikrit etc... estão pelo caminho, mais daria para dividir o Iraque em três: Curdos,Sunitas e Xiitas, e mesmo assim não haveria nenhuma garantia de paz, porque Bagdá seria um problema, pq tem Sadr City que é Xiita, e vários bairros sunitas, Kirkuk também seria um problema, pq tanto Curdos quanto Sunitas iriam querer ela, até por todo petróleo que tem. O fato é que a invasão americana e britânica ferrou o Iraque, e desde que o Saddam caiu o Iraque virou um caos completo, antes haviam combates separatistas curdos, ocorreu levante xiita mais nada comparado ao que se vê nos últimos 11 anos, agora vem chamando atenção da mídia, pq o governo do Al Maliki pró EUA/UE está correndo risco de ser derrubado por inimigos declarados dos EUA/UE, mais a verdade é que atentados e matança contra civis de forma generalizada, ocorrem há 11 anos.Outra questão, o tipo de guerrilheiros de hoje, não havia nem rastro de Al-Qaeda ou seus genéricos no Iraque nos tempos do Saddam, desde de 2003 a Al-Qaeda deitou e rolou na matança, i esse ISIS que se separou da Al-Qaeda, nada mais é do que uma cópia da Al-Qaeda um pouco mais radical ainda.

    ResponderExcluir
  4. Se o Irã entrar em guerra contra o ISIS, vai ser um baita erro estratégico cometido pelo Irã, uma coisa é o Irã apoiar o governo do Assad, que é de fato aliado do Irã desde dos tempos do pai dele, outra bem diferente é o Al-Maliki, que mantem relações com o Irã, mais na hora do petróleo e dos negócios bélicos, ele sempre está de acordo com os EUA que é o velho inimigo e única ameaça ao Irã. O máximo que um ISIS pode futuramente causar ao Irã, são alguns atentados daqui, umas emboscadas dali, já os EUA pode simplesmente futuramente tentar tomar todo o Irã em busca do petróleo como fez com o Iraque, se meter na guerra do Iraque seria um erro grosseiro do Irã, a influência do Irã real sobre o Iraque é muito ilusória.

    ResponderExcluir
  5. A questão é que o EIIL está a serviço da inteligência saudita. Os sauditas através da ideologia Wahabita, são os principais responsáveis pela intransigência sectaria no mundo islâmico. Da Nigéria ao Caucaso, os sauditas ditam as ordens aos grupos terroristas. Quem são os maiores inimigos da Arábia Saudita? O Ira,xiita e a irmandade muçulmana protegida pela Turquia. Qual o objetivo dos sauditas? Criar um estado tampão que limite o Irã e a Turquia. É absolutamente certo que os EUA foram coniventes e estavam a par da situação. Lembrando que a Al Qaeda segue a cartilha dos EUA e o EIIL, segue a cartilha saudita. O sectarismo sempre foi usado pelos sauditas como meio de impor a ideologia Wahabita.O wahabismo é o maior inimigo do isla atualmente, sendo responsável por inúmeras atrocidades cometidas em nome dos interesses sauditas. Essa era uma das vias que mencionei quando afirmei que se os EUA não varresse Assad do poder,as monarquias arabes tomariam uma atitude. E hora de o Irã jogar o mesmo jogo e armar e treinar seus seguidores e partir para a ofensiva. Malik,o PM do Iraque, foi incompetente ao não conseguir unificar o país e eliminar a influência saudita. De certo modo os Iraquianos sunitas seguem as ordens de Riad,enquanto a influência iraniana é exagerada.Os militares sunitas em grande maioria foram subornados ou ameaçados pela inteligência saudita. Os próprios iraquianos sunitas são submetidos pelo terror e crueldade dos militantes do EIIL. Com a agressão americana em 91 e 2003,a população impobrecida é facilmente ludibriada pelos religiosos wahabi,que oferece ajuda financeira aqueles que aderem aos grupos terroristas. Os"Condottieri"modernos a serviço dos sauditas são os responsáveis pelo recrutamento de criminosos e jovens desempregados em todo mundo islâmico. O Irã deve ser cauteloso em relação aos EUA, que pode estar usando a situação para barganhar"alguma "coisa.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar tudo q funciona ou não funciona na pratica,teve antes sua teoria elaborada,agora voltando a falar sobre o Iraque quando eu falei em dividir o Iraque em 2 países eu pensei antes q poderia ser dividido em 3 só q eu considero o Iraque um pais muito pequeno pra ser dividido em 3, uma parte só para os sunitas a outra parte para curdos e xiitas sendo q esses tem menos rivalidade entre si d q xiitas e sunitas, em relação das cidades q vc citou d maioria sunita seria o preço alto a pagar deixando essas regiões para os curdos e xiitas para ter o seu estado puramente sunita,podendo viver relativamente em paz sem ser preucupar todos os dias em matar xiitas ou morrer nas mãos deles,em relação ao ouro negro bastava entrar em 1 acordo e dividir as receitas em partes iguais,e sobre a capital dividir a sua administração com os xiitas curdos sunitas sem divisão de classes, e em relação a esse grupo ISIS é o único grupo q emacula a rebelião na Siria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O território Sunita é grande, só a província de Salahadin sozinha tem 22 mil km², isso é maior do que Israel, somando ás outras províncias do triangulo sunita dá um território maior do que muitos países europeus e latinos. O Iraque tem mais de 400 mil km², espaço lá tem de sobra para dividir três países com vasta quantia de petróleo, o que falta são interesses estrangeiros para isso, um Iraque é fácil controlar petróleo, três países seria bem diferente, porque primeiro um país sunita seria inevitavelmente inimigo ocidental devido ao ISIS, um país xiita sem curdos seria pró Irã, alguém tem dúvidas que jamais os EUA vão permitir o desmembramento do Iraque? E lógico que não vão, o Iraque vai manter-se como um país enquanto tiver petróleo lá, nem que para isso morram milhões de pessoas literalmente, que hajam golpes militares e por ai vai, com todo petróleo que o Iraque tem não vão deixar desmembrar.

      Excluir
    2. Só o ISIL por acaso Unknown? Al-Nusra é ligada a Al-Qaeda, o ELS é um bando de mercenários, a frente islâmica é outro grupo fundamentalista islâmico, a única diferença básica dela pra Al-Nusra, que a frente islâmica não tem intenções expansionistas, por isso não o Talibã também não tem e nem por isso deixa de ser uns lunáticos fanáticos, no final das contas a oposição síria além de dividida entre si, não tem porcaria nenhuma que presta a oferecer.

      Excluir