Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mais de 5.000 voluntários iranianos se oferecem para proteger os locais sagrados xiitas no Iraque

Membros do Basij, milicia voluntária paramilitar iraniana 
Mais de 5.000 iranianos se comprometeram a defender os lugares sagrados dos muçulmanos xiitas no Iraque antes os jihadistas sunitas que estão a lutar contra o governo iraquiano nesse momento, informou ontem (17) a agência de notícias AFP.

A campanha foi lançada pelo Headquarters for the Defence of Shiite Shrines, no site Harimshia. Os voluntários podem se escrever pela internet ou via mensagem de texto pelo seu celular.

"Aqueles que se inscreverem serão organizados em unidades ... e se a ordem é dada pelo líder supremo (Ayatollah Ali Khamenei), eles irão para o Iraque para defender os locais", disse a página Harimshia.

A campanha segue um apelo de um principal clérigo xiita, o grande Aytollah Ali al-Sistani, que pede que os voluntários combatam o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL), grupo que procura estabelecer um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque.

O Irã é de maioria xiita e apóia o governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki. O presidente iraniano Hassan Rouhani disse no sábado que o Irã estava pronto para ajudar o Iraque se o governo de Maliki pedir, informou a AFP.

18 comentários:

  1. E vergonhoso terem que juntar países para combaterem uma milícia pq o governo local é um lixo, como pode o Iraque com tanto petróleo não ser capaz de se defender de uma milícia? Uma coisa é um exército não conseguir derrotar táticas defensivas de milícias como emboscadas, atentados e tal, outra é não conseguir conter avanço em território aberto, ninguém sai tomando cidades saindo por rede de esgotos, para isso precisa tomar estradas, invadir cidades com comboios, e ás forças armadas iraquianas não são capazes de combater uma milícia que avança em technicalls , e precisa de apoio de EUA e Irã, vergonhoso isso, ai vai hoje o Al-Maliki pedir para os EUA bombardear o ISIS, pq ele não tem capacidade de derrotar o ISIS, é o Iraque depois do Saddam se tornou uma piada ambulante, nem debaixo do rigor do embargo de 1990-2003 essas coisas aconteciam no Iraque nos tempos do Saddam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respeito a sua opinião, mais não acho vergonhoso .o ISIS é uma milicia muito poderosa apoiada por mornáquias sauditas mais ricas do q o próprio Iraque, além disso ela está tendo apoio de muito lideres tribais sunitas verdadeiros senhores da guerra q estão descontente com o governo comandado pelo sectário Maliki, e é bom lembrar q muitos integrantes do ISIS combateram as tropas americanas e deram muito trabalho paras eles,a guerra só ta apenas começando´ a gasolina da Siria está se alastrando na região. NASHEED!

      Excluir
    2. O ISIL não é algo novo, ele sempre existiu. É o ex-Estado Islâmica do Iraque.

      Excluir
  2. Os EUA fuderam o Iraque !

    ResponderExcluir
  3. Michel porque você não se escreve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huaaahuauhhuauhauhahahahahahu fatality, modafocka

      Excluir
    2. kkkk to vendo q o amigão não gosta do dono do blog, i se ele morresse no Iraque quem iria atualizar o informante? q por sinal é um blog muito bacana!

      Excluir
    3. Que isso eu sempre leio esse blog, e vejo o Michel Medeiros, falando para evitar esse tipo de comportamento,agora você (Michel Medeiros) vem com uma dessas !
      Cadê a moderação dos comentários ? Pq não deletou o comentário ?

      Agora voltando ao que interessa, eu acho válido essas cidades tem um valor histórico mundial devem mesmo serem defendidas ! quanto ao alistamento, se aliste quem quiser pois é voluntário !
      Ps: como faço para o meu nick aparecer ?

      Excluir
    4. Atenha-se em somente comentar os posts. No meu blog, MANDO EU! Não sou obrigado a ser afrontado e ficar quieto. Até que fui brando.

      Excluir
    5. ''quanto ao alistamento, se aliste quem quiser pois é voluntário''
      Nada disso já disse não se aceitam qualquer um,não adianta tentarem converse qualquer pessoa a se alistar,não aceitam qualquer mer@@ !

      Excluir
  4. Saddam conseguia manter esse pessoal no canto deles,vejo muitos criticarem o Obama a questão é que ele não tem mais dinheiro para guerra,ja pegou o cofre cheio de promissórias para pagar.
    Agora negocia na surdina com o Irã,esse que so vai mesmo com grandes vantagens no seu programa nuclear ou o califado chegará nas portas do sionismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto existir os EUA,Alemanha,e a Inglaterra o califado nem perto do portão deles vão chegar,

      Excluir
  5. desses 2 grupos qual é o mais poderoso? (Estado islamico do Iraque e levante)q tomou quase a metade do território Iraquiano,ou a( Jabhat an-Nuṣrah li-Ahl ash-Shām,)q é a unica e representante legitima da AL-Quaeda na Siria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, os dois grupos se equivalem. Mas segundo os próprios militares americanos, a maior ameaça hoje é o ISIL.

      Excluir
  6. Olha aqui amiguinho não é qualquer Zé Mané que pode ser voluntario,tem que ter culhões,vocês vem aqui nesse blog e até hoje não sabe disso !
    Ficar falando pra esse ou aquele se alistar e fácil,mas não aceitam qualquer um saibam disso .

    ResponderExcluir