Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 24 de junho de 2014

Al-Baghdadi, o vingador de Bin Laden

O líder do EIIL desafiou até a cúpula da Al Qaeda

Print-screen do profile de Al-Baghdadi da página do FBI
O ex-comandante em chefe dos rebeldes sírios Salim Idriss disse em uma entrevista recente que possuía informes sobre a saída de Abubaker al Bagdadi da Síria, onde havia combatido à frente do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). Tão nova era a notícia de que Abu Bakr al-Baghdadi, responsável máximo pelo EIIL, havia abandonado o país quanto o próprio fato de que estivesse lá. Um peso-pesado do jihadismo estar na primeira linha da batalha diz muito sobre quem e como é Al Bagdadi, nascido Ibrahim Awwad Ibrahim Ali al Badri e também conhecido como Abu Dua.


Al-Baghdadi, natural da cidade sunita de Samarra (Iraque) e com 43 anos de idade, é o novo homem a combater na luta contra o terrorismo islâmico, depois da ofensiva de seus homens no norte iraquiano. Os seus, como indicava o general Idriss na conversa, são milicianos extremistas -- cerca de 10 mil, segundo vários analistas -- chegados do Afeganistão, do norte da África e inclusive da Europa; uma radiografia distante da que sairia hoje da Frente Al Nusra, organização da mesma raiz que o EIIL, hoje inimiga em solo sírio, e formada principalmente por iraquianos e sírios.

No Iraque começam, e por agora acabam, as ambições jihadistas de Al-Baghdadi. Esse iraquiano de pele azeitonada, olhos castanhos e cabelos pretos, cursou estudos religiosos na Universidade Islâmica de Bagdá. Com Saddam Hussein à frente do país, Al-Baghdadi começou a pregar na província de Diyala. Quando os EUA atacaram o centro da ditadura, sua militância virou para a insurgência. Acabou entre as grades em Bucca Camp, sob o comando do exército americano.

Permaneceu preso por quatro anos. Uma vez em liberdade, no verão de 2010, o Estado Islâmico do Iraque, do qual depois nasceria o EIIL, e então frontal da Al Qaeda no Iraque, escolheu Al-Baghdadi como novo líder. Os EUA tinham liquidado três de seus dirigentes: Abu Omar al Baghdadi, Abu Hamza al Muhajir e Abu Ayyub al Masri. Segundo alguns militantes, foi o próprio "xeque" Bin Laden que levou Al-Baghdadi ao mais alto nível da filial terrorista iraquiana. Por Bin Laden o novo líder do EIIL jurou vingança depois que aquele foi assassinado no Paquistão, em maio de 2011. Prometeu e cometeu quase uma centena de ataques para vingá-lo e levou o Iraque novamente ao terror em um dos verões mais sangrentos desde a invasão, incluindo o atentado contra a mesquita de Umm al Qura, a maior da capital do Iraque, com um saldo de cerca de 30 mortos.

Apesar de muitos acólitos tentarem apresentar Al-Baghdadi como um filósofo da causa islâmica, a crueldade da campanha síria mostra um jihadista impiedoso. Mandou do Iraque ao país vizinho Abu Mohamed al Golani para fundar a Frente Al Nusra. Al Golani decidiu depois seguir por sua conta e desatender à ordem de Al Bagdadi.

Este, contra os ditames do atual líder da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, que o queria concentrado no Iraque, correu no ano passado a arrasar o norte da Síria. Assim começou batalha contra a Al Nusra e os rebeldes que iniciaram a revolta anti-Assad. Al-Baghdadi, derrotado em vários enclaves, teve que fugir do solo sírio. No entanto, mantém em seu poder a cidade setentrional de Raqa e muitos pontos estratégicos do leste, fronteiriço com o Iraque e rico em hidrocarbonetos.

2 comentários:

  1. Se não fosse mais uma vez os EUA movidos por interesses econômicos, entrar em uma guerra que não tem porcaria nenhuma haver, o EIIL iria conseguir derrubar o Al Maliki em Bagdá, mais com os EUA prontos para mais uma guerra para garantir seus negócios, não vai dar para o EIIL conseguir tomar Bagdá os EUA só vão esperar o Al Maliki anunciar o novo governo que fará dia 1° segundo o Al-Maliki já se a casa branca mandou o capacho vai obedecer já comd ata marcada, e vai começar bombardear o Iraque, vcs vão ver será que nem na Líbia serão vários meses de ataques aéreos, talvez até mais que os 7 meses da Líbia, pq o EIIL vai dar trabalho quando partir pra guerrilha urbana, e o exército iraquiano em terra não é de nada, inclusive vem fugindo descaradamente da guerra, o EIIL é muito mais determinado que o exército fujão do Iraque que perdeu várias cidades sem quase combater, e o Al Maliki não passa de um títere de terceira, a diferença que quando entra os EUA ai a história muda, ai o capacho vai continuar no poder em Bagdá.


    ResponderExcluir
  2. O Abu Bakr al-Baghdadi, claramente se espelhou no Mullah Omar o líder do Talibã, tem várias semelhanças, ele que nem o Omar, não aparecem em vídeos nem em fotos oficiais, essa foto é do FBI, ambos não deixam aparecer a imagem perante o público. O Al Baghdadi também utiliza do título o comandante dos fieis (título utilizado pelo Mullah Omar), a política do EIIL em Raqa na Síria, lembra demais o Talibã nos tempos em que governava o Afeganistão, o Al-Baghdadi se assemelha mais a uma cópia do líder foragido do Talibã, do que com o Bin Laden, apesar de vários relatos exageradamente o descreverem como novo Bin Laden.

    ResponderExcluir