Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Embraer vai modernizar 11 caças da Aeronáutica

Valor do contrato, anunciado ontem pela empresa brasileira, é de R$ 276 mi

Acordo também prevê simulador de voo dos caças F-5; desde 2000, 39 dessas aeronaves passaram por reforma


A Embraer anunciou ontem um contrato de R$ 276 milhões para modernizar 11 caças F-5 da FAB (Força Aérea Brasileira). Com a modernização, os caças ganharão uma vida útil adicional de cerca de 15 anos.

Desde 2000, a Embraer já reformou 39 caças F-5 da FAB, de um contrato inicial envolvendo 46 caças, adquiridos a partir dos anos 70. As entregas desse primeiro lote começaram em 2004 e os sete que faltam estão em processo final de atualização, segundo a Embraer.

Além da modernização das aeronaves, o contrato prevê o fornecimento de um simulador de voo da mesma aeronave.

"O programa de modernização tem como foco prover à aeronave um sistema de guerra eletrônica de última geração, novos aviônicos, sistema de reabastecimento em voo e maior capacidade operacional", informou a Embraer por meio de um comunicado.

Enquanto dá seguimento à modernização de sua frota, a FAB aguarda a decisão do governo sobre a compra de 36 novos caças. Diante das dúvidas sobre a melhor opção de compra e dos cortes no Orçamento de 2011, a definição foi adiada pela presidente Dilma Rousseff. A compra ainda poderá ser definida neste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012.

Na negociação para a compra de 36 caças para a Aeronáutica concorrem os aviões Rafale, da empresa francesa Dassault (uma opção que chegou a ser dada como certa pelo ex-presidente Lula), os Super Hornet F/A-18, da norte-americana Boeing, e os Gripen NG, da companhia sueca Saab.

Um comentário:

  1. Esperamos que o governo trate a questão da defesa com mais seriedade, pois estes caças já deram o que tinha de dar, e essas modernizações só servem de paliativo, face aos aviões de 4,5ª e 5ª gerações que outras nações semelhantes à nossa tem!

    ResponderExcluir