quinta-feira, 29 de maio de 2014

Outro helicóptero ucraniano é abatido em Slovyansk

É com imenso prazer que venho comunicá-los que as Forças de Autodefesa de Slovyansk abateram hoje um helicóptero de transporte ucraniano do tipo Mi-8. No ato, morreram 12 soldados ucranianos, incluindo um importante comandante militar. Um soldado sobreviveu, porém está em estado grave.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Análise: Otan recua para os tempos da União Soviética

A melhor definição sobre a Otan sempre foi a mais simples: se a Otan é a resposta, qual é a pergunta?

Após o colapso da União Soviética, a pergunta deixou de ser clara. Mas isso pareceu resolvido depois de 11 de setembro de 2001, quando a Al Qaeda atacou os Estados Unidos. A Otan invocou o Artigo 5º, a linha vermelha de defesa coletiva, pela primeira vez. A Otan saiu de sua área, combatendo a Al Qaeda e o Taleban ao lado das forças armadas americanas.

União Europeia teme que Bulgária caia nas garras do Kremlin

Os laços energéticos estreitos entre a Bulgária e a Rússia estão deixando as autoridades europeias preocupadas. Eles temem que Moscou use Sófia como uma primeira conquista para seus interesses e motive uma divisão entre os Estados-membros.

Rússia muda de tom em relação a recém-eleito presidente da Ucrânia

Petro O. Poroshenko
Petro O. Poroshenko, empresário bilionário que venceu a eleição presidencial da Ucrânia no domingo (25), foi raivosamente criticado no mês passado pela televisão russa como desonesto, interessado em dinheiro, simpatizante dos radicais --em suma, o típico político ucraniano aos olhos russos.

Opinião: uma vitória da democracia europeia

Apesar de o comparecimento dos eleitores às urnas ter sido pequeno em muitos locais e de populistas de direita terem avançado significativamente, a eleição para o Parlamento Europeu foi muito importante do ponto de vista histórico. O pleito alterou o equilíbrio de forças na Europa em favor dos eleitores.

Força Aérea Russa começará a receber seus bombardeiros de nova geração em 2023

Um Tupolev Tu-160 "Blackjack"; Os russos chamam a aeronave carinhosamente de "White Swan" (Cisne Branco);  Ele é o bombardeiro mais moderno da Força Aérea Russa atualmente
A Força Aérea Russa (VVS, por sua sigla em russo transliterado) começará a receber os primeiros bombardeiros estratégicos de nova geração PAK-DA (Perspektivnyy aviatsionnyy kompleks dal'ney aviatsiI) em 2023, disse hoje o comandante da VVS, o Viktor Bondarev.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Federalistas "interceptam" ônibus do FC Shakhtar Donetsk

No dia 20 de maio aconteceu um incidente no centro de Donetsk. Homens armados bloquearam a passagem do ônibus do Shakhtar Donetsk, que levava a bordo jogadores da Academia do clube. Segue-se o relato de algumas das testemunhas.

Ambições imperialistas da China irritam o Vietnã

Chineses evacuam 3000 trabalhadores chineses no porto de Vung Ang, no Vietnã, após protestos anti-China no país
Dizer que a China não inspira confiança, sobretudo a seus vizinhos, é um eufemismo. Dizer que a China tem sido cada vez mais vista na Ásia como uma nação de ambições imperialistas agora é uma obviedade. Não se pode confiar na China: os vietnamitas, que, apesar de uma hostilidade secular em relação a sua vizinha do norte, preferiram o caminho da diplomacia para tentar resolver suas divergências territoriais, acabam de sentir isso na pele.

Ucrânia: Dmitro Firtash, elemento isolado da república dos oligarcas

Dmitro Firtash
Deve-se desconfiar de uma pessoa que alegue sempre dizer a verdade. Sobretudo quando sua fortuna deve tudo à falta de transparência de seus negócios. Durante anos, Dmitro Firtash esteve no centro das relações entre a Rússia e a Ucrânia quanto à questão do gás. Hoje, o fundador da empresa RosUkrEnergo, junto com a gigante Gazprom, tem tentado influenciar na crise sem precedentes que seu país vem atravessando nos últimos três meses. O que não é nada fácil, uma vez que ele se encontra exilado na Áustria. Logo, é frustrante que seus ricos colegas estejam gozando de uma influência renovada em meio ao caos da era pós-Viktor Yanukovitch.

Dinastia política da Índia sofre derrota paralisante

Narendra Modi
As autoflagelações ritualísticas são um elemento essencial da vida política da Índia e, uma reunião realizada na semana passada pelo partido do Congresso Nacional Indiano, convocada três dias após a pior derrota da história da agremiação, parecia clamar por uma reação espetacular.

Espanha libertou dois espiões para a França entregar membros da ETA

O governo do ex-premiê José María Aznar conseguiu que a Justiça do país libertasse dois agentes secretos franceses, detidos em abril de 2002 em Manresa com armas de guerra, quando supostamente preparavam um assassinato. Sua libertação, em outubro desse mesmo ano, permitiu que a França continuasse colaborando na luta contra a ETA e entregasse "etarras", segundo afirma um dos três magistrados que ordenaram a liberdade provisória na época. "Veio amarrado do Ministério do Interior e da Procuradoria Geral do Estado. Não pudemos fazer nada para evitar sua libertação", afirma o juiz.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Governo japonês acelera plano para ampliar capacidade militar do país

Quando o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial, os EUA lhe impuseram uma Constituição pacifista (1947), segundo a qual Tóquio renunciou para sempre à guerra e o papel de suas forças armadas foi restrito à autodefesa. O primeiro-ministro Shinzo Abe considera que o contexto internacional mudou radicalmente desde então e que o país deve modificar essa situação para poder assumir uma maior responsabilidade em sua própria defesa e contribuir mais para as missões internacionais de paz e cooperação militar.

Sistema de guerra eletrônica russo que paralisou um destróier americano ainda rende assunto

Por que as sanções da União Europeia contra a Rússia são um blefe

Líderes europeus em uma reunião da UE
Embora a União Europeia mostre atualmente uma frente unida em possíveis penalidades econômicas contra a Rússia, por causa da interferência do país na Ucrânia, isso poderia mudar assim que mais sanções sérias entrassem em jogo. A Alemanha está lutando para manter a fachada.

sábado, 17 de maio de 2014

Rússia deu inicio ao programa de modernização dos submarinos nucleares de ataque da classe Sierra I

O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para uma profunda modernização de dois submarinos nucleares de ataque do Projeto 945 "Barracuda" (classe Sierra I, na classificação OTAN), informou à agência de notícias russa ITAR-TASS Yevgeniy Gladyshev, porta-voz do estaleiro russo Zvezdochka.

Mercenário dinamarquês tem identidade revelada na Ucrânia

Os federalistas na Ucrânia lograram capturar e identificar um mercenário da OTAN de origem dinamarquesa, que participou da "chacina da Praça Maidan" em fevereiro passado.

Cientistas russos: "Japão produzia urânio para armas nucleares em Fukushima"

A usina nuclear de Fukushima produzia em segredo urânio para armas nucleares, mesmo que o Japão não tenha direito a esta atividade devido às proibições impostas depois da Segunda Guerra Mundial. Cientistas russos têm prova disso.

Veteranos nazistas criaram um exército ilegal para combater a URSS

Albert Schnez
Durante quase seis décadas, o arquivo de 321 páginas passou despercebido nos arquivos da BND, o Serviço Federal de Inteligência da Alemanha ou a agência de inteligência externa do país. Mas, agora, a divulgação de seu conteúdo revelou um novo capítulo da história do pós-guerra alemão, que é tão espetacular quanto misterioso.

Trabalhadores retomam cidade do leste da Ucrânia, em revés para separatistas

Federalistas de Mariupol tomam IFV do Exército Ucraniano 
No que pode vir a representar uma virada decisiva no conflito ucraniano e um revés para a Rússia, milhares de siderúrgicos tomaram na quinta-feira (15) a cidade de Mariupol, assumindo o controle das ruas e expulsando os militantes pró-Kremlin que tinham tomado o controle várias semanas atrás.

Banco francês mantém aposta na Rússia apesar da crise na Ucrânia

O banco francês Société Générale continuará com sua estratégia na Rússia. Apesar do endurecimento da crise ucraniana e a incerteza geopolítica no Leste, apesar da radicalização das relações entre o Ocidente e Moscou, o presidente do banco, Frédéric Oudéa, reafirmou na terça-feira (13), durante a apresentação de seu plano estratégico para 2014-2016 aos investidores, "seu compromisso a longo prazo com a Rússia".

Ambições territoriais da China aumentam tensão com Vietnã

Navio chinês joga canhão de água em navio da Guarda Marítima do Vietnã no mar do Sul da China
O governo chinês sabe que cada passo que dá para respaldar com fatos suas reivindicações territoriais provoca uma cascata de críticas e protestos dos países afetados e seus parceiros. Mas as críticas acabam se diluindo com o tempo, e os movimentos de Pequim não costumam retroceder. Essa política de fatos consumados está cobrando a conta nas relações da China com seus vizinhos --em particular o Japão, as Filipinas e o Vietnã--, que atravessam uma de suas piores fases em um momento delicado. Enquanto isso, os EUA intensificaram os esforços para cortejar os governos asiáticos, dentro de sua virada em política externa para essa região.

O que deseja o movimento nacionalista hindu da Índia

Narendra Modi, candidato ao cargo de primeiro-ministro do partido nacionalista hindu
"Nós, os filhos da nação hindu, nos curvamos diante de Ti com reverência, ó Deus todo poderoso." As crianças recitam, sentadas em posição de lótus sobre um tapete cinza, com os braços estendidos sobre os joelhos, as palmas da mão abertas, o polegar e o indicador encostados. Elas mantêm os olhos fechados. Ao fundo da sala de orações se destaca, por trás de um vidro, um retrato de Ram, o avatar do deus Vishnu, com os cabelos presos em um coque e uma aljava de setas nas costas. E a classe continua a recitar os versículos do Namaste Sada Vatsale, uma oração nacionalista hindu: "Que possamos ser inspirados pelo espírito do rígido heroísmo. Que nosso poder de ação vitorioso, por Tua Graça, seja plenamente capaz de proteger nosso dharma e conduzir nossa nação ao mais alto pináculo da glória."

Eleições indianas ressaltam influência da herança e do histórico familiar

Algumas noites nos bares finos da Índia, uma banda ao vivo toca "My Way" de Frank Sinatra e as pessoas bonitas na pista fazem gestos comoventes de glória, como se estivessem no cume de um sucesso conquistado por conta própria, após enfrentarem grandes adversidades, e a canção fosse um tributo a suas próprias vidas. É razoável imaginar os barmen contendo as risadas.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Desertor ucraniano conta seu drama

A seguir vocês conhecerão um da história de um soldado ucraniano que desertou em Donestk. Ele era lotado na 93ª Brigada Mecanizada do Exército Ucraniano, que atualmente baseada em Cherkaske, região Dnepropetrovsk. Ele conta que passou para o lado dos rebeldes porque percebeu que não lutava contra terroristas, mas com pessoas comuns, seu povo.

Rússia não permitirá que o Pentágono utilize seus motores espaciais em seus programas

A escalada da guerra de sanções entre EUA e Rússia fez a sua última vítima, com implicações potencialmente devastadoras a longo prazo para o único fornecedor de motores para foguetes espaciais para a Força Aérea dos EUA.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Livro revela rede mais ampla de espionagem norte-americana contra diplomatas

Em maio de 2010, quando o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) estava estudando a possibilidade de adotar sanções contra o Irã devido ao programa nuclear do país, vários membros estavam indecisos sobre como deveriam votar. A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Susan Rice, pediu auxílio à Agência de Segurança Nacional (NSA) "para que ela pudesse desenvolver uma estratégia", segundo mostra um documento da agência que foi vazado.

Negociações nucleares vão confrontar capacidade de enriquecimento de urânio do Irã

Enquanto o Irã e seis potências mundiais se reúnem esta semana em Viena (Áustria) para iniciar o esboço da linguagem para resolver seu impasse nuclear, negociadores dizem que estão finalmente enfrentando um ponto de impasse crucial para um acordo permanente - o tamanho e a forma da capacidade de produção de combustível nuclear que o Irã será autorizado a manter.

Lituânia investe em navio para escapar da dependência russa

Dalia Grybauskaite na Coréia do Sul
A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, cruzou o mundo em fevereiro passado para colocar um barco em um estaleiro da Coreia do Sul. Foi batizado de Independence. Em inglês, não em lituano, que seria Nepriklausomybe. Tratava-se de enviar uma mensagem à Rússia e ao mundo desse pequeno país que aderiu velozmente à Otan e à UE; imprescindível que ficasse clara.

A nova bomba de Assad: regime sírio não abandonou armas químicas

As plantações verdes de trigo brilham à luz do fim da tarde enquanto o vento lentamente começa a ficar mais forte. Uma nuvem de poeira passa. Isso é bom, diz Abu Abdu, agricultor do vilarejo de Teminnes, localizado no interior do sul da província de Idlib, na Síria. Antes da guerra, o vento da noite era um inconveniente por causa da poeira que ele levantava. Mas, hoje em dia, são as noites sem vento que a população local despreza. É quando os helicópteros da força aérea se aproximam e acontecem os ataques de gás. Com frequência, eles circulam sobre a cidade antes de lançar sua carga.

Polícia de Nova York recruta muçulmanos como informantes

Um homem que era vendedor ambulante no Afeganistão, preso durante uma discussão com um fiscal de estacionamento por causa de uma multa. Outro que era motorista de limusine nascido no Egito, pego por envolvimento em prostituição. Um terceiro que era estudante de contabilidade no Paquistão, sob custódia por dirigir sem carteira de motorista válida.

Iêmen se vê encurralado entre a Al-Qaeda e os conflitos tribais

Soldados iemenitas 
O militar agita sua mão, sinalizando para o motorista parar. Abdel Ghani Ali al-Waji obedece e abaixa o vidro. O soldado aponta uma lanterna para sua cara, lança um olhar rápido para dentro do veículo e faz um sinal liberando-o. O motorista resmunga: "Esses postos de controle não servem para nada. Eles estão sempre nos mesmos lugares, todo mundo já os conhece faz tempo. Por tradição, ninguém inspecionará um carro ocupado por mulheres. Além disso, não há cães farejadores para detectar explosivos."

terça-feira, 13 de maio de 2014

Rússia responderá caso a OTAN se dirija à Europa Oriental

Alexander Grushko
Caso a OTAN mova suas tropas para a Europa Oriental, Moscou tomará as medidas para garantir sua defesa, afirmou em comunicado o representante permanente da Rússia na ONU, Alexander Grushko.

Ilegal: Ucrânia opera helicópteros de ataque e de transporte com pintura da ONU

Um canal russo conseguiu flagrar militares ucranianos utilizando ao menos um helicóptero de ataque Mi-24 e um helicóptero de transporte Mi-8 com pinturaS da ONU em Kramatorks, região de Donestk, o que é ilegal.

Jornal alemão denuncia a presença de mercenários da Academi na Ucrânia

Tropas ucranianas em Slavyansk
Cerca de 400 mercenários altamente treinados da empresa de segurança privada Academi – anteriormente conhecida como Blackwater – participam da operação ‘anti-terrorista’ ucraniana no sudeste do país, assim revelou o jornal alemão Bild am Sonntag.

Besta de Kandahar: Irã apresenta versão modificada do UAV americano RQ-170 Sentinel

A versão iraniana do UAV RQ- 170 Sentinel, a qual foi fabricada por meio da engenharia reversa do UAV americano, que foi seguido, perseguido e capturado pelas tropas de Defesa Aeroespacial da Guarda Revolucionária no final de 2011, foi modificada pela IRGC para atacar navios americanos em uma eventual guerra.

domingo, 11 de maio de 2014

Laços de ex-chanceler alemão com a Rússia são política ruim

Putin, presidente da Federação Russa
Com laços estreitos com Vladimir Putin, o ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder têm o potencial para criar problemas sérios para a política externa de seu país. Muitos estão questionando se os social-democratas de seu partido são abertamente leais à Rússia.

Apesar dos obstáculos, jovens ucranianos revelam otimismo com o futuro

Nataliya Gumenyuk, 30, cofundadora do canal Hromadske que transmitiu a revolução do país
O barulho gerado pelas notícias terríveis sobre as regiões rebeldes do leste e do sul da Ucrânia tendem a obscurecer pessoas como Nataliya Gumenyuk, uma energética moça de cabelos espetados que é uma das cofundadoras de um canal de TV online que transmitiu a revolução do país. Apesar da crise, do caos e dos conflitos diários, ela e outros jovens entre 20 e 30 e poucos anos de Kiev insistem que a Ucrânia tem um futuro brilhante à frente --e afirmam que são capazes de construir esse futuro.

Em negociações sobre a Síria, Conselho de Segurança da ONU expõe falhas

Desde o início do ano, o Conselho de Segurança da ONU discutiu o caso da Síria nada menos do que 18 vezes e dedicou mais 13 sessões à Ucrânia. São as ações mais substantivas que o conselho tomou para resolver os conflitos que prosperam inabaláveis. O conselho não desenhou roteiros diplomáticos. No caso da Síria, a Rússia vetou três resoluções em três anos.

A disputa entre Hanói e Pequim por ilhotas no Mar do Sul da China

Navio chinês joga canhão de água em navio da Guarda Marítima do Vietnã no mar do Sul da China
O grave incidente naval ocorrido na quarta-feira (7) entre navios chineses e vietnamitas dentro de um arquipélago disputado por Pequim e por Hanói acaba de elevar novamente as tensões em uma zona altamente volátil, onde os países da região têm se preocupado com o agressivo incremento de poder da China.

Xinjiang: a região estratégica para segurança, energia e exportação

Tropas chinesas em Xinjiang
A região autônoma de Xinjiang, na China, de maioria étnica muçulmana uigur, é fundamental para o futuro econômico do país porque representa a porta de entrada do gás e do petróleo da Ásia Central e a saída de bilhões de dólares em exportações por meio de uma extensa rede de estradas e ferrovias. O governo de Pequim concentrou mais que nunca sua atenção nas antigas repúblicas soviéticas centro-asiáticas depois da Primavera Árabe. As revoltas no norte da África e no Oriente Médio deixaram clara a grande dependência chinesa do fornecimento energético dos países árabes por via marítima.

sábado, 10 de maio de 2014

Breve dissertação sobre a soberania da Ucrânia

Asas da Rússia: PAK-FA T-50 (legenda EN-US)


No dia 23 de agosto de 2013, eu postei esse mesmo documentário, porém o mesmo não tinha legendas. Esse documentário conta a história do desenvolvimento do caça russo de 5ª geração, o T-50. Apesar do mesmo ainda se encontrar em desenvolvimento e em testes, ele é a joia da indústria bélica russa, bem como seu mais recente desenvolvimento. Ainda sabemos pouco sobre ele se levarmos em conta que há ainda muita informação classificada. Ademais, essa máquina irá transformar a Força Aérea Russa pelas próximas décadas.

Imponente: Rússia demonstra força ao simular guerra com um inimigo hipotético

A Rússia deu uma demonstração de poder hoje ao mostrar ao mundo a qualidade de sua defesa e de seu contra-ataque em uma eventual guerra. A demonstração foi dirigida pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, e teve como convidados especiais os líderes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Parada da Vitória ao vivo no INFORMANTE

Opinião: Putin não é um pós-comunista, é um pós-fascista

Alguns gostam de idealizar Vladimir Putin como o sucessor ideológico dos líderes soviéticos de esquerda, mas isso é tolice. Seus discursos oferecem evidência clara de que seus pontos de referência se originam no fascismo.

Como a Alemanha poderia acabar com dependência de gás russo

À beira das charnecas ao leste de Bremen, uma torre de petróleo se projeta no céu. O local, conhecido como Völkersen-Nord 24a, pertence à companhia de produção de petróleo e gás natural RWE Dea e explora reservas de gás natural localizadas a 5 mil metros abaixo da superfície. Na ponta da torre de aço, uma bandeira alemã tremula ao vento. Mas a bandeira preta, vermelha e dourada parece fora de lugar.

Expansão de gasodutos permitiria à Alemanha diminuir dependência russa

A região que cerca o Mar Cáspio, que acredita-se ter reservas imensas de gás natural, é um primeiro lugar lógico para procurar em uma tentativa de reduzir a dependência da Rússia. Vários campos de gás já estão em desenvolvimento, incluindo Shah Deniz, localizado a cerca de 70 quilômetros ao sudeste de Baku. Países como o Azerbaijão estão de fato muito dispostos a fornecer gás para a Europa. O único problema no momento é que não existe nenhum gasoduto na área que não seja controlado pelos russos.

Crise na Ucrânia é a 'pior desde a Guerra Fria', diz ministro alemão

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, falou à "Spiegel" sobre a escalada militar com a Rússia, que ele descreve como sendo a "pior crise desde o fim da Guerra Fria". Também falou sobre as metas de longo prazo de Vladimir Putin e de como a Otan está se adaptando a uma nova realidade difícil.

Escócia quer se separar do Reino Unido e entrar para a União Europeia

A Escócia tenta se tornar desejada no coração da União Europeia. Depois de vários desencontros sobre o marco legal de uma Escócia independente, o principal ministro escocês, Alex Salmond, tentou na segunda-feira (28), limar as asperezas entre Edimburgo e Bruxelas antes do referendo de setembro no qual será votada sua emancipação do Reino Unido. A escolha do lugar da conferência - o prestigioso Colégio da Europa, na Universidade de Bruges (Bélgica), do qual saíram várias gerações de altos funcionários da Comunidade Europeia - e do momento - a menos de cinco meses da consulta e em plena ascensão do Ukip, o partido populista e antieuropeu que lidera com folga as pesquisas britânicas para as eleições europeias - não é casual: Salmond tenta incutir a ideia de que, com sua possível independência, a UE ganharia um sócio "entusiasta" na Escócia, frente à "ameaça" que representa, segundo ele, uma potencial saída do Reino Unido do clube comunitário. "A ameaça para a UE é o referendo que Westminster propõe para sair da UE, e não a independência da Escócia", salientou Salmond.

Na Califórnia, uma corrida febril para o porte de arma

Pete Alexander celebrou a notícia de que um tribunal federal na Califórnia derrubou as exigências rígidas de seu Estado para obtenção de licença para porte de arma escondida --entre as mais duras do país-- telefonando para o departamento do xerife de Orange County para pedir o porte que há muito tempo queria.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Paramilitares ucranianos criam música para os russos


“Moscovita não quer viver em paz,
É por isso que vamos vencê-lo.
Nós não necessitamos captura-lo,
Vamos mata-lo no local...
Retornaremos à Crimeia e depois tomaremos Kuban...
Salve a nação! Morte para os nossos inimigos! Ucrânia sobre todos! Putin fdp."

P.s.: Esses homens pertencem ao Batalha Dnipro, uma unidade paramilitar privada criada pelo oligarca judeu ucraniano Ihor Kolomoyskyi.



Em ação espetacular, Ahrar al-Sham destrói uma das bases dos Shabiha em Maarat al-Numaan


Pelo que eu apurei, os Mujahedeens do Ahrar al-Sham cavaram um túnel sob a base dos Shabiha e instalaram os explosivos.

Mercenário italiano foi flagrado lutando ao lado do Exército Ucraniano em Kramatorsk

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Recém criada "Milícia da Crimeia" combaterá tropas ucranianas no sudeste do país


"Nós, a Milícia da Crimeia, apelamos para o povo do sudeste. Irmãos, hoje a Milícia da Crimeia consiste de 2 batalhões e se estenderá para sudeste. Ouviu como o exército regular (ucraniano) e do Setor Direito  tem atacado Slaviansk e outras cidades do sudeste. Faço um apelo para as mães e esposas dos membros do Setor Direito: Tirem os seus maridos e filhos de lá! Nossa tarefa: não capturar ninguém, destruir todos. Aguentem, nós estamos com vocês!"

Milícia Popular do Dobass abate dois helicópteros ucranianos em Slaviansk


"Nós abatemos dois helicópteros! Um dos pilotos está em cativeiro já o outro conseguiu escapar fugindo pelo campo. Outro piloto foi morto...", informou o governador da República Popular de Donetsk, Vyacheslav Ponomarev.