Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Xing Ling": Aclamado caça chinês não é tão bom como se pensava

J-31 “Falcon Hawk”
Um novo avião de caça construído pela China está atraindo mais risos do que elogios de especialistas em aviação e o Exército de Libertação Popular (PLA) já afirma que o caça sempre foi destinado à exportação.

O J-31 “Falcon Hawk” foi provavelmente projetado com engenharia reversa de um caça furtivo americano abatido na Sérvia e deveria se tornar na próxima geração de caças embarcados da China e concorrer com o caça americano F-35 Lightning II e ser uma arma estratégica da Força Aérea Chinesa, de acordo com um artigo do mês passado em um jornal do PLA. Mas agora parece que a China, que tem exatamente um porta-aviões,  irá promover e tentar vender o caça para forças aéreas de segunda linha, como o Brasil, Paquistão e alguns países do Oriente Médio.

"É provável que a tecnologia não foi originalmente criado para exportação, mas construída para uso próprio e não funcionou muito bem", diz Stephen Biddle, professor de Ciências Política da Universidade George Washington e membro destaco no Council for Foreign Relations.

Mesmo a imprensa chinesa tem criticado os novos caças chineses. O site militar ‘Sina”, baseado Pequim, por exemplo, chamou o Shenyang J-15 “Flying Shark” de “Peixe Voador”  e afirmou que o caça não poderia decolar de um porta-aviões carregando muitas armas, pois isso poderia prejudicar no raio de ação da aeronave, bem como no poder de fogo.

Especialistas em aviação dizem que, com base nas informações públicas limitadas disponíveis do J-31, o mesmo parece ser pouco mais do que uma cópia barata de um avião de caça americano.

"O J-31 é uma espécie de cópia do F-22, o mais avançado (e problemático), avião de caça multifuncional dos EUA, mesmo o caça tendo a mesma seção de nariz, mesmas aletas na cauda e asas trepezoidais, juntamente com as linhas marcantes de um caça de baixa assinatura de radar", diz David Cenciotti, um ex-piloto da Força Aérea Italiana e blogueiro site no theaviationist.com.

Mas Cenciotti disse que o avião não parece ter capacidade empuxo vetorado, que dá aos caças manobrabilidade superior. Ele suspeita que o caça chinês foi baseada em alguns aviões de guerra norte-americanos, e não apenas caça furtivo F-117 derrubado em 1999 por um míssil anti-aéreo na Sérvia.

"Considerando todos os ataques cibernéticos que teve como alvo os projetos furtivos da Lockheed Martin, pode-se acreditar que hackers chineses foram capazes de colocar suas mãos sobre alguns desenhos técnicos úteis do Raptor ou F-35", disse Cenciotti.

Nem a espionagem ou cópia de tecnologia dos EUA pode ultrapassar o poder aéreo norte-americano, diz Rep. Adam Kinzinger (R-Il.), um veterano da Força Aérea, que ainda serve como um piloto da Guarda Aérea Nacional.

"Os Estados Unidos sempre produziram e elevou as máquinas de aviação ao topo do mundo", disse Kinzinger."Embora as alegações da China sobre as capacidades do J-31 fizeram-nos levantar as sobrancelhas, me considero um cético até eu ver a prova."

James Hardy, editor da seção 'Ásia-Pacífico' do Jane Defence Weekly, disse que não há como comparar o J-31 com outros aviões de combate, dado o secretismo do projeto.

"Nós temos apenas dados limitados sobre o J-31 e, é impossível dizer se é inferior ao F-35", disse Hardy. "Qualitativamente não há como comparar a menos que saibamos sobre seu radar de controle de fogo, subsistemas, aviônicos, e do que é feito. Sua forma [silhueta] certamente faz com que pareça um caça de 5ª", complementa.

Hardy acrescenta que a falta de informações sobre o caça e o fato de que ele está indo direto para exportação pode torná-lo difícil de vender no mercado internacional.


17 comentários:

  1. Hum... Não sou especialista, mas concordo com estes caras, esta Caça e muito suspeito, 5ª geração, se for 4,5ª, tomara que aki, nao pensem em levar isso, ja que acabou o prazo do FX-2 e até agora nada, a rumores que pode ser anulado o FX-2 e iniciar um novo, se isso acontecer Por favor sem aviães Chineses !!!!! mas de qualquer forma interessante, o fato de eles estarem fazendo os seus em Casa, como aqui nao faz, compre um bom !!

    ResponderExcluir
  2. A opinião do editor da Jane's reflete a seriedade da publicação e resume o que pode ser dito do J-31 neste momento. O resto é especulação.

    ResponderExcluir
  3. BOM, VOU COMENTAR O QUE EU ACHO SOBRE TUDO ISSO: EXERCÍCIOS MILITARES QUE SÃO REALIZADOS ENTRE "AMIGOS", COM CERTEZA SERVEM PARA AVALIAR AS CONDIÇÕES, EQUIPAMENTOS E ESTRATÉGIAS DOS SEUS PROVÁVEIS FUTUROS INIMIGOS. TREINAMENTOS COMO A MARINHA BRASILEIRA REALIZOU NOS ESTADOS UNIDOS NO MÊS PASSADO, ONDE NOSSOS SUBMARINOS PARTICIPARAM DE EXERCÍCIOS CONJUNTAMENTE COM OS AMERICANOS, ALÉM DE EXERCÍCIOS PUROS, TAMBÉM SERVEM DE AVALIAÇÃO MÚTUA.

    PEGUEM EXEMPLO DE RÚSSIA, IRÃ E CHINA, QUE PROTEGEM ALGUNS SISTEMAS DE MÍSSEIS, AVIÕES, TORPEDOS SUPERCAVITANTES. ESTES ÍTENS NÃO VÃO A PÚBLICO COM TODAS AS SUAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS POR UM BELO MOTIVO: SURPREENDER O INIMIGO NO CASO DE SEREM REALMENTE UTILIZADOS.

    HOJE, É SABIDO COMO FUNCIONA, RASTREIA E AGE UM MÍSSIL TIPO EXOCET OU TOMAHAWK, APESAR DE SEREM MUITO ÁGEIS E COM EXCELENTE RESULTADO, SUA PREVISIBILIDADE PODE AJUDAR UM INIMIGO A SE SAFAR.

    ALGUNS PAÍSES JÁ SABEM A IMPORTÂNCIA DE MANTER UM SEGREDO DESTE TIPO, E EVITAM QUE AS INFORMAÇÕES DA UTILIZAÇÃO E TESTES DESTES EQUIPAMENTOS VENHAM A PÚBLICO.

    NÃO ESTOU DIZENDO QUE ESTE JATO É BOM, ATÉ ACHO QUE OS CHINESES AINDA TEM MUITO CAMINHO PELA FRENTE.

    MAS, DESDENHAR DELES, QUANDO TEMOS UM MONTE DE F-5 CAINDO AOS PEDAÇOS E UM GOVERNO ESTÚPIDO QUE NÃO ESTÁ NEM AI PARA NOSSAS DEFESAS, É UM ERRO.

    NOSSO PAÍS TEVE VÁRIOS CONVITES E OPORTUNIDADES PARA PARTICIPAR DE VÁRIOS PROJETOS EM CONJUNTO PARA CONSTRUIR UM JATO, SEJA COM FRANÇA, SUÉCIA, RÚSSIA E OUTROS. PRA "ECONOMIZAR", NÃO NOS ASSOCIAMOS COM NINGUÉM, E HOJE ESTAMOS MENDIGANDO POR 30 E POUCOS JATINHOS QUE NÃO DÃO NEM PRA PROTEGER NOSSO LITORAL, QUANTO MAIS O PAÍS TODO.

    O AMX FOI UM BELO PROJETO, O BRASIL APROVEITOU ESTA FASE E APRENDEU MUITO, HOJE A EMBRAER UTILIZA ESTE APRENDIZADO EM SEUS PROJETOS.

    MAS QUE PENA, NÃO APRENDEMOS COM ESTE PEQUENO ACERTO DE NOSSO PASSADO, E TAMBÉM NÃO APRENDEMOS COM TODOS OS NOSSOS MUITOS ERROS.

    VÁRIOS CAÇAS JÁ ESTÃO FINALIZADOS, OU EM FASE DE FINALIZAÇÃO. PODERÍAMOS TER PARTICIPAÇÃO NO PROJETO, CONSTRUIR ESTES JATOS EM CASA, E AINDA EXPORTAR PARA O MUNDO TODO.

    LAMENTÁVEL, MAS NOSSA REALIDADE É OUTRA MUITO DIFERENTE. PORQUE AQUI É TUDO TÃO MAIS DIFÍCIL??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como todo respeito, mas aonde os nossos F-5 estão caindo aos pedaços? E mais, a partir do momento que o mais aclamado caça chinês passa ir direto para a exportação, bom ele não é.

      Excluir
  4. amigo se esta a falar de mim, eu realmente invejo os Chinises neste ponto, de eles criarem seus proprios Caças, mas o fato de caça que era para ser da marinha, da noite para o dia, o grande projeto deles, ir para exportação, muito suspeito, e outra eu prefiro 10x os nossos F-5 do que um J-10 chines, e tbm ja que vamos comprar caças novos, compre de um pais, que ja tenha histórico em fabricação, Russia EUA, França, Suécia, sei la, mas Sem J-X por favor, seria um Tristeza ver a FAB com estes,J-10 ou J-31, bom pelomenos eu acho isso !!! minha opinião quanto a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhenison, cara, não quis dar resposta para você ali em cima, só coloquei a minha opinião.

      Quis dizer que os chineses tentam, e nós não fazemos nada. Só isso.
      Eles vão aprender erro após outro, mas um dia vão amadurecer e fazer um belo jato. Foi assim com todos.

      Não concordo quando vc diz preferir F-5. São robustos, são confiáveis, são mais que testados. Mas são jatos muito antigos, sem suporte, sem aviônicos úteis em batalha moderna. São bons sim, mas estamos comparando jatos atuais, e os F-5 não entram nessa comparação.

      Sim, jatos já testados são muito mais confiáveis, americanos, franceses e até russos.

      Eu quero dizer é que estamos comendo moscas faz tempo, poderíamos estar mandando no mercado junto com os outros, e não fazendo fila de mão aberta, porque provavelmente vamos ter que implorar por caças tampão F-16 usados. Eu acho isso vergonhoso. E isso se sair, serão somente 36 jatos. Vergonha.

      No mais, respeito o que você falou.

      Um abraço.

      Excluir
    2. o F-5m, e antigo mais a avionica dele e de ultima geração, tanto e que o F-5 da FAB e considerado um caça 4º geração a mesma geração do J-10 ou até mesmo de alguns F-16 ! ^^

      Excluir
  5. O n F-=5M só tem 45 anos ou +...passou da hora de serem aposentados. A venezuela só tem uns Su-30MKs ,produto Russo...assim p eu penso e vejo, e alguns pilotos experiente de caças nossos dizem q vai ser a melhor FA da AS, e dizer q seus pilotos melhoram à cada dia nos mesmo...é uma vergonha p o BRASIL, sair de Mirages 2000 ...se fossem velozes e agil como os Su e armados como os mesmos...esse n Fx=2...trágico.

    ResponderExcluir
  6. O Michel, cara, aprenda a respeitar a visão e opinião dos outros. Eu falei que os F-5 brasileiros estão caindo aos pedaços, pois são da década de 70. Não importa se eles possuem 10 modernizações em cima deles, continuam velhos e com desgastes estruturais pela idade. Foi isso que eu quis dizer. Nossa aeronáutica mantém eles como podem, mas são sucatas voadoras e nada mais.

    Comparando com os F-2000 que vão ser aposentados agora, os F-5 estão ainda em melhores condições, já que os modelos da frança, pelo que falam na aeronáutica, não são tão duráveis e de manutenção tão fácil como os F-5 Americanos.

    Acho errado desdenhar de chineses, russos, etc. Nós não somos NADA perto deles, nem ao menos tentamos alguma coisa. Se foi há muito o tempo do AMX, seus projetos e parcerias para construção.

    O mais importante que eu comentei ali em cima, é que os chineses estão tentando, de todas as formas. E nós, o que estamos fazendo?? Vamos exportar alguma coisa?? Soja e minério de ferro, como fazemos desde sempre, e comprando tecnologia a preço de ouro e platina. Sabe quanto custa "em quilos" um bom jato de combate?? Já fizeram esta comparação antes.

    Um abraço cara.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidadão, o fato d'eu discordar de você não quer dizer que eu não respeito sua opinião. Deixe de dar chiliques por besteira.

      Nossos caças são antigos, mas tem bom tecnologia. Para se ter uma ideia, com eles desenvolvemos a primeira doutrina de combate além do alcance visual da América Latina, coisa que nenhuma Força Aérea tem.

      Não, os F-5 não tem problemas em suas células. Não faça afirmações dubias.

      Outra afirmação dubia: Primeiramente a FAB nunca se pronunciou de fato sobre a aposentadoria da Mirage 2000. O caça só não estará mais em serviço porque eles não querem arcar com a manutenção dos mesmos e fizeram isso para pressionar o governo para eles decidirem o FX2.

      O AMX é o melhor caça de ataque ao solo do mundo e está muito atual.

      Excluir
  7. A Rússia também não está oferecendo para exportação caças de 5ª geração recém criados, para a índia, China, Brasil, dentre outras nações? E são excelentes caças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! A Rússia nunca ofereceu caça de 5ª geração para nenhum país. No caso do Brasil, os russos afirmaram que se a gente comprasse o Su-35, no futuro poderíamos comprar o T-50 por um menor preço. Depois eles nos ofereceram uma parcela irrisória no projeto PAK-FA. Na verdade eles queriam nosso dinheiro e não nossa "expertise".

      No caso da Índia, esse país contratou a Sukhoi para desenvolver o caça indiano de 5ª geração. A única coisa que o governo russo fez, foi deixar a Sukhoi trabalhar nesse trabalho.

      Excluir
  8. Acho que o melhor para o Brasil é adquirir aeronaves de combate e tecnologias de última geração não com uma apenas, mas com algumas nações, como os EUA, França, Rússia, Suécia, Israel, que tem muito o que nos passar, mas não fechar contratos só com um dos fabricantes ou só com um País, pois ficará totalmente dependente de uma só nação que poderá lhe chantagear no futuro, ou mesmo dificultar a reposição de peças, por um motivo ou por outro! Melhor não confiar em um só! Temos três Forças Armadas e podemos fazer contratos diferenciados para cada Força, dependendo do o País precise! E, ao que parece, essa compra poderá se estender a 120 caças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz de quem compraremos. Não estamos fazendo compra de oportunidade ou de prateleira, estamos querendo adquirir know-how, capacitar nossa indústria bélica para desenvolver nossos projetos. Isso está no END.

      Excluir
  9. Trabalhei na manutenção de aeronaves da Força Aérea durante mais de 13 anos e o que eu passei e sabia sobre o canibalismo de aeronaves era de dar pena e dó! A manutenção e o canibalismo de aeronaves, por falta de peças de reposição, era o que fazia realmente os aviões voarem, muita vontade de voar e muitíssima vontade de liberar aeronaves para o voo, fazia-se o que podia, só vendo para crer!! Eu sei que ainda é assim, essa penúria, por incrível que pareça, mas é! São heróis desconhecidos!

    ResponderExcluir
  10. A Força Aérea do Brasil tem excelentes pilotos, muito interessados, esforçados, e habilidosos, mesmo com salários baixos, e também excelentes mecânicos e inspetores de aeronaves, na mesma ou ainda pior situação salarial, mas ainda não tem aeronaves em qualidade tecnológica e quantidade suficientes para fazerem frente em um combate real até mesmo contra Forças Aéreas sul americanas, como a Venezuelana, e até mesmo a colombiana, Peruana, e chilena! Espero que esteja errado, mas até parece proposital, por causa da ganância em nossas enormes riquezas naturais! Será que estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de termos caças 'inferiores' a alguns países da América Latina, somente os F-16 chilenos, que estão bem atualizados, podem nos representar alguma ameaça. Ademais, creio que em combate simulado e combate real ganharíamos de todos os caças. Quantidade? Qual força aérea sul-americana é numerosa para meter medo no Brasil?

      Excluir