Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sentença suspensa de opositor russo revela rachas no governo Putin

Alexei Navalny
Alexei Navalny, um blogueiro anticorrupção e líder da oposição russa, não irá para a cadeia. Mas a decisão do tribunal de suspender sua sentença após seu julgamento politicamente motivado não significa que Putin está repentinamente ao seu lado.


Alexei Navalny, o controverso líder da oposição russa que disputou a eleição para prefeito de Moscou em setembro, recebeu uma sentença suspensa nesta quarta-feira (16). O blogueiro e forte crítico do presidente russo Vladimir Putin foi anteriormente considerado culpado de desvio de madeira durante seu período como conselheiro do governador de Kirov, Nikita Belykh. Muitos viram a acusação como politicamente motivada. O tribunal não anulou o veredicto de culpa, mas para Navalny, que foi originalmente sentenciado a cinco anos de prisão, a decisão do tribunal representa uma espécie de vitória.

O juiz em Kirov anunciou sua decisão de modo surpreendentemente rápido. Navalny trouxe uma sacola, cheia de roupas e uma escova de dente, consigo para Kirov para o caso de ser algemado antes de deixar o tribunal. Ela acabou sendo desnecessária.

Quando Navalny retornar a Moscou, simpatizantes poderão lhe dar o tipo de recepção triunfante que ele recebeu em julho, no dia seguinte ao juiz em Kirov lhe sentenciar a cinco anos de prisão. Ele foi colocado imediatamente sob custódia, mas no dia seguinte, em uma decisão que surpreendeu o público, a promotoria pediu que Navalny permanecesse solto durante o processo de apelação.

Reviravolta misteriosa
"Eu também não sei por que Putin mudou de ideia", disse Navalny ao final de sua apelação. A mudança de posição pelo Kremlin continua desconcertando as pessoas em Moscou. A única coisa em que as pessoas parecem concordar é que, como colocou Georgy Satarov, o presidente do renomado centro de estudos Indem de Moscou e ex-conselheiro do presidente Boris Yeltsin, "a decisão não foi do juiz".

Satarov disse à "Spiegel Online" que as contestações no caso Navalny não devem ser responsabilizadas pela tomada de decisão contraditória do presidente Putin –mas sim uma "batalha entre grupos diferentes na elite governante".

"Muitas pessoas acreditam que a Rússia é uma ditadura de um só homem, Vladimir Putin. Mas nunca foi isso –apenas que ao longo dos anos, os conflitos dentro da elite nunca foram tão abertos quanto foram em relação a Navalny. Primeiro, ele foi condenado ilegalmente, e então poucos dias depois ele foi solto, o que foi igualmente ilegal. Se essas foram decisões de um único e mesmo órgão, seria preciso diagnosticar a autoridade do Estado como sendo esquizofrênica."

Depois que Navalny recebeu sua sentença inesperadamente pesada em julho, cerca de 10.000 de seus apoiadores fizeram uma manifestação em frente ao Kremlin. Segundo o campo de Navalny, sua soltura na manhã seguinte foi resultado direto do protesto, que, eles alegam, assustou Putin. Mas é mais provável que tenha ocorrido uma disputa dentro do governo Putin.

Facções rivais
O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, queria Navalny como seu oponente em sua eleição. Sobyanun surpreendeu a oposição ao antecipar a eleição, que estava originalmente planejada para 2015, para este ano. Ele esperava usar Navalny para dar uma aparência de legitimidade à eleição, e usar a vitória para recomendar a si mesmo a cargos mais altos. Vyacheslav Volodin, o primeiro vice-chefe de gabinete da presidência da Rússia, apoiava o plano.

Mas havia outra facção, liderada por Alexander Bastrykin, o chefe do Comitê de Investigação da Rússia. Navalny é uma pedra no sapato de Bastrykin –o blogueiro acusou o chefe do Comitê de Investigação de corrupção– e sua facção de linhas-duras é famosa por sua posição punitiva contra a oposição.

Mas o Kremlin temia que Navalny poderia usar seu julgamento e sua sentença severa para ganho de capital político e se tornar ainda mais popular. Além disso, o argumento legal contra ele não era convincente –até mesmo uma testemunha de acusação disse achar que o julgamento foi "politicamente motivado".

Aliados de Navalny no governo?
Navalny tem aliados no Kremlin? "Não no sentido de compartilharem suas metas e ideais", diz o especialista veterano em Kremlin, Satarov. Ele argumenta que há "pessoas que veem Navalny como um instrumento para uso na luta deles contra outros grupos".

Pouco antes do início da audiência de apelação, um jornalista do tabloide "Moskovsky Komsomolets" perguntou a Navalny se ele se sentia "usado" como peão em um jogo maior. Navalny respondeu: "Na verdade, sou eu quem está usando todos os outros. Nós estamos usando o sistema para combater o sistema".

Mas é duvidoso que Navalny possa prontamente retomar sua carreira política. Uma sentença suspensa equivale a um "isolamento político", como pensa Ilya Yashin, um político de oposição e antigo aliado político de Navalny. Por causa de sua condenação, a liberdade de movimento de Navalny será limitada. Ele não poderá viajar para o exterior e não poderá participar em eleições.

A luta de Navalny por sua própria liberdade ainda não acabou: um novo caso contra ele está pendente em Moscou. Navalny e seu irmão dirigiam juntos uma empresa de logística e agora são acusados de darem um golpe de US$ 1,8 milhão de dólares na empresa de cosméticos Yves Rocher enquanto forneciam serviços de transporte para a empresa francesa. O Comitê de Investigação da Rússia, chefiado por Bastrykin, o confidente de Putin, está confiante de que as acusações serão provadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário