Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Submarino nuclear “Alexander Nevskiy” realiza primeiros testes em mar

Submarino K-550 Alexander Nevskiy

O submarino nuclear russo “Alexander Nevskiy”, do Projeto 955 Borey, se lançou no Mar Branco no último sábado para realizar os primeiros testes de navegação, anunciou nesta segunda-feira o serviço de imprensa da administração urbana da cidade de Severodvinsk.

“A embarcação zarpou do dique flutuante da planta “Sevmash” (fabricante do submarino) na manhã do último sábado. A bordo está um grupo de especialistas da planta (...) e a tripulação está sob o comando do capitão de primeira ordem Vasily Tankovid”, disse o comunicado.

Segundo o plano previsto, durante os primeiros testes serão examinados todos os sistemas de embarcação, inclusive o sistema de suporte vital, assim como se verificarão as características do submarino.

O submarino K-550 Alexander Nevskiy percetece a “sub-classe”Projeto 955A, que difere um pouco do submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy, que pertencente ao Projeto 955. A diferença entre o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy e o K-550 Alexander Nevskiy, é que o último possuiu 4 mísseis balísticos R-30 "Bulava" a mais (20) do que o submarino insígnia da classe Borey.

Atualmente o estaleiro JSC PO Sevmash está construindo o terceiro submarino da classe Borey, o “Vladimir Monomakh”, que teve sua construção iniciada em 19 de março de 2006. O estaleiro também está se preparando para iniciar a construção do quarto submarino da classe Borey, o Svyatitel Nikolay.

Os submarinos da classe Borey deslocam 24 mil toneladas, medem 170 metros e tem 13,5 metros de largura, podem desenvolver uma velocidade de 29 nós e tem uma autonomia de 90 dias de viagem. Além de serem armados com mísseis Bulava, os submarinos possuem seis tubos de torpedos de 533 mm.

Leia também: Rússia planeja efetuar um lançamento do míssil Bulava a partir do submarino K-550 Alexander Nevskiy 

Em primeira mão: Submarino estratégico russo ‘Alexander Nevskiy’ está pronto para testes em mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário