Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 15 de outubro de 2011

Ministro da Defesa britânico deixa o cargo após denúncias

Liam Fox foi acusado de ter favorecido Adam Werritty, seu amigo

Liam Fox
O ministro da Defesa do Reino Unido, Liam Fox, pediu demissão ontem em meio a acusações de que teria favorecido um amigo que, sem nenhuma função no governo, o acompanhou em 18 viagens oficiais ao exterior em pouco mais de um ano.

Segundo denúncias, Adam Werritty, o amigo, organizava também reuniões entre o ministro e empresários interessados em negócios com o governo durante as viagens.

Em troca, era bem remunerado pelos empresários.

Werritty, 33, conheceu Fox, 50, em 1998, quando ainda era um estudante na Universidade de Edimburgo.

Tornaram-se amigos e chegaram a dividir um apartamento até 2005, quando o ministro se casou. Werritty foi um de seus padrinhos.

Em junho do ano passado, um mês após Fox se tornar ministro, começaram as viagens conjuntas.

A primeira para Cingapura. Houve mais 17 para países asiáticos, Oriente Médio e Estados Unidos.

As acusações de conflitos de interesse, que se acumulavam desde a semana passada, obrigaram o governo a instaurar um inquérito para apurar se Fox quebrou os códigos de conduta da função.

Mas o ministro decidiu sair antes da conclusão do inquérito, prevista para a próxima semana. Na carta de demissão enviada ao premiê David Cameron, Fox diz que saiu para colocar os interesses do país à frente dos pessoais.

Com a saída, Philip Hammond deixa o Ministério dos Transportes e vai para a Defesa. Para os Transportes foi Justine Greening.

Nenhum comentário:

Postar um comentário