Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O uso do novo robô de guerra russo pode reduzir o número de baixas humanas

O uso do novo robô de guerra russo, que é controlado à distância, chamado de MRK-27 BT, pode reduzir o número das baixas humanas, assim dizem os especialistas.

Essa máquina de guerra não necessita de soldados, somente uma pessoa há um quilômetro de distância pode operá-la por um computador. O robô carrega vários lançadores de foguete, dois lançadores de granadas, uma metralhadora com 600 projéteis e seis granadas de fumaça. Foi desenvolvido nos laboratórios da Universidade Estatal Técnica de Moscou, junto com outros, o que resultou no programa “soldados robô”.

Alexander Glukhov, sub-chefe do laboratório especial de projetos tecnologicos de rebótica aplicada da Universidade Estatal Técnica de Moscou Bauman (Moscow State Technical University n.a. N.E. Bauman), comenta: “Esta máquina pode elevar sua plataforma de armas até dois metros de altura. Mudar sua posição de acordo com o terreno e alvo, com um ângulo de lançamento de 75º, o que lhe permite disparar contra objetivos altos ou aéreos, por exemplo”.

Os projetistas deste engenho espera que muito próximo os robôs façam parte do Exército Russo.

Esses equipamento também podem trabalhar de modo coordenado. Como se pode observar no vídeo anexo nesse post, o robô maior, equipado com armamento pesado, está ajudando o outro, um robô menor, diga-se de passagem. O último capta o áudio e o vídeo ao seu redor, acumulando informação necessária para que o robô maior possa ocupar-se das ações de combate, que através de seu potente armamento, é capaz de abater tanques e outras máquinas inimigas.

Atualmente, os robôs como sistema de defesa militar estão obtendo mais popularidade no mundo. Alguns até crêem que já está aptos para substituir os soldados humanos.

“Este método permite reduzir a quantidade perdas humanas entre os soldados de divisões terrestres ofensivas e defensivas”, crê Alexander Glukhov. “Eles também podem realizar manobras táticas”, conclui. É assim que pensa os engenheiros e cientistas da Universidade Estatal Técnica de Moscou de Bauman, que está trabalhando duro para implementar estes modelos.

Os instrutores informam que os robôs já atraíram a atenção de especialistas estrangeiros.

15 comentários:

  1. essa primeira geracao de soldados-robos ainda nao sao eficientes em todo tipo de teatro de operacoes,entretanto as proximas geracoes que virao ao longo dos proximos 30/40 anos ja serao capazes de atuar em qualquer tipo de missao,boa materia,pena que a midia brasileira seja um lixo.

    e por isso que existem os blogs como esse e outros de pessoas que se dedicam e muitas vezes realizam trabalhos que humilham os "jornalistas" que so falam baboseiras em seus meios de comunicacao.

    ResponderExcluir
  2. Primeira geração? Os EUA, por exemplo, já estão indo para 2ª ou 3ª geração de soldados robôs. O Iraque e o Afeganistão foi um celeiro daqueles para os experimentos com os robôs.

    O próprio vídeo do post fala que os soviéticos usaram um “tanque robô” durante a Segunda Guerra Mundial. Então, a expressão “primeira geração” é errada na minha óptica.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. na segunda guerra foram utilizados pela alemanha ate mesmo avioes por controle remoto,ocorre que nao tinham capacidades suficientes para serem levados a serio.

    os eua estao tetando robos ja fazem quase uma decada(desde a segunda guerra no iraque).

    mas pelo menos ate esse moento,nenhum dos prototipos foi considerado apto para serem colocados em sua ordem de batalha.

    salvo as tradicionais "propagandas" que sempre sao feitas quando sao exibidos novos sistemas,esse de fato parace ser realmente eficiente(ao contrario de outros robos americanos que foram DESCARTADOS pelo pentagono porque foram considerados muito caros e muito limitados,e em tempos de crise eles estao cortando muitos projetos,vide o sistema "mule").

    o diferencial desse prototipo do sistema russo e a utilizacao de dois robos ao inves de apenas um,como os americanos testaram no iraque e afeganistao.

    obs:os russos tambem ja tinham testado sistemas anteriores a esse desde a segunda guerra da chechenia,entretanto tambem foram considerados virtualmente inuteis no espaco de batalha moderno.

    posso estar enganado,mas esse novo sistema se passar nos testes talves(se ouver verbas para tal) se torne o primeiro "robo soldado" da russia.

    ResponderExcluir
  5. Você não conhece o programa de 'soldados robôs' dos EUA. Sugiro que pesquise melhor para não comenter injustiça. Os robôs nunca fora descartados pelas Forças Armadas Americanas e jamais deixaram de ser usados.

    ResponderExcluir
  6. foram descartados ate esse momento,nao disse que os eua nunca irao utilizar esses sistemas e muito menos que eles sao ruins,so nao estao maduros o suficiente para se tornarem operacionais.

    entao ficam apenas sendo utilizados em tarefas secundarias,em testes de campo etc...mas isso ira mudar em breve com certeza.

    gostaria de saber o que os chineses estao fazendo nessa area tambem,vi um video de treinamento das forcas especiais chinesas certa vez(em 2009) e vi um robo(semelhante a esses do video) andando a frente da tropa.

    pena que na epoca nao tinha o meu imac,vi esse video na casa de um vizinho.

    ResponderExcluir
  7. NUNCA foram descartados. Os robôs não estão mais em uso no Iraque, por exemplo, porque são as Forças Iraquianas que estão provendo a segurança do país.

    Acho que você tem conhecer os robôs: TALON, TUGV, ACER, Black Knight, PackBot, MARCbot...

    Não se esqueça que os UAVs são robôs também.

    ResponderExcluir
  8. uavs sao robos sim,mas estamos falando de "robos soldados" tipo exterminador do futuro,ou algo que pelo menos seja capaz de fazer a metade do que e visto na serie de filmes,no futuro de fato existirao esses sistemas.

    de todos(tirando o black knight obvio porque e um blindado de infantaria nao tripulado e nao um mini robo,ou mesmo um humanoide) eu pelo que vi ate agora ainda acredito que o novo sistema russo e melhor,talves nao seja tao agil como os outros mas e sem duvida mais poderoso e so comparar as armas de que dispoem(excluindo o black knight repito,ate porque nao esta operacional e um blindado de grande porte)

    a nao ser que a darpa tenha algo que ainda nao foi revelado...esse filme esta cada vez mais interessante he he he he he!

    ResponderExcluir
  9. Então, estávamos falando de "soldados-robôs", mas um UAV não deixa de ser isso até mesmo porque é autônomo. Em tempo, lembre-se do Gepard alemão, totalmente autônomo. Quero ver passar um helicóptero em cima dessa ‘peça’.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
    eu tambem queria ver uma cena dessas!
    mas interessante mesmo sera quando esses robos menores forem capazes de realizar tarefas anti-aereas tambem,serao mortais.

    ResponderExcluir
  11. Ué, isso não é difícil. Um robô 'ilumina' o alvo, o outro de posse de mísseis ar-ar dispara. Imagine um IGLA nesse robô russo?

    ResponderExcluir
  12. falando em igla,existem boatos de que os russos so estao deixando o brasil produzi-lo sob licenca(o interesse brasileiro existe) porque seu substituto ja esta quase pronto....sera?ate agora nao vi nada a respeito,so boatos mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi dizer que o Igla está prestes de ser aposentado. Aliás, não conheço nenhum projeto russo de MANPADS. E também não tenho certeza que fabricamos esse míssil sob licença.

    ResponderExcluir
  14. nao fabricamos o igla(ainda) ate porque os cortes desse ano impediram esse projeto de andar,mas acredito que em 2012...se nao houver mais cortes no orcamento...

    ResponderExcluir
  15. Acho que não fui claro: NÃO COMPRAMOS A LICENSA DO IGLA!!!

    ResponderExcluir