Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rússia anuncia que testará o míssil intercontinental Bulava este mês

Submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje que o próximo lançamento de testes com o míssil intercontinental Bulava, de aplicação naval, acontecerá este mês e será afetuado pela primeira vez pelo submarino nuclear K-535 Yuriy Dolgorukiy. O submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy pertence a classe Borei, classe essa que é portadora regulamentária desse moderno projétil balístico.

“Está previsto que o lançamento do dia, o 15º, seja efetuado desde o submarino lançador de mísseis balístico de propulsão nuclear K-535 Yuriy Dolgorukiy, declarou o coronel Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa.

Dos 14 lançamentos anteriores, sete foram um sucesso. O último aconteceu em 29 de outubro de 2010, quando as ogivas do míssil Bulava, lançado do submarino estratégico Dmitry Donskoy (TK-208, no Mar Branco, abateram os alvos designados no polígono de testes de Kura, extremo oriente da Rússia.

Konashenkov confirmou que o Ministério da Defesa planejar efetuar até o final do ano um total de cinco lançamentos com o Bulava, todos eles no Mar Branco e os alvos estarão no polígono de testes em Kura, na península de Kamchatka.

O porta-voz também recordou que a “Armada poderia incluir os mísseis Bulava em seu arsenal no final deste ano ou no inicio de 2012, se os testes forem um sucesso, é claro.”

Os primeiros testes foram efetuados sob o controle de uma comissão de oficiais, cujos os membros presenciaram os lançamentos a bordo do submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário