Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Foros de internet publicam fotos do que seria o suposto "F-35 chinês"

Acima o mesterioso caça chinês
(Clique na imagem para vê-la maior)
Vários foros de discussão chineses reproduziram na data de ontem imagens de um avião de combate desconhecido, provavelmente, um segundo modelo de caça de 5ª geração desenvolvido pelo país asiático.

As fotos mostram alguns fragmentos de uma máquina, estacionada em um aeródromo. Uma parte do canopy e entradas de ar são visíveis nestas imagens e recordam as de outros modelos de 5ª geração, no entanto, apresentam claras diferenças com relação ao caça J-XX, protótipo de um caça de quinta geração desenvolvido pela China.

As primeiras imagens do J-XX também foram publicadas em foros da internet, em janeiro passado, depois a impresa chinesa confirmou a existência de tal avião.

Atualmente a China fabrica os caças de 4ª geração J-10, FC-1 e J-11 (análogo chinês do caça russo Su-27). Anteriormente, analistas ocidentais declararam que a China iniciou o desenho dos caças de 5ª geração nos anos 90 do século passado.

O único caça de 5ª geração em operação é o americano F-22 Raptor. Ademais, um consórcio internacional encabeçado pelos EUA desenha outro caça multifuncional de 5ª geração, o F-35 Lightning II.

O avião russo de 5ª geração, o PAK-FA T-50, está em fase de testes e, segundo as previsões, o novo caça será a ponta de lança da VVS em 2015.

Aos céticos, eu quero lembrar que a China realiza operações de espionagem industrial nos EUA, sem falar nos ataques virtuais que resultam na captação de dados das aeronaves americanas.

Eu já tive a oportunidade ver fotos de maquetes chinesas, em escala real, de aeronaves americanas, dentre elas: F-117 Nighthawk, F-35 e do bombeiro B-2 Spirit.

19 comentários:

  1. eu vi uma entrevista a cerca de 2 anos atras em que um funcionario do pentagono disse que os chineses conseguiram roubar cerca de 30% do projeto do f-35 em apenas um unico ataque cibernetico dos milhares que a china realiza todos os anos.
    da minha parte tenho certeza absoluta que ate 2020 a china tera 2 tipos de aeronaves de quinta geracao em servico:uma muito grande(o j-20 que ja voou)
    e outra do porte de um f-35 praticamente com as mesmas capacidades deste.
    lembrando que a russia tambem esta desenvolvendo outra aeronave de combate de quinta geracao alem do pak-fa t-50.
    e nao estou falando do pak-da(futuro bombardeiro estrategico russo).

    ResponderExcluir
  2. Se vai estar em operação no será protótipo, né?

    A Rússia não está desevolvendo nenhum outra caça que não o PAK-FA. O que acontece é que a Rússia construirá o caça de quinta geração indiano, que será às bases do PAK-FA.

    ResponderExcluir
  3. mas ao que parece esse aviao de quinta geracao que esta sendo desenvolvido em parceria com a india sera semelhante ao f-35.

    ResponderExcluir
  4. Você está enganado!

    A diferença entre o PAK-FA T-50 e o HAL FGFA é que o primeiro será monoposto e o segundo biposto, sem falar que o caça hindu, a princípio, terá uma aviônica inferior ao caça russo.

    ResponderExcluir
  5. faz sentido,porque os indianos tem essa filosofia de sempre ter 2 pilotos nos seus avioes de combate,no passado isso ate fazia sentido mas hoje isso ja e ultrapassado.
    e quanto a avionica indiana talves seja inferior mas apenas nos primeiros 10 anos,depois sem duvida eles irao alcancar o mesmo patamar que os russos.

    ResponderExcluir
  6. País como a Rússia a tendência é evoluírem tecnologicamente. Os russos desenvolvem tecnologias há anos, não vejo um país como a China capaz de ultrapassar a Rússia tecnologicamente em curto ou médio prazo, ainda mais no setor complexo da aviação militar.

    ResponderExcluir
  7. a alemanha tambem era muito mais evoluida e...nos ja sabemos a estoria nao e?

    china e india sao casos semelhantes e bem diferentes ao mesmo tempo,semelhantes em suas potencialidades e diferentes em suas formas de agir:

    enquanto a china "rouba"(com uma eficiencia que humilha ate a extinta kgb) tudo,principalmente tecnologias secretas,a india prefere seguir o caminho que o brasil tambem segue que e o da cooperacao.

    mas isso ocorre porque os indianos nao tem 2,6 trilhoes de dolares em suas reservas e nao sao a maior potencia industrial do mundo como e o caso da china.

    os chineses sempre foram milernarmente inteligentes,so estavam "hibernando" e se transformando para voltarem a dominar o mundo.

    os indianos sempre tiveram grandes vitorias e grandes fracassos no longo e arduo caminho para a autosuficiencia tecnologica civil e militar,mas uma das metas da india e quadruplicar o atual numero de tecnicos,cientistas e engenheiros da drdo(orgao semelhante a darpa americana)e isso ira impulsionar com muito mais rapides os desenvolvimentos indianos,sejam eles conjuntos com outros paises ou sozinhos.

    ResponderExcluir
  8. so uma informacao:atualmente a drdo possui em seus quadros,mais de 5 mil funcionarios.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, o que a Alemanha tem a ver com esse tópico, Segundo, quem disse que os chineses são mais eficientes que extinta KGB?

    ResponderExcluir
  10. so dei um exemplo de que nenhum pais e invencivel quando me referi a alemanha.

    e os chineses ainda nao sao mais eficientes que os russos em inteligencia,mas serao no futuro,ocorre que em termos de guerra cibernetica a china esta quase no mesmo nivel que russia e eua,mas eu acredito que ira superar estes ja na proxima decada.

    ResponderExcluir
  11. A Alemanha não perdeu por causa da sua tecnologia, mas sim por erros estratégicos. Logo, não vi motivos para o exemplo.

    Que bonito! Você está afirmando que a China vai passar a Rússia em espionagem no futuro? Se baseia em que? A Rússia junto com Alemanha e Inglaterra estão em outro nível, estão no primeiro escalão.

    A Rússia, em tempos de URSS, fora o país que idealizou o conceito de redes de computadores que tempos hoje. Estamos a falar de país que cria tecnologias, não de um país que copia.

    Nem vou falar que a Rússia foi o único país a parar um outro país em virtude de um ciber ataque.

    ResponderExcluir
  12. nao foi so por esse motivo que a alemanha pereu a guerra(entre outras coisas faltou o poderio industrial que os eua possuiam na epoca por exemplo),mas se formos discutir isso nao falaremos de outra coisa.

    eu me baseio nas realizacoes que a china vem esmagando na cara das potencias ja estabalecidas,e sim,os chineses roubam quase tudo mas isso ja comeca a mudar,principalmente na industria naval chinesa,e ja na proxima decada isso tambem sera verdade para o exercito e forcas aerospaciais(destaco os projetos de veiculos nao tripulados de ataque e um de DEFESA AEREA que a china esta desenvolvendo,o nome desse se eu nao me engano e "espada negra" nao me peca para escrever em mandarin por favor.

    de fato a russia paralozou a georgia e segundo realtos,algumas horas antes de cada ataque russo a aerea/alvo rea realmente "desligada",os russos estao muito avancados nessa area,isso nao significa que os chineses tambem nao estejam.

    obs:segundos um relatorio da inteligencia britanica,em 2010, a china ja havia se infiltrado nos sistemas de 122 paises e que 70% da capacidade de geracao de energia eletrica da gra-bretanha poderia ja estar totalmente infiltrada e ate sendo controlada pelo exercito chines,se alguem exagerou ao fazer esse relatorio ja e outra historia,mas que ele foi divulgado foi e se eu me lembrasse aonde eu vi ate deixava o link aqui mas nao me lembro aonde eu vi posso estar enganado,mas parece que foi no estadao on line.

    ResponderExcluir
  13. Errado! Nunca as perdas alemães foram maiores que as perdas dos países Aliados. Eu sou profundo conhecedor do tema e já li diversos livros. A Alemanha perdeu a guerra por erros de Hitler. Vai me dizer que faltou armas durante a Batalha de El Alamein? No fim da batalha Rommel pedia suprimentos e alguns equipamentos, mas a aquela altura a batalha já estava perdida.

    Não nego que a China tem um grande potencial. Eu sou conhecedor da história desse país e sei que eles são um bom distinto, visionário... Mas fato é que os cientistas russos estão entre os melhores do mundo. Depois que a URSS se desmembrou, vários desses cientistas foram aliciados por nações estrangeiras e por falar em nações estrangeiras, há muitos cientistas russos trabalhando em projetos high-tech na China.

    A China ainda está engatinhando na indústria bélica, um exemplo disse foi a cópia chinesa do S-300 falhando recentemente. A China não consegue nem fabricar um motor para seu caça de defesa de frota.

    Quanto ao UCAV que você mencionou, ele chama-se Anjian (Dark Sword), trata-se de um desenho apenas. Se você for à USP e encomendar o desenho de uma aeronave futurista, os caras fazem o melhor desenho que você já viu. Fato é que o MiG Skat está quase voando, isso se não já vou, parece que eu vi um pequeno vídeo dele taxiando em um aeródromo russo.

    Eu nem estava me referindo a Geórgia, eu estava a falar da Estônia, país esse que sofreu o mais terrível de cyber ataque de todos os tempos em minha concepção.

    Os chineses estão entre os melhores hackers do mundo e acredito que estejam na vanguarda depois de russos e brasileiros. Os brasileiros acho que são os únicos que podem rivalizar de igual para igual com os russos.

    ResponderExcluir
  14. os brasileiros no mesmo nivel que os russos em guerra cibernetica?!
    ufanismo seu,os brasileiros sao incriveis sim,mas sem verbas estao no maximo no nivel dos indianos,iranianos,enfim perifericos(ainda) mas daqui a uns dez anos ai sim!

    ResponderExcluir
  15. Até que enfim O Informante falou em brasileiros.Mas sempre tem russos no meio, são os melhores em tudo.

    ResponderExcluir
  16. Essa foto não merece nem crédito... pode até ser um caça americano semi acabado, não é possível ver nada!! nem local nem tamanho, nada é só especulação!!!
    Pode até ser um aeromodelo de plástico.

    ResponderExcluir
  17. Ufanismo meu? Esse que vos fala trabalha na área das telecomunicações e de T.I. Não precisa de dinheiro para realizar grandes ataques cibernéticos. Os hackers brasileiros são um dos mais capazes do mundo. Só um adendo: As tecnologias que protegem os internet banks a maioria é brasileira, você sabia?

    ResponderExcluir
  18. o sistema bancario brasileiro e o mais sofisticado do mundo(e o mais rentavel,o mais confiavel pelo menos ate agora).

    tambem tenho amigos que trabalham com t.i e o que eles me dizem(inclusive um caronel reformado,moro ao lado da especx em campinas) e que o batalhao de guerra cibernetica do exercito so estara plenamente operacional em 2012,e ele me disse mais: que o brasil so possuira capacidade de realizar ataques ciberneticos realmente destrutivos daqui uns 5 ou 7 anos.

    segundo ele a capacidade de realizar defesa e ataques ciberneticos do brasil hoje e semelhante a paises como ira,india,coreia do norte,franca,gra-bretanha...

    e ja que estamos falando sobre guerra cibernetica,a inteligencia sul-coreana descobriu que os norte coreanos ESTAO TREINANDO SEUS CIBER-SOLDADOS EM UNIVERSIDADES NORTE COREANAS E ATE NO OCIDENTE,as estimativas sao de que eles estejam treinando cerca de 120 soldados para guerra cibernetica por ano.

    ResponderExcluir
  19. O Brasil está em um patamar mais elevado. Coréia do Norte e Irã são países poderosos na guerra cibernética.

    Geralmente os países pagam para os 'melhores' cursarem cursos de ciência e tecnologia nas melhores universidades. Não há nada novo nisso.

    ResponderExcluir