Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Coréias travam 'mini-guerra'

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que vários mísseis lançado pela Coreia do Norte atingiram a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, próximo da fronteira, no lado Mar Amarelo, causando vários feridos e deixando entre 60 e 70 casas e edifícios em chamas. A partir daí, segundo a agência, passou-se a ouvir tiros de artilharia no mar perto da fronteira entre os dois países. As forças armadas de Seul teriam respondido ao ataque. Segundo a rede de TV de Seul, YTN, os militares sul-coreanos confirmaram a troca de tiros.

De acordo com uma fonte militar de Seul, que não pôde se identificar, a tensão se acentuou nos últimos dias depois que os EUA informaram que o país vizinho construiu instalações para o enriquecimento do urânio, o que poderia ser utilizado para fins bélicos. A fronteira ocidental não é reconhecida por Pyongyang. O alerta na Coreia do Sul foi elevado ao seu mais alto nível desde o final da guerra, na década de 50 As informações são da Associated Press.


Armas nucleares na Coréia do Sul

A Coreia do Sul está considerando reinstalar as ogivas nucleares dos Estados Unidos, retiradas de seu território no início dos anos 90, após a revelação de um surpreendente potencial atômico alcançado pela Coreia do Norte. Ontem, no Congresso sul-coreano, o ministro da Defesa, Kim Tae-young, admitiu a hipótese e informou que a questão será discutida com os americanos na próxima reunião, no próximo mês, do Comitê de Políticas de Extensão da Dissuasão, grupo militar bilateral voltado para a questão nuclear.

"O governo vai considerar o que o senhor disse", afirmou Kim, ao ser questionado por um parlamentar sobre a reinstalação das ogivas e outros artefatos nucleares como meio de dissuasão ou de resposta a um ataque.


Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve convocar uma reunião em caráter de urgência para tratar dos recentes disparos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, informou uma fonte diplomática francesa nesta terça-feira, 23, à agência de notícias AFP.

Um comentário:

  1. O interessante é saber, pelos meios de comunicação daqui, que a Coreia do Norte é isso, q é aquilo, q atirou sem motivos na COreia do Sul etc. Por que é que eles não falam q a Coreia do Sul, em conjunto com os EUA provocaram?

    ResponderExcluir