O primeiro submarino nuclear da Índia, Arihant, que é dotado de mísseis balísticos intercontinentais, entrará em serviço em 2012, informou na sexta-feira o comandante da Armada Indiana, o Almirante Nimal Verma.
“Proclamamos a política de não ser o primeiro país a usar armas, mas temos o Arihant. Agora temos a tríada nuclear, e devemos utilizá-la com maior eficácia possível. O Arihant chegará ao mar nos próximos dois anos. O projeto continuará avançando, apesar de algumas interrupções”, disse o Almirante Verma.
Segundo o Almirante, o submarino estará dotado com mísseis balísticos mesmo não estando operacional. Espera-se que o Arihant porte 12 mísseis K-15 de fabricação indiana. Esses mísseis tem capacidade nuclear.
A futura tripulação do Arihant passa pela familiarização em um submarino nuclear russo, que foi arrendado por intermédio de leasing à Índia. O submarino em questão é o Nerpa. Na Armada Indiana o Nerpa recebeu o nome de Chakra.
O Arihant é o primeiro submarino nuclear indiano. O submarino foi desenvolvido com a colaboração de especialistas da URSS e posteriormente da Rússia. O submarino foi lançado em julho do ano passado, no porto de Visakhapatnam.
A Índia tem planeja construir 5 submarinos desse tipo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário