Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Morre nos EUA o criador da bomba de nêutrons

O físico americano Samuel Cohen, o mesmo quem criou o conceito da bomba de nêutrons, faleceu em Los Angeles, aos 89 anos de idade, comunica hoje o filho do mesmo.

Paul Cohen disse ao jornal Los Angeles Times, que seu pai morreu em 28 de novembro, duas semanas depois de se submeter a uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago.

Samuel Cohen idealizou a bomba de nêutrons em 1958, enquanto trabalha no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, mas foi na década de 80, durante a Guerra Fria, quando o então presidente Ronald Reagan ressuscitou o seu conceito ao dar a ordem de fabricar essas armas capazes de exterminar os seres vivos sem causar danos materiais nas zonas de explosão. O EUA produziu 700 bombas desse tipo, mas jamais chegou a usá-las. Todas as 700 armas foram desmanteladas.

Samuel Cohen sempre defendeu as vantagens da bomba de nêutrons frente as outras armas de destruição em massa. “É uma arma sã e moral, jamais projetada, pois quando a guerra terminar o mundo permanecerá intacto”, afirmou em uma entrevista para The New York Times, em setembro passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário