Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Denel Dynamics está desenvolvendo uma nova família de mísseis

Brasil foi consultado acerca de uma parceria no desenvolvimento conjunto dessa nova família de mísseis


A fabricante de armamentos sul-africana Denel Dynamics está desenvolvendo novos mísseis ar-terra e terra-ar como parte de um programa demonstrador de tecnologia aproveitando a sua experiência adquirida no desenvolvimentos dos mísseis A-Darter, R-Darter e Umkhonto.

Conhecido como Marlin, o programa de tecnologias para todo os cenários da defesa antiaérea de mísseis foi revelado na LAAD-2013.

De acordo com a própria Denel Dynamics, o programa demonstrador de tecnologias Marlin foi contratado pelo Ministério da Defesa da África do Sul através da ARMSCOR (Armaments Corporation of South Africa) e irá resultar em um míssil protótipo de míssil a ser testado daqui a 3 a 4 anos.

A tecnologia Marlin, posteriormente, servirá para o Exército, Marinha e Força Aérea Sul-Africana, com sinergia alcançada devido aos subsistemas em comuns.

O míssil irá utilizar alguns subsistemas e sistemas de arquitetura comprovada no míssil terra-ar Umkhonto e nos mísseis ar-ar de curto alcance A-Darter.

O desempenho dos mísseis do programa Marlin deverá colocar os mísseis dentro os mais importantes de suas respectivas aplicações. A Denel espera o míssil terra-ar (SAM) do programa Merlin tenha alcance muito maior que os atuais SAM sul-africanos guiados por infra-vermelho.

“O resultado da colaboração no Merlin irá muito além dos mísseis BVR (Beyond Visual Range) para duas Forças Aéreas e mísseis terra-superfície (SAM) para todas as condições para duas Marinha e Dois Exércitos”, disse um funcionário da Denel Dynamics durante a LAAD-2013.

O Brasil foi convidado para ser uma nação parceira, haja vista que foi a nação parceira no programa A-Darter, programa esse que será concluído em 2014, período que se findam os desenvolvimentos e os testes.

Jan Wessels, presidente da Denel Dynamics, disse que há potencial para colaborar ainda mais com a América Latina na área dos mísseis guiados, espaço, defesa e alta tecnologia em geral. “Como pode ser visto no programa A-Darter, este tipo de iniciativa pode sustentar e crescer a indústria”, disse Wessels.

A partir de uma perspectiva da indústria sul-africana, Wessels comentou sobre a absoluta sinergia entre as equipes brasileiras e sul-africanas em termos de uma visão, trabalho ético e capacidades técnicas no projeto A-Darter. “Estamos ansiosos sobre este programa através de mais projetos conjuntos”, disse Wessels, que visa colocar a sua empresa como líder de tecnologia avançada no BRICS e outros países em desenvolvimento.

3 comentários:

  1. Vejo essa Denel Dynamics como uma empresa com sérios problemas estruturais.

    A começar pela própria historia do "famoso" A-DARTER, com base tecnológica no UMKHONTOQUE demorou 20 anos para entrar em serviço. Sendo que em 1998 já existia um protótipo do míssil em condições de vôo para validações de características dinâmicas.

    Depois o R-DARTER que nunca mais ninguém ouviu falar. Outros como o MOKOPA, Raptor 2, MUPSOW com alcance de 300km, todos, mais bravata que fato concreto.

    Agora falam em MARLIN e querem um parceiro que "pague as contas". Sejamos críticos se demoraram 20 anos para finalizar um que já tinha base tecnológica pronta é de se imaginar quantas décadas se passarão ate o mesmo ser finalizado, se for, visto que o mesmo partira do zero.

    Olhando para o histórico dessa empresa é de se perguntar. Quem realmente confia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vê a Denel com problemas estruturais, mas isso não é a realidade. Uma empresa com problemas estruturais não compra empresas e não abre escritórios em vários países no mundo.

      Você critica a empresa sul-africana por demorar a desenvolver seus mísseis, mas você viu quando tempo levou para as maiores potências ocidentais levaram para desenvolverem seus mísseis depois da OTAN assinar um MOA com os EUA para substituírem o míssil AIM-7 Sparrow no começo da década de 80?

      Sabe quanto tempo levou para a Alemanha desenvolver o míssil IRIS-T? Sabe quanto tempo levou para a França desenvolver o MICA? E a Inglaterra com seu ASRAAM?

      O Mokopa está operacional há um pouco tempo. O Mupsow está em uso pela SAAF há um bom tempo também.

      Excluir
  2. torço para o governo ou alguma empresa nacional, se associar a eles e desenvolverem o missil ( a avibras ou mectron seriam de bom tamanho)
    RJ1

    ResponderExcluir