Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Exército Russo incorporará minas anti-helicópteros em 2013


O Exército Russo (Suhoputnye voyska Rossiyskoy  em russo transliterado) incorporará minas anti-helicópteros (protivovyertolyetniye mini - PVM) de fabricação nacional em 2013, comunicou hoje um porta-voz da empresa Federal Governmental Enterprise "State Governmental Scientific-Testing Area of Aircraft Systems" (FKP GkNIPAS), a qual desenvolveu esta arma.

“O fornecimento de minas anti-helicópteros para o Exército começará em 2013 e formam parte dos contratos militares do Estado”, disse o porta-voz à RIA Novosti.

As minas anti-helicópteros são utilizadas para proteger instalações de ataques de helicópteros e bloquear aeródromos inimigos. Uma mina deste tipo está composta de um sistema acústico, um sensor de frequência e uma carga explosiva.

O sistema acústico detecta o alvo a distâncias de até 1 km, enquanto o sensor de frequência determina a posição do alvo e ativa a carga explosiva.

A mina pode destruir alvos a distância de até 100 metros. Os alvos são atingidos por um núcleo que se forma depois de uma explosão. A mina pode funcionar em regime automático e também pode ser ativada à distância para derrubar helicópteros dentro de uma zona de impacto.

3 comentários:

  1. -
    -
    curti de mais essas minas... imagina se caem em mão de terroristas a lambança ...
    -
    mais pelo que sei todo helicóptero de combate tem a fuselagem de baixo extremamente blindada ...será que o "núcleo" desses minas irão penetrar...
    -
    by XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim não... Não é todo helicóptero que é blindado não. Os únicos helicópteros que tem excelente blindagem são os helicópteros russos e o Tiger da Eurocopter. Outra coisa: Você não precisa desenvolver uma mina que exploda um helicóptero, só o fato dele ser atingido pelos estilhaços de uma minas dessas já é suficiente para destruir um helicóptero. Ainda que o helicóptero não seja seriamente avariado, ele não poderá voar e sua tripulação será alvo fácil para os soldados inimigos.

      Excluir
  2. Li sobre essa mina alguns anos atrás no site da Military Parade, na época os artigos tinham acesso livre. Arma muito interessante e com potencial de complicar bastante as operações com helicópteros de qualquer adversário. Só me lembro que na Guerra do Golfo os primeiros tiros foram de helicópteros Apache para destruir um radar de alerta iraquiano, se os mesmos tivessem esse tipo de arma a missão poderia terminar mal para os americanos.
    Fmoura

    ResponderExcluir